Os melhores food markets: dez mercados de dar água na boca!

4 de junho de 2017
Os food markets estão em alta e combinam bem com quem tem um ritmo rapidinho de viagem. Afinal, na maioria das vezes, as comidas estão prontas e é só escolher! Mas, calma! Eles também são muito bons em um conceito de slow travel. Afinal, imagine comprar produtos locais e cozinhar em um país diferente? 
Fiz uma lista de mercados que já conhecemos mundo afora, mas já adianto que ainda há uma lista enorme que ainda queremos conhecer! A boa notícia é que existem ótimos mercados no Brasil! Então, vamos passear com a gente por mercados de dar água na boca?

1) Mercado de San Miguel, Madri, Espanha

Este mercado vive apinhado de gente. Não dá pra esperar que seja diferente mesmo. Além de ficar bem pertinho da Plaza Mayor, um dos pontos mais turísticos de Madri, o mercado tem uma ótima variedade de comidas típicas da Espanha. Vários boxes com opções para gostos bem diversos, desde tapas, até uma autêntica paella. Há também lojas especializadas em vinhos, onde você pode escolher uma taça de tinto ou até um delicioso espumante!
Imagem: Wikimedia 

Experimente: as paellas com arroz negro e polvo (cerca de 7 euros o prato!) acompanhadas de uma taça de vinho tinto ou espumante.
Onde e quando: 
Plaza de San Miguel, s/n 28005, Madrid
Horário: de segunda a quinta, das 10h à meia noite
De sexta a domingo 10h às 2h

Leia também: Mercados pelo Mundo: a escolha de blogueiros de viagem


2) Mercado de San Anton, Madri, Espanha

San Anton é menos badalado que o San Miguel, mas as comidas não ficam devendo nada: deliciosos bares de tapas, vinhos, além de um visual moderno e descolado. Tudo isso na Chueca, um dos bairros mais vibrantes de Madri! O mercado também tem vários boxes com frutas e produtos locais, para quem está disposto a cozinhar!
Imagem: Carloszgz, Flickr

Experimente: as tapas com peixes, em especial bacalhau e arenque!
Onde e Quando: 
28004, Calle de Augusto Figueroa, 24B, Chueca
Das 10h à meia noite

Veja mais em: Comer bem é na Espanha

3) Viktualenmarkt, Munique, Alemanha

Este mercado de rua em Munique agrada a todos os sentidos! Lá não tem só comida, mas peças lindas de artesanato e muitos produtos feitos de lavanda! Divida a mesa com outros turistas ou alemães e se delicie com uma salsicha, um pretzel ou outro prato típico da Bavária!
Como é um mercado de rua, alguns stands podem variar o horário, abrindo ou fechando mais cedo ou tarde.


Experimente: alguma cerveja regional!
Onde e Quando:
Viktualienmarkt 3, 80331
Segunda a sexta, 10h às 18h
Sábados, 10h às 15

Veja mais em: O que fazer em Munique
Veja também este post do blog Destino Munique

4) Chelsea Market, Nova York, EUA

Se você quiser comer lagosta, hamburger, cupcake ou apenas tomar um cafézinho (que não seja Starbucks!), achou o lugar em Nova York! O ambiente descolado de uma antiga fábrica é o lugar perfeito para recarregar as baterias depois de uma caminhada pelo High Line Park! Fui tomar um café e perguntei de onde vinham os grãos. Me responderam que o café era de "algum lugar perto de São Paulo". Ah... pertinho de casa, né?


Experimente: café de algum lugar perto de São Paulo (rs), hamburguer ou cupcakes
Onde e quando:
75 9th Ave, New York, NY
Segunda a sábado, 07h às 21h
Domingo: 08h às 20h


5) Marché du Vieux Port, Quebec, Canadá

Este mercado é especializado em produtos regionais e muitos agricultores da Ilha de Orleans comercializam suas frutas, legumes e outras iguarias por lá! No Marché du Vieux Port, você vai encontrar desde pães fresquinhos, queijos produzidos no Quebec com toda a tradição francesa que esta região herdou e diversos tipos foie gras feitos artesanalmente em fazendas da região. Há também lojas que vendem pratos prontos. Em um domingo, compramos uma massa, um vinho, e almoçamos no nosso apê alugado! Uma delícia!
Imagem: Wikimedia

Experimente: morangos orgânicos, queijos, e foie gras!
Onde e Quando: 
Marché du Vieux Port de Québec, 160 Quai Saint-André
Segunda a sexta: 09h às 18h
Sábado e domingo: 09h às 17h

6) Camden Market, Londres, Inglaterra

Em nenhum outro mercado você vai encontrar tanta diversidade! Comidas de inúmeros países, servidas por quem fala a língua da comida! Eu costumo brincar que o Camden é uma babel gastronômica. Apesar de ser cheio e ter poucos lugares para se sentar, o mercado é uma experiência gastronômica e cultural. Imperdível!


Experimente: piadina, crepe ou até tapioca!
Onde e Quando:
Camden Lock Pl, London
Diariamente, das 10h às 18h
Veja mais em: Camden Market

7) Borough Market,Londres, Inglaterra

Outra jóia de "gastronomia de rua" ou "street food" em Londres, o Borough é uma boa pedida se você estiver caminhando por Southwark, próximo à London Bridge. Ao contrário do Camden, o Borough tem pratos mais britânicos. Várias barraquinhas servem desde fish and chips (típico prato inglês, com peixe frito e batatas) até elaboradas tortas feitas com carne de caça. 

Experimente: torta recheada com carne de cervo e torta alemã de sobremesa

Onde e quando: 
8 Southwark Street, Londres
Não funciona aos domingos, às segundas e terças abrem apenas algumas barracas
Funcionamento pleno,de quarta a sábado

Para saber mais, veja também este post do blog Aprendiz de Viajante

8) Mercado Municipal de Curitiba, Paraná

Neste mercado você pode comprar produtos especiais para cozinhar, mas quem estiver de passagem, também pode provar produtos regionais e importados, cervejas locais, além de cafés de várias regiões do Brasil. Na área de alimentação, há até uma parte dedicada apenas a produtos orgânicos. Mas o que eu mais gosto mesmo é tomar cafés especiais, de várias regiões do Brasil.
Imagem: Daniela Martins, Flickr
Experimente: o café do dia ou o jacu coffee no Café do Mercado
Onde e quando: 
Av. Sete de Setembro, 1865 - Centro, Curitiba
Terça a sábado, das 07h às 18h
Domingo das 07 às 13h e segunda das 07h às 14h


9) Mercado de Pinheiros, São Paulo

Menos conhecido que o "Mercadão" (que eu também adoro!) o mercado de Pinheiros foi repaginado e alguns chefs prestigiados resolveram investir no espaço! Além dos boxes tradicionais que vendem desde carnes até frutas e legumes, há uma cevicheria e uma unidade do Mocotó, consagrado restaurante de comidas nordestinas!

Experimente: Baião de dois e escondidinho, do Mocotó
Onde e Quando: 
Rua Pedro Christi, 89, Pinheiros
Terça a Sábado das 7h às 18h

Veja mais em: Mercado de Pinheiros


10) Ferry Building Marketplace, São Francisco, California

Localizado na estação de ferry, de onde partem embarcações pela baía de São Francisco, este prédio inaugurado no finalzinho de século XIX abriga um mercado imperdível para quem ama gastronomia. O mercado tem várias opções para um almoço, lanche ou café, mas o forte mesmo são os empórios! Desde horti-fruti, até produtos regionais, as lojas tem produtos muito variados, além de terem um visual muito caprichado. 

Achei o mercado um dos mais charmosos que já visitamos! Almoçamos no Ferry Building 2 vezes e também adorei tomar um café no Blue Bottle Coffee, um dos pontos mais disputados do mercado. Ah... e ainda me deliciei com uma degustação de azeites produzidos na Califórnia. São divinos!

Experimente: o café da Blue Bottle e os azeites da Stone House (aproveite e traga algum na mala - custa cerca de 20 dólares o vidro de 500 ml, mas vale a pena!).

Onde e quando:
1 Sausalito - San Francisco Ferry B
Diariamente das 07h às 18h

Para saber mais, veja este post do blog Ideias na Mala
Ferry Building

Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Gostou da nossa seleção? Então veja alguns mercados que ainda não conhecemos, mas que estão super bem cotados na listinha de desejos:

- Mercado "Ver o Peso", Belém
- Mercado da Ribeira, Lisboa
- La Boqueria, Barcelona
- Gansevoort Market, NY

E você? Curte um mercado também? Conta pra gente qual é o seu favorito? Deixe um comentário!

Procurando hospedagem em qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:




E você, conhece algum "food market" que considera imperdível? Conte pra gente, deixe um comentário!

Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

6 comentários

  1. Eu adoro passear e comer nesse tipo de mercado.
    Lembro salivando do mercado de Montevideo, com aquelas parilladas maravilhosas.
    Delícia de post!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a limpeza dos mercados. Aqui em Lima é uma imundície. Eu também adoro conhecer os mercados locais. Ótimo para saber mais sobre a cultura. Belíssimas dicas. Tati

    ResponderExcluir
  3. Huuum, post de dar água na boa! Só de ler e imaginar o que eu ia comer, já engordei 15 kg!rs

    ResponderExcluir
  4. Ah que post delicinha! Só conheço 5 dessa lista! Ainda tem muito lugar bom pra ser explorado! Eba!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!