O que fazer em Turim, Itália

9 de dezembro de 2018
Imagem: Pixabay

Turim fica na região de Piemonte no norte da Itália, e não é um destino tão manjado, mas a cidade guarda boas surpresas para os viajantes, como palácios, museus e primeira loja do Eataly. Quem dá as dicas é a Ana Sílvia Rocha, que morou 4 anos e meio em Turim e conta seus melhores segredos.

Turim (ou Torino, como dizem os italianos) não é uma das cidade mais procuradas pelos turistas. Talvez por isso mantenha seu charme e sua personalidade marcante. Cercada pelos alpes nevados, a cidade é conhecida como Paris italiana, por sua arquitetura neo-clássica e por ter sido a primeira capital do país. Era ali que vivia o Rei Vittorio  Emanuele e  a aristocracia italiana.



O que fazer em Turim

Palácios para conhecer em Turim

Na Piazza Castelo, no centro da cidade se encontra o Palazzo Madama e o Palazzo Reale, lugar onde o Rei passava a maior parte de seus dias. Ė em uma igreja anexada ao Palazzo Reale, a Cattedrale di San Giovanni Battista, que está o polemico Santo Sudário. A cada dez anos, quando é exposto,  a cidade recebe milhões de peregrinos de todo o mundo. Entre as exposições, se pode ver uma réplica idêntica. A visitação é gratuita.



Outros palácios foram construídos para a família Saboia (família do Rei Vittorio Emanuele). A Reggia di Venaria Reale é o mais suntuoso deles, o lugar de descanso e festas da realeza.



A Palazzina di Caccia Stupinigi foi construída com um bosque particular, onde eram postos animais selvagens vindos da África, com a finalidade de serem caçados. Alguns animais podem ser vistos empalhados dentro do castelo, que é aberto à visitação.


Passeios pelo Centro de Turim: praças e cafés

Passear pelo centro de Torino é uma festa! Piazzas lindas, 18 km de pórticos cobertos, e griffes italianas mais famosas misturadas às lojas de fast fashion. Para descansar, você pode entrar em um dos muitos cafés historicos e se deliciar com doces e drinks locais.



O chocolate tipico de Torino è o gianduiotto, um bombom de chocolate com avelã e a torta mais procurada por lá é a Sacher, uma torta de chocolate com recheio de damasco, de origem austríaca, lembrança da época em que o Piemonte era território da Áustria.


As lojas do Eataly e a antiga Fábrica da Fiat

Para quem quer comer bem, não sairá desapontado com a cidade. Torino é a cidade do Eataly, o conhecido complexo culinario que ficou famoso mundo afora, e tem ali duas lojas: a do centro, na Via Lagrange è pequena e muito charmosa. A do Lingotto, um antigo bairro industrial da cidade, é talvez a maior do mundo. Um verdadeiro complexo de restaurantes, empório, supermercado e livraria. Destino perfeito para agradar a qualquer paladar!
Em frente ao Eataly, vale a pena conhecer uma antiga fabrica da FIAT (fabrica Italiana de automoveis de Torino), transformada em centro comercial.

Os melhores museus de Turim

Não se pode ir embora sem visitar alguns dos museus mais importantes. O principal deles é o Museu Egipcio, o maior museu egípcio fora do Egito. É maravilhoso, tanto pelo acervo quanto pela arquitetura.
O Museu do Cinema fica dentro do simbolo máximo de Turim, a Mole Antoneliana. A Mole foi construída para ser uma sinagoga e por algum tempo foi a torre mais alta do mundo. Hoje abriga, além do museu do cinema, um café e um elevador que leva até um mirante de onde se tem uma vista incrível da cidade.



Do alto da colina se pode avistar uma Catedral muito bonita. É a Superga. Ali està o mausoléu da família real, onde se pode conhecer um pouco da historia da Itália e ver lindas obras de arte.
Também guarda uma história triste. Foi ali que caiu, em 1949, o avião do time do Torino, o time campeão da Itália na época (faleceram todos os integrantes do time).


Enfim, Torino tem histórias por cada canto. É uma cidade infinita de possibilidades. Mas se você tiver pouco tempo para aproveitá-la, eu sugiro que faça uma caminhada nas margens do maravilhoso rio Po’, passeie pelas praças e ouça o som dos artistas de rua.



Lista dos lugares imperdíveis em Turim:

  • Palazzo Madama
  • Palazzo Reale
  • Reggia di Venaria Reale
  • Cattedrale di San Giovanni Battista
  • Palazzina di Caccia Stupinigi
  • Praças e cafés do centro
  • Eataly - centro e Lingotto
  • Antiga fábrica da FIAT
  • Museu Egípcio
  • Museu do Cinema
  • Mole Antoneliana
  • Basílica de Superga
Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Muito obrigada pelas dicas, Ana!! Adorei e fiquei com muita vontade de conhecer esta cidade! Não fazia ideia que tivesse tanta opção turística em Turim. Para ajudar, casa super bem com uma viagem pelos alpes italianos!

Ana Silvia Rocha morou em Turim por 4 anos e meio. Atualmente, mora no Brasil e leciona italiano on-line (incluindo um curso rápido para viagens).

Veja mais posts sobre a Itália:
Museu da Lamborghini
Roteiro de 3 dias em Roma

Planeje sua viagem para Turim:

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Pesquise passagens pela Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Adorei as dicas de Turim, feitas pela Ana Sílvia Rocha!!!
    Quero conhecer essa cidade tão linda e com tantas coisas para fazer!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de Turim, feitas pela Ana Sílvia Rocha!!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!