Vale do Rio Soca, Eslovenia: Bovec, Kobarid, Most na Soci e mais

16 de dezembro de 2018


O Vale do Rio Soca (Soci em Esloveno) fica em uma das regiões mais belas da Eslovênia. O rio nasce próximo à cidade de Trenta, no Parque Nacional do Triglav e ao longo de seu percurso, passa por cidadezinhas que merecem uma visita, além de parques e locais perfeitos para a prática de esportes de aventura. Suas águas são muito transparentes e têm tonalidades que vão do verde ao azul turquesa. Neste post você vai conferir nosso roteiro de 1 dia pelo Vale do Soci!

Como explorar o Vale do Rio Soca

A maneira ideal de percorrer o Vale do Rio Soci é alugando um carro, assim dá para parar nos pontos de interesse. Fizemos nosso trajeto vindos de Kranjska Gora, em direção a Postojna. Como era verão, chegamos quase à noite em Postojna, mas ainda estava claro. De Trenta, até Kanal ob Soci, são apenas 78 km! Você também pode fazer o caminho inverso, começando por Most na Soci, Tolmin ou Kanal ob Soci.
É possível fazer o passeio de um dia, mas se desejar ter mais tempo, pode optar dormir em Most na Soci, que tem diversas opções de hospedagem

Lugares para visitar no Vale do Rio Soca

Trenta 

Paramos nesta cidade lindinha, bem perto de onde nasce o Rio Soca, e compramos lanche para um piquenique. Por todo lado, havia pessoas se preparando para fazer trilhas ou passeios de bike. 

Vale do Rio Soca Eslovênia
Nosso plano era seguir ao longo do rio e pararmos fazer um piquenique quando encontrássemos um lugar bonito. Apenas alguns quilômetros saindo da cidade, a paisagem não poderia ser mais convidativa! Encontramos a sombra de uma árvore, e o rio era tão gelado que deu para refrescarmos as bebidas! 

Vale do Rio Soca Eslovênia

Após almoçarmos, seguimos para conhecer as gargantas do Soci.

Grandes Gargantas do Soci

Nesta parte do Rio (Velika Korita Soci), a erosão formou cânions e a água represada tem tons inacreditavelmente turquesas. Esta é uma paradinha rápida: é só estacionar o carro à beira da estrada, caminhar por uma trilha curtinha e tirar lindas fotos, passando por pontes de pedestres.

Vale do Rio Soca Eslovênia

Depois desse ponto, seguimos para uma área de camping, pois a ideia era nadar no rio, mas não deu coragem! Mesmo sendo verão, a água era muito gelada!!!

Vale do Rio Soca Eslovênia

Bovec

Bovec é a meca dos esportes de aventura: trilhas na montanha, passeios de mountain bike, e expedições de rafting partem do centro da cidade, onde ficam várias agências turísticas. Mas nossa parada foi apenas para um café e passeio pelo centrinho turístico. Repare como as paisagens e as construções lembram a Suíça!

Vale do Rio Soca Eslovênia

Kobarid e as memórias da Primeira Guerra

Kobarid, ou Caporetto como é chamada na obra "Adeus às Armas" de Hemingway, é uma cidade que guarda muitas lembranças da Primeira Guerra Mundial, quando essa região ainda nem era Eslovênia.

Vale do Rio Soca Eslovênia

Hemingway se voluntariou a lutar pela Itália na primeira guerra e, no livro, conta suas memórias através de um personagem. No livro, ele descreve Caporetto como "um bonito lugarzinho circundado de montanhas". Em outra passagem, ele fala sobre o campanário da igreja, que não pude deixar de visitar, né? Aliás... chegamos ao centrinho bem na hora que os sinos estavam tocando. Foi emocionante!

Vale do Rio Soca Eslovênia

Most na Soci

Em Most na Soci, o rio Soca é represado, formando um grande lago. Esta cidade também oferece um montão de atividades ao ar livre e esportes de aventura.
Infelizmente quando chegamos lá começou a chover um pouco e o dia nublado não mostrou as cores mais bonitas da água. Mesmo assim, a paisagem não decepciona.

Vale do Rio Soca Eslovênia

Kanal ob Soci

"Descobri" esta cidadezinha quando estava fazendo pesquisa no Instagram. Fiquei fuçando hashtags da Eslovênia e me deparei com a foto de uma ponte de pedra passando sobre um rio azulzinho...
Quando vi que esta cidade estava na nossa rota, fiquei muito feliz por poder conhecê-la. Apesar do tempo chuvoso, Kanal ob Soci não decepcionou: o Rio Soca continuava azul (na verdade, um pouco esverdeado...rs)!

Vale do Rio Soca Eslovênia

E essa foto clássica da ponte, você vai conseguir parando um pouquinho antes da entrada da cidade.
Kanal ob Soci Foi nossa última parada e aproveitamos para fazer um lanchinho da tarde em uma "Pekarna" (padaria) local. Era cada croissant bom que tinha nessa Eslovênia, viu?

De lá, foram 79 km até Postojna, onde dormimos para conhecer o Castelo de Predjama no dia seguinte.

Vale do Rio Soca Eslovênia

Ainda há outros tantos lugares que não conseguimos visitar no Vale do Soci, como Tolmin Gorge e a Cachoeira Virje. Mas já aviso que tem tanta coisa para fazer, que é difícil dar tempo de ver tudo! Se quiser mais ideias, consulte a página oficial de turismo da Eslovênia, ou o site do Soca Valley. Mas também pode me perguntar, viu? rs

Veja mais posts sobre a Eslovênia

Alpes Julianos - Parque do Triglav
Bled: Lago, Ilha e Castelo
Ljubljana - a capital da Eslovênia


Curtiu o Post? Salve no Pinterest!

Então, é isso! Ficou com alguma dúvida, ou tem algum pitaco pra dar? Deixe um comentário!


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?


Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!