Ecoturismo com crianças no Brasil: dicas e roteiros

21 de outubro de 2018
 Praia do Espelho Bahia

No Brasil há incontáveis destinos que são perfeitos para a prática do ecoturismo com crianças. Curtir um dia de sol em uma praia paradisíaca, tomar um banho de cachoeira ou se aventurar por trilhas no meio da floresta, são programas que qualquer amante da natureza curte. Além disso, podem ser uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem a respeitar o meio ambiente.
Mas afinal, o que é ecoturismo? E por que toda família deveria incluir passeios na natureza em sua agenda?

Antes de continuar a leitura, saiba que esta matéria saiu na Revista Viagens com Filhos. Já fez o download grátis da sua?

Ecoturismo com Crianças no Brasil

Para início de conversa, é bom sinalizar que ecoturismo, ou turismo ecológico é aquele que respeita e preserva o equilíbrio do meio, fomentando a educação ambiental. Assim, se pararmos pra pensar, muitos programas que se dizem ecológicos não fazem mais do que explorar os recursos de uma região, causando até um impacto negativo.
Por exemplo, nós amamos mergulhar em recifes de corais e já fizemos muitos passeios desse tipo. Mas apenas em uma ocasião (em Fernando de Noronha) os guias informaram de que não podíamos pisar ou tocar nos corais, pois eles morrem e levam muitas décadas para se formarem novamente. Na contramão da preservação da vida marinha, já vi guias emprestarem crocs para adultos e crianças pisarem nos corais sem machucar os pés.

Península de Maraú Bahia


Muitas vezes, cabe a nós fazermos este trabalho de conscientização com as crianças. É muito importante mostrar aos pequenos porque certas espécies estão ameaçadas e o que a morte de animais marítimos tem a ver com a sacolinha de supermercado que alguém deixou jogada na praia. E mais importante que qualquer discurso é o modelo que oferecemos.

Programas de ecoturismo para fazer com crianças no Brasil:

Unidades de Proteção a Animais Ameaçados

Um dos projetos pioneiros, com várias unidades no Brasil, é o Tamar. Lá as crianças podem observar e conhecer mais sobre a vida das tartarugas e outras espécies marinhas. Outros projetos muito interessantes são: o Santuário do Peixe Boi, em Tatuamunha, na Rota Ecológica em Alagoas ou ainda o Projeto Lontra, em Florianópolis.

projeto Tamar Florianópolis

Parques Nacionais e Estaduais

Cachoeira Luquinha Delfinópolis

Há 72 parques nacionais em todas as regiões do Brasil. Alguns que já visitamos e adoramos foram Serra da Canastra, Chapada Diamantina, Cânions de Aparados da Serra e Itatiaia. Há parques estaduais que também são muito interessantes. A dica para quem viaja pela região sudeste é conhecer algumas das unidades do Parque Estadual da Serra do Mar.

Dentre os parques nacionais, em nosso país há 7 chapadas diferentes. Sabe quais são as principais chapadas para visitar no Brasil?

Trilhas em diferentes biomas

O Brasil é riquíssimo em diversidade de espécies de animais e plantas e tem diversos biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa... Fazer trilha é uma ótima oportunidade de observar a fauna e flora de cada região. Uma verdadeira aula de ciências!  

Rios e Complexos de Cachoeiras

Um dos passeios mais marcantes que fizemos em família foi visitar a Foz do Rio São Francisco, em Alagoas. Não só pela beleza do lugar, mas pela aula que tivemos sobre o os impactos que o maior rio genuinamente brasileiro tem sofrido ao longo das últimas décadas.



E o que falar de cachoeiras? São tantas espalhadas pelo Brasil que fica até difícil escolher. Alguns ótimos destinos com complexos de cachoeiras são: Visconde de Mauá, RJ, Conceição de Ibitipoca, MG, Carrancas, MG e Delfinópolis, MG, entre tantos outros.

Mergulhos de Snorkel

O litoral brasileiro tem muitas áreas com piscinas naturais, com destaque para a Rota Ecológica em Alagoas, a segunda maior barreira de corais do mundo em extensão – só perde pra Grande barreira de Corais na Austrália. Infelizmente pouco tem sido feito para conscientização dos turistas sobre os danos que se pode causar aos corais, mas já existem iniciativas de preservação em vários locais, como Barra Grande e Arraial D’Ajuda, na Bahia.

Japaratinga Alagoas

E se você prefere mergulhar em água doce, que tal as flutuações em rios de Bonito, MS ou Nobres, MT?

Algumas dicas para a prática do Ecoturismo

- Ao visitar um lugar, procure saber que impacto o turismo tem causado no destino e como você pode ajudar a preservá-lo.
- Evite o uso de descartáveis, e nunca deixe seu lixo para trás, mesmo que embalado: muitos locais não têm coleta de lixo ou limpeza.
- Nunca leve seu pet para locais que protegem vida selvagem
- Evite passeios com exibição (shows) e manipulação de animais ou que interfiram no comportamento deles, como alimentar espécies selvagens.
- Ao fazer mergulhos, não toque em corais, nem segure estrelas do mar para tirar fotos.

Japaratinga Alagoas

Sempre vale a pena lembrar que visitar lugares de beleza natural, com um olhar de “ecoturista” é o melhor meio de fazer com que as crianças apreciem e se preocupem em preservar a natureza.
E para finalizar, trago uma frase de John Muir, naturalista norte-americano, pioneiro na formação dos primeiros parques nacionais dos Estados Unidos:
“A cada caminhada na natureza, encontramos muito mais do que estamos a procurar”

Não se esqueça que aqui no blog tem muito conteúdo sobre ecoturismo, já que é nosso estilo de viagem favorito! Procure pelas tags: Cachoeiras, Parques Nacionais, Praias e Ecoturismo.

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

7 comentários

  1. Adoro seus posts, Liliane! Também somos fãs de ecoturismo e achamos uma ótima oportunidade de conversar com as crianças sobre o impacto humano na natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Cintia! Que bom saber que compartilhamos desse amor pela natureza!

      Excluir
  2. Muito Legal! É verdade, ensinar os conceitos de Ecoturismo desde cedo é super importante. E depois fica natural para as crianças o cuidado com o meio ambiente!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sua matéria, Liliane! Também amamos ecoturismo! Beijos... Família Pezinho na Estrada

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria! Ecoturismo também é uma das nossas atividades preferidas! Nada como uma trilha na mata, uma cachoeira! :)

    ResponderExcluir
  5. Oie. Gostei desa frase "muitos programas que se dizem ecológicos não fazem mais do que explorar os recursos de uma região, causando até um impacto negativo." É a verdade, infelizmente.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!