O que fazer em Tiradentes, MG

11 de março de 2018
Tiradentes, MG
A cidade de Tiradentes, MG, é uma das cidades históricas mais belas da Estrada Real. Seu centro histórico fica em um vale em meio a montanhas da Serra de São José. Além de seu rico patrimônio, Tiradentes ainda tem ótimas opções de ecoturismo, com trilhas e cachoeiras. As opções de hotéis, pousadas e restaurantes são inúmeras e a cidade ainda conta com dois eventos que acontecem nas férias de verão (Festival de Cinema) e inverno (Festival Gastronômico). Já se convenceu que Tiradentes é um ótimo destino? Então vamos passear por essa cidadezinha mineira?
Tiradentes, MG

O que fazer em Tiradentes

Passeios pelo centro histórico




A cidade de Tiradentes é pequena e dá para conhecer o essencial em pouco tempo. A maioria das ruas do centro são planas, o que a torna mais fácil de explorar à pé.
Tiradentes, MG
Um passeio pelo centro histórico, inclui a rua Direita e a Rua Ministro Gabriel Passos, cheias de lojas e restaurantes. Entre as igrejas, destaque para a Matriz de Santo Antonio e a Nossa Senhora dos Pretos.
Tiradentes, MG
Na Rua da Câmara, você vai tirar a foto mais clássica de Tiradentes, com a igreja Matriz ao fundo de um lado e, de outro, montanhas a perder de vista (essa rua sempre aparecia na novela Coração de Estudante, de 2002, alguém lembra?)
Tiradentes, MG
O Chafariz de São José é outro ponto muito visitado, e passar pela Ponte das Forras, atravessando o rio, dá uma sensação de voltar no tempo.
Tiradentes, MG
Há também o Museu de Sant'Anna, onde a antiga prisão abriga uma coleção particular de imagens de santa Ana.
Se estiver na vibe só de passear, sem compromisso com nenhuma atração em particular, saiba que uma delícia andar mole por Tiradentes, sem rumo, apenas curtindo o visual do patrimônio histórico.
Tiradentes, MG

Trilhas na Serra de São José

A trilha mais conhecida é a do Carteiro, mas ainda há outras opções mais longas como a travessia da serra.
Tiradentes, MG

Fizemos um trecho desta trilha do Carteiro, até chegar a um platô, de onde havia várias bifurcações. No caminho, passamos pela escada dos tropeiros, construída por escravos no Século XVIII.

Tiradentes, MG


Como as trilhas não são muito bem sinalizadas, recomenda-se contratar guias, e é preciso agendar com antecedência nas agências locais. Mas dá pra fazer sem guia também... Encontrei esse post com relato de um pessoal que fez a trilha por conta própria)

Outros passeios

Foi nossa segunda vez em Tiradentes e ficamos apenas um dia. Mas para quem fica mais tempo na cidade, alguns passeios na região incluem um bate-volta a Bichinho ou Resende-Costa, cidades famosas pelos artesanatos e trabalhos de tear.
Vale também a pena conhecer a cidade vizinha - São João Del Rey. É possível fazer o trajeto de Maria Fumaça até lá, ou até mesmo estender sua viagem, conhecendo a História, turismo, cultura e gastronomia em São João Del Rei


Em algumas noites (quintas e sextas) há Concertos ao Órgão na Matriz de Santo Antonio. Informações pelo telefone (35) 988128512. Crianças a partir de 5 anos pagam (não sei informar o valor, porque não fomos, apesar de ter ficado com muita vontade..rsrs)

Tiradentes, MG

Compras

Sem dúvida, quem gosta de artesanato e decoração, vai se apaixonar por Tiradentes. Desde 2007, quando visitamos a cidade pela primeira vez, me chamou a atenção, a quantidade de lojas/fábricas de móveis de madeira de demolição e de artesanatos. É bom saber que muitas lojas de móveis fazem entregas em outros estados.
Tiradentes, MG

 Eventos

Tiradentes tem um calendário de eventos durante todo o ano (confira neste site), com destaque para:
o Festival de Cinema, que acontece na segunda quinzena de Janeiro, quando os filmes escolhidos são exibidos em diversos locais, incluindo mostras ao ar livre, no Largo das Forras.
O Festival de Cultura e Gastronomia acontece na segunda quinzena de agosto, e durante o mês de julho, sempre há programação especial por conta das férias.

Onde comer em Tiradentes

Escolher um restaurante entre tantas opções é um problema sério! (#sqn). Além de procurar indicações e avaliações, nós gostamos de entrar e dar uma olhada no cardápio.
Restaurante Tragaluz Tiradentes, MG
Assim, escolhemos o Tragaluz, restaurante meio caro, mas muito bom, além de ser lindo!!!!

Onde ficar em Tiradentes

Nos hospedamos na Pousada Chalés Por do Sol e gostamos bastante.
Tiradentes, MG

Em breve, vou publicar um post contando mais detalhes e dando outras dicas de hospedagem em Tiradentes.
Tiradentes, MG

Localização e Distâncias

Tiradentes fica a 119 km da Rodovia Fernão Dias, a BR 381, principal rodovia que atravessa o estado de Minas. A estrada entre a Fernão e Tiradentes é simples, mas está em bom estado.
Distâncias de algumas cidades:
São Paulo: 483 km - 6 horas de viagem
Rio de Janeiro: 330 km - 4 horas e meia de viagem
Belo Horizonte: 192 km - 3 horas
Ouro Preto: 159 km - 3 horas de viagem

Tiradentes, MG


Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


4 comentários

  1. Diretamente de Belo Horizonte: adoro Minas uai! To louca pra voltar pra cá, aliás ainda nem embarquei e já to planejando a volta e então quero revisitar as cidades patrimoniais. Seu post me encheu de inspiração e aguardo outros. Besito e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Tiradentes é um encanto de cidade!! Cheia de história, com gastronomia delícia e clima super gostoso!!
    Todo mundo deveria conhecer!! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a louca das cidades históricas e tenho um caso sério de amor com Minas Gerais. Preciso u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e marcar uma ida a Tiradentes e Ouro Preto para conferir de perto todo esse charme! Obrigada pelas dicas tão bem detalhadas. Você arrasa!!

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei por Tiradentes há 26 anos quando fiz um bate e volta de São João del Rey. Fiquei tão encantada que na volta de BH passei por lá para ficar 2 dias. Desde então já visitei Tiradentes umas 6 vezes. Gosto muito de cidades históricas e ler seu post me fez reviver a delícia que é passear por lá. beijocas

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!