Documentos necessários para viajar com crianças

14 de outubro de 2018
Documentos-viajar-com-crianças

Uma dúvida comum entre pais e mães de primeira viagem é sobre a documentação necessária para viajar com crianças. Você sabia que em viagens internacionais, não basta levar o passaporte do(a) pequeno(a)? E que numa viagem com os avós pelo Brasil, o RG não é suficiente? Para tirar algumas dúvidas, fiz esse post resumindo quais documentos levar em viagens com crianças, no Brasil e exterior. Vamos conferir?

Documentos necessários para viajar com crianças

Viagens internacionais com criança

Além do passaporte válido é muito importante não esquecer a certidão de nascimento (ou RG, se a criança já tiver), pois no passaporte não há os nomes dos pais. Já vi uma família não embarcar porque os pais haviam esquecido a certidão da criança. Imagina a frustração, perder uma viagem por deixar passar um detalhe tão pequeno desses?

documentos para viajar de avião com criança

Viagens pelo Mercosul com criança

Embora o passaporte não seja necessário, também é válido como identificação. Mas o RG já é suficiente para voar entre estes países (lembre-se que para adultos, não vale a carteira de habilitação ou carteira de entidades profissionais, como OAB, conselhos regionais, etc).

Viagens pelo Brasil com criança

Para viagens no Brasil, basta a identidade se a criança estiver viajando com os pais. Mas se estiver viajando com os avós, é indispensável levar também a certidão de nascimento, pois somente este documento contém os nomes dos avós. Esta regra vale para viagens de avião ou de carro/ônibus.

Como providenciar os documentos de viagem de seu/sua filho(a):

Identidade - RG para bebês e crianças

Para fazer a cédula de identidade, costuma ser bem fácil, mas isso muda de um estado para outro. No Estado de SP, há o Poupatempo e dá até para agendar o atendimento! O RG deve ser solicitado pelos pais ou responsáveis legais e é preciso levar a Certidão de Nascimento e CPF. A foto, em geral, é tirada na hora e para isso é bom evitar roupas claras e adornos de cabelo/bonés. Quanto ao CPF, é preciso tirar no site da Receita Federal, sendo possível fazer até mesmo para recém nascidos.

Passaporte de Menor

Para emissão de passaporte, é importante verificar informações atualizadas na página da Polícia Federal. Entre os documentos, para menor de 12 anos são exigidos: Certidão de Nascimento, CPF do responsável e autorização para emissão do passaporte (quando um dos pais não estiver presente no momento da solicitação). Você faz download de todos os formulários no site da Polícia Federal.
Lembre-se que o passaporte dos miudinhos vence mais rápido do que os adultos, e para viajar para a maioria dos países, é preciso ter passaporte válido por pelo menos 6 meses após a data da viagem.

Vistos

Em alguns casos é necessário cuidar da documentação e depois comparecer para uma entrevista. Em outros países, hoje já é possível tirar visto on-line. Informe-se na página do consulado/embaixada do país que pretende visitar.
O visto mais procurado por brasileiros é para os Estados Unidos. Como, em geral, o visto dura 10 anos e o passaporte das crianças dura menos tempo, pode ser que o passaporte do seu filho vença antes de expirar o visto. Neste caso, é preciso levar o passaporte com validade, mais o passaporte em que se encontra o visto! Dependendo da idade, não é preciso que a criança compareça ao consulado, e todo o processo pode ser feito pelos pais ou responsáveis.

Vacinas, receitas e certificados

Se informe se o país ou a região a ser visitada exige algum tipo específico de vacina. A de febre amarela, por exemplo, é exigida para muitos países, como o Panamá ou África do Sul. Para ter o certificado da Anvisa é simples: em geral, basta se vacinar nos Postos de saúde principais do município e solicitar o certificado. Há também clínicas particulares credenciadas que oferecem o certificado.
E caso a criança esteja fazendo uso de algum medicamento, não deixe de levar a receita do(a) Pediatra!

Seguro Saúde

Não se esqueça de fazer um seguro-saúde para toda a família. Além de ser obrigatório em muitos países, acho até imprudente viajar com crianças e sem seguro. Se não quiser gastar, saiba que muitos cartões de crédito oferecem esse benefício!

Crianças viajando sem os pais

Em geral, menores viajando para o exterior com um dos pais ou responsável legal, ou ainda avós, precisa de autorização. Neste link, tem o documento para download com as orientações. Note que por exemplo, a criança viaje apenas com a mãe, é necessário ter esse documento assinado pelo pai e autenticado em cartório.
Há casos especiais em que a criança viaja desacompanhada. De modo geral, é preciso autorização do pai e da mãe, mas sugiro também consultar a companhia aérea sobre estas normas.

viagem com criança

Em resumo, um check list para famílias viajantes terem sempre à mão e com data de validade:

- Passaporte
- Certidão de Nascimento
- Vistos (quando for o caso)
- Certificado de vacinas (quando for o caso)
- Autorização para menor viajar (quando for o caso)

ah... para evitar estresse desnecessário, deixe os documentos de viagem sempre em algum lugar fixo, como numa pasta. Aqui em casa, o passaporte do Léo fica guardado junto com a certidão de nascimento!

Gostou do Post? Salve no Pinterest
documentos-viagem com criança

E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário com sua pergunta e eu prometo que tentarei ajudar!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking


Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

  1. É muito importante saber quais documentos são necessários para viajar com crianças. E geralmente, os documentos são consultados, principalmente em viagens internacionais. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!