Livros e viagens | Everest: uma aventura com muitos títulos

14 de março de 2018
Everest uma aventura com muitos títulos
Campo Base do Everest - Foto: Pixabay

O Everest, na cordilheira do Himalaia, está entre os sonhos de todo montanhista, apesar de ser privilégio de poucos alcançar seu topo. Mas pessoas "normais" também sonham em chegar perto das montanhas mais emblemáticas do mundo, e foi assim que Jane Von Sydow, aos 50 anos, decidiu encarar a trilha de 10 dias até o campo base do Everest, a 5300 metros de altitude.

No livro "Everest, uma aventura com muitos títulos" a autora conta sua experiência, desde o difícil dilema de decidir se iria ou não se aventurar neste trekking, seu treinamento físico, os preparativos dos equipamentos, até seu retorno a Katmandu e, depois às montanhas de Petrópolis, onde vive.

O relato começa com uma bela "pincelada" sobre a história do Everest, sua geologia e também sua simbologia e importância para os povos das montanhas.

Ao longo do livro, o texto e as fotos foram me encantando e mostrando que o trekking exige muito, mas presenteia com vistas e experiências incríveis. De terrenos pedregosos e escorregadios a lindas cerejeiras em flor, o caminho parece fascinante! 
Everest uma aventura com muitos títulos

O mais interessante do livro é que a trilha fica sendo quase um detalhe! Adorei os relatos que a autora faz com um toque pessoal, sobre seu contato com a cultura do Nepal, as visitas aos templos, as refeições nos bazares, e a falta de conforto sendo compensada pelo companheirismo e animação dos grupos, além do apoio dos sherpas - povo que ela descreve com grande admiração. Enfim, suas vivências são contadas com o encantamento que só um olhar de viajante permite.

- A autora Jane Von Sydow é Bióloga, Doutora em Biologia, Pesquisadora e Professora.

- O livro, de 260 páginas, está em sua segunda edição (2017) pela Editora Autografia.

- Uma curiosidade, é que há agências no Brasil que organizam expedições de trekking ao campo base do Everest, como a Grade 6 de Campinas, escolhida por Jane para realizar a viagem. 

Pra quem se empolgou a viajar, separei uma listinha de posts sobre o Nepal, que podem ser úteis:

E é possível ir para o Nepal com crianças? Claro que não dá para fazer o trekking, mas dá para ir para vários lugares mencionados pela autora. Veja a experiência do Felipe, o Pequeno Viajante!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


* O Livro "Everest: uma aventura com muitos títulos" foi uma cortesia da Editora Autografia.

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!