Arraial D'Ajuda: dicas e roteiro de 3 dias

15 de julho de 2018
 Arraial D'ajuda

Arraial D'Ajuda, Bahia fica a apenas 8 km de Porto Seguro. Separada por uma balsa, a vila é bem mais tranquila que a cidade vizinha. Durante o dia, o programa é passear pelas praias. À noite, a rua Mucugê tem um certo agito com lojas bacanas, restaurantes e som ao vivo. Se gosta de explorar, há praias lindas, um pouco mais afastadas e se quiser um bate-volta, Trancoso fica a apenas 28 km. Neste post você vai encontrar dicas para planejar sua viagem, como as melhores praias, restaurantes, pousadas e passeios por esse lugar delicioso, que foi nossa última parada na viagem pela Bahia de 2018, depois de passarmos por Caraíva e Trancoso.

Roteiro e Dicas de Arraial D'Ajuda

As melhores praias de Arraial D'Ajuda 

As praias mais centrais, como a Pitinga, Mucugê e Parracho, costumam ser mais cheias e, por isso, escolhemos praias mais afastadas, como a do Rio da Barra (que pode ser conhecida também a partir de Trancoso), Taípe e Lagoa Azul. 

Praia da Lagoa Azul 

Esta praia já teve melhores dias. Havia uma cascata de água doce e uma atração da praia era a lama que muitas pessoas passavam no corpo. Eu estive lá há muuuuitos anos e fiquei chateada por saber que a fonte que alimentava a cascata secou, porque desmataram um trecho de reserva que havia no alto da falésia. Apesar disso, continua uma praia agradável e dá pra chegar lá caminhando a partir da praia de Taípe!
Arraial D'ajuda Bahia

Praia de Taípe 

Arraial D'ajuda Bahia
A Taípe é cercada de falésias e também tem um rio de água doce, como muitas no litoral da Bahia. Há algumas barracas (que cobram consumação mínima) mas não costuma ser uma praia muito cheia.


Praia do Rio da Barra

Na nossa opinião, é uma das mais lindas da região. Por ter um acesso um pouco mais difícil e pelo fato de ser divulgada a ideia de que a única entrada para essa praia é paga (estacionamento da pousada da Rio da Barra), essa praia é mais tranquila.

Praia do Rio da Barra Bahia

Não há barracas e o acesso grátis é atravessando uma trilha curtinha em um condomínio. Dá para arrumar uma sombrinha em alguma palmeira e se levar lanche e bebidas, não há necessidade de pagar a taxa de consumação do Restaurante do Rio da Barra, que não é nada barata.

Praia do Rio da Barra Bahia

Além dessas, também é possível conhecer outras praias como a do Espelho (a 56 km de Arraial) e até a inexplorada Itaquena, como contei no post sobre Trancoso (já viu?) Mas estas últimas são bem mais próximas a Trancoso.

Praia do Rio da Barra Bahia


Centro Histórico

A igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda domina o visual do centrinho histórico. Ao seu redor, ficam casinhas coloridas, cafés, restaurantes e sorveterias.

Arraial D'Ajuda Bahia

Atrás da igreja, há um mirante com uma vista linda para o mar. Pra completar o cenário, um muro cheinho de fitas coloridas. Muitas pessoas amarram fitas ao fazer algum pedido especial.

Arraial D'Ajuda Bahia

Um ótimo passeio para uma tarde, que você pode emendar com um cafézinho. Atenção à próxima dica!

Arraial D'Ajuda Bahia

Onde tomar café em Arraial D'Ajuda

Nem venha falar que café não combina com praia! Café não tem que combinar com nada, né? E de vez em quando bate uma vontade de um cafezinho depois da praia. Em uma tarde, queríamos comer um doce e tomar um expresso e quando pedi indicação ao dono da pousada, ele só respondeu: "por favor, vá ao Café da Santa". Adoramos a dica! Havia muitas opções de lanches, pães de queijo, além de bolos e sobremesas.

Café da Santa Arraial D'Ajuda

Pela fachada, parece que o café é pequeno, mas tem um montão de espaço lá dentro, e até um quintal. O ambiente é super agradável e o café delicioso, assim como as comidinhas!
Café da Santa Arraial D'Ajuda

Onde Comer em Arraial D'Ajuda

Morocha Club
Depois de estudarmos os cardápios de muitos restaurantes, achamos que este tinha um bom custo/benefício. Gostamos da comida e do ambiente. Há massas, risotos, frutos do mar e opções para crianças. No jantar, a boa pedida é ficar na varanda. Para quem curte, a casa também tem baladinhas.
R. do Mucugê, 290

Pizzaria Paolo
De dono italiano (o Paolo) esta pizzaria serve pizzas leves e saborosas, de massa fininha e bons ingredientes. Fica bem próxima à rua do Mucugê e vizinha à pousada em que nos hospedamos.
Alameda dos Oitis, 65 - Centro

Portinha
Uma ótima opção para almoço, este restaurante self-service tem comida de boa qualidade e variedade.
R. do Mucugê, 333

Gelateria Fior di Latte
Tem mais de uma unidade da Fior di Latte em Mucugê. Os sorvetes são ao estilo italiano, super saborosos!
Arraial D'Ajuda Bahia

Onde se hospedar em Arraial D'Ajuda

Sempre que possível, nos hospedamos próximo ao centro, pois gostamos de explorar as praias mais afastadas, mas ao mesmo tempo, curtimos sair à noite. Depois de muita procura, escolhemos a Estalagem D'Ajuda e não poderia ter sido melhor: a pousada fica pertinho da rua Mucugê. Ainda assim, é um lugar tranquilo, com piscina e redes para relaxar.
Arraial D'Ajuda Bahia

Nosso quarto era bem confortável e limpíssimo, com uma cama queen e uma de solteiro. O café da manhã era super bem servido, com frutas, pães, bolos e sucos, tudo preparado na pousada. Outro ponto que adorei, foi que os donos estão sempre lá e dão todo tipo de ajuda para planejarmos nossos passeios.

Também pesquisei e me interessei por essas pousadas, todas bem avaliadas e com bom custo/benefício: Pousada Coisa e Tao, Pousada Universo, Pousada Jakuara, Pousada Cocar
Mas se quiser todas opções, procure aqui!

Confira aqui o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!

Compras em Arraial D'Ajuda

Eu não sou de ficar comprando quando viajo, mas a Rua Mucugê tem muitas lojas bacanas!! Se você gosta de bolsas e roupas com uma pegada quase artesanal, tem que ir à Patrícia Carreira. Também gostei muito de uma loja de acessórios, com colares lindos e preços ótimos, mas não me lembro o nome (na mesma calçada e próxima à Patrícia Carreira)
Arraial D'Ajuda Bahia


Para lembrancinhas e artesanato, a Rua Broadway tem algumas opções, mas gostei mais das lojinhas que ficam próximas à igreja.
E se você gosta de comprar lanches e bebidas em supermercado, a dica é o Cambuí, na rua R. Manoel Crescêncio Santiago, 325.

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem para Arraial D'Ajuda!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!