Chapada dos Veadeiros - Roteiro de 5 dias e dicas para planejar sua viagem

27 de março de 2023
Cachoeira do Encontro

Que tal planejar um roteiro de 5 dias pela Chapada dos Veadeiros? Neste post você vai encontrar um roteiro de viagem bem detalhado e algumas dicas importantes para planejar seu passeio.

A Chapada dos Veadeiros é um destino turístico que cada vez mais tem atraídos olhares do mundo! A chapada representa uma importante reserva de cerrado. Este bioma está entre os 34 hotspots do planeta, que são lugares de reconhecida importância pela sua biodiversidade. Para proteger as riquezas do cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961.

Já deu para sacar que a Chapada dos Veadeiros é um lugar pra lá de especial, né? Então, vamos dar um rolê pela chapada com a gente? Vamos começar com o nosso roteiro de 5 dias e lá no final, tem uma lista de dicas para planejar a viagem


Roteiro de 5 dias pela Chapada dos Veadeiros:

Dia 1) Cachoeira do Label

Chegamos a Alto Paraíso - nossa base na Chapada dos Veadeiros - vindo de Brasília. Então, aproveitamos para conhecer a Cachoeira do Label, que fica em São João da Aliança, a caminho de Alto Paraíso. 

Como o número de pessoas por dia era limitado, reservamos pelo site e pagamos no local. Para chegar até o local da trilha, é preciso atravessar um trecho de rio, mas como fomos no período da seca, estava bem tranquilo para qualquer carro (a não ser carros muito baixos). A trilha tem 1800 metros de extensão (só ida) e a maior parte dela é bem tranquila, mas no último trecho temos que caminhar em pedras grandes. Então, ficou meio cansativo o final da trilha.

A cachoeira do Label, com 187 metros de altura, é a mais alta do estado de Goiás. Como passa boa parte do tempo sombreado, o poço abaixo da queda tem também uma das águas mais geladas da Chapada. Porém, no caminho até a cachoeira, há vários poços de água cristalina para um banho menos gelado. Minha dica é seguir a trilha até o final e, na volta, parar para nadar em um dos vários poços que você vai avistar do caminho.

Preço: 40,00 por pessoa (julho de 2021)

Endereço: Reserva Bellatrix Estrada Represa do Paranã Km 21 zona rural, São João d'Aliança - GO.


Dia 2) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O parque nacional é uma das atrações imperdíveis na chapada! Reserve ao menos um dia de seu roteiro para conhecer! 

Como o número de pessoas é reduzido, vale a pena reservar com antecedência no site Soci Parques, empresa que atualmente administra a visitação do Parque. A vantagem de comprar com antecedência pelo site é que você não precisará pegar fila no local. 

No parque há basicamente 4 trilhas e uma travessia:

  • Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras
  • Trilha dos Canions e Cariocas
  • Trilha da Seriema (somente durante ou após época de chuvas - a cascata seca durante o inverno)
  • Travessia das Sete Quedas (são 23,5 km de trilhas que podem ser percorridos em 1, 2 ou 3 dias)

Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras

Escolhemos a trilha dos Saltos. A trilha completa tem 11 km, mas atualmente parte dela pode ser finalizada com transporte na van do parque (custa 30,00 por pessoa e é recomendável comprar o ticket ao chegar no parque) 

A primeira grande atração da trilha é a vista para o Salto 120. Para chegar ao local, há um trecho íngreme e com escadas. Para subir pode ser um pouco cansativo. Mas é a única parte mais "chatinha" da trilha. O restante é plano, mas com pouquíssimos trechos sombreados.

A próxima parada é o Salto 80. Aqui você pode tomar um banho maravilhoso depois de ficar tanto tempo ao Sol! 

Não é possível chegar até à queda: há uma corda delimitando até onde podemos ir. Também é bom ficar atento/a porque na época de chuvas o volume de agua fica muito forte, e pode ser que a cachoeira fique interditada para banhos.

Depois de um banho e um lanche no Salto 80, seguimos para as corredeiras. Passamos pelo carrossel, mas só avistamos da trilha e não descemos até lá. Também dá para tomar banho nesse lugar, mas decidimos seguir a trilha em direção às corredeiras.

Corredeiras

Nas corredeiras você provavelmente vai ter o melhor banho da chapada. A água não é tão gelada e tem muitos pontos para ficar em uma das quedas e ganhar uma hidromassagem natural.

Depois de visitar as corredeiras, faltavam 3 km para voltarmos à portaria. Eu e meu filho decidimos pegar a van mas o marido terminou caminhando e disse que foi tranquilo, pois a essa altura o sol já estava menos intenso.

Na volta, ficamos um tempo na portaria do parque, que tem uma boa estrutura com loja, lanchonete e banheiros.

Preço: entrada no parque R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Transporte: 30,00 (opcional, caso queira fazer parte da trilha de van)

Como chegar: A Entrada do Parque fica na vila de São Jorge, a 37 km de Alto Paraíso e há placas com indicações.


Dia 3) Cachoeira do Segredo

A trilha da Cachoeira do Segredo é bem tranquila e sombreada, passando ao longo das águas cristalinas do Rio Segredo. Você irá atravessar o rio em vários pontos, mas não é nada difícil pois tem pedras que formam "pontes" e cordas para apoiar e evitar quedas.

A única dificuldade dessa cachoeira é que para chegar até a entrada da trilha, é preciso atravessar o rio com carro. Aí os carros sem tração 4x4, ou mais baixos, podem sofrer um pouco.

A cachoeira tem água bem gelada e não é qualquer um que arrisca banho lá. Ela é bem famosa e costuma ficar um pouco cheia. Mas tudo bem: tire suas fotos e pegue a trilha de volta com calma, parando em alguns poços que são lindos e cristalinos. A cor da água fica entre azul e verde. Em algumas paradas há decks de madeira para descansar ou fazer um lanche. Vale muito a pena passar um dia na Cachoeira do Segredo.

Ah, só não conseguimos descobrir qual segredo essa cachoeira guarda. Se souber, conta pra gente!

Importante: o pagamento é feito somente em dinheiro e no local não há lanchonete. Então não se esqueça de levar dinheiro em espécie e seu próprio lanche!

Preços: 50,00 - Moradores e idosos: 25,00 - Crianças até 12 anos: grátis

Como chegar: A cachoeira do Segredo fica a 51 km de Alto Paraíso. Pegue a estrada na direção de São Jorge e siga por aproximadamente mais 10 km até a entrada da fazenda onde fica a cachoeira. Mais 3,7 km de terra e você chegará próximo à entrada da trilha.

Dia 4) - Complexo do Macaquinhos

Sem dúvida, vale a pena colocar o complexo do Rio Macaquinhos em seu roteiro pela Chapada. São várias quedas lindas e poços para banho ao longo de uma trilha de quase 4 km de extensão (só ida)

A trilha não é tão extensa, mas é de dificuldade média, pois tem trechos de subida e descida, incluindo escadas com vários degraus. São vários pontos para parada e banho, incluindo o poço do Jump e o banho pelado (sim, tem uma cachoeira para o público que curte nudismo)

A última cachoeira do trajeto é a do Encontro. Na realidade são duas cachoeiras: uma do rio Macaquinhos e outra do rio Fundão. Uma experiência única se banhar em duas cachoeiras ao mesmo tempo, né? 

Minha sugestão é: siga a trilha até a última cachoeira (do Encontro) e depois pare nos outros poços na volta. A trilha é bem sinalizada

Atrações do complexo:

  • Cachoeira do banho dos Macacos
  • Poço Sereno
  • Cachoeira Lunna
  • Cachoeira da Pedra Furada
  • Cachoeira do Banho Pelado
  • Poço do Jump
  • Cachoeira da Luz
  • Cachoeira da Caverna
  • Cachoeira do Encontro
  • Piscinas naturais
  • Cânions

Preço: 50,00

Como chegar: Pegue a BR 010 no sentido de São João da Aliança. O complexo fica a 34 km de Alto Paraíso e desses, boa parte do trajeto é em estrada de terra. São aproximadamente 12,9 km na BR 10 (GO 118) até chegar à entrada de uma estrada rural, à esquerda. Dali, mais 9 km e vire novamente à esquerda. 

Importante: Não é necessário ter 4x4, mas carros comuns devem parar no estacionamento que fica a 900 metros da entrada da trilha.


Dia 5) - Vale da Lua e Cachoeira das Loquinhas

Vale da Lua

O Vale da Lua tem a paisagem mais "diferentona" da Chapada dos Veadeiros e vale a pena colocar no roteiro. Mas é um passeio que pode ser feito em pouco tempo. A trilha é curtinha e as atrações se concentram praticamente em um lugar, com alguns poços e muitas "panelas".

As panelas são a marca do local e foram formadas por milênios de erosão. Na entrada do passeio (onde fica uma lanchonete) há cartazes explicando a geologia do local e como essas formações se originaram.

Como o passeio foi rápido, voltamos para Alto Paraíso conhecer o complexo das Loquinhas.

Preços: 30,00

Cachoeira das Loquinhas

Esta cachoeira é a mais próxima de Alto Paraíso. Fica praticamente na cidade, a apenas 3 km do centro, por estrada de terra. Nas Loquinhas, a atração fica por conta dos poços verde esmeralda, sendo o mais famoso o Poço do Xamã. Como contei, fomos na época de seca, então a cachoeira das Loquinhas estava praticamente seca. Mas os poços estavam lindos como sempre.

Este passeio é perfeito para fazer em um dia de descanso. Caso tenha feito uma trilha puxada no dia anterior, é uma ótima pedida. As "trilhas" lá são bem curtinhas, sombreadas e praticamente todas sobre decks de madeira. Mas essa intervenção não tira nenhum pouco da beleza do lugar. A cor e cristalinidade da água realmente encantam.

No local funciona uma pousada e uma lanchonete.

Preços: 30,00

Dicas para planejar sua viagem pela Chapada dos Veadeiros

  • Primeiramente, tenha em mente que a chapada é bem grande e tem infinitas possibilidades. É um lugar para voltar muitas vezes!! Portanto, se você tem poucos dias, minha sugestão é focar o passeio em Alto Paraíso e São Jorge ou em Cavalcante.
  • Se a prioridade for o Parque Nacional, ficar em São Jorge é a melhor escolha, pois é lá que fica a entrada do parque, porém Alto Paraíso tem a melhor "base" com diversas opções de pousadas e restaurantes.
  • Com relação ao planejamento das trilhas, a não ser que você tenha um preparo físico excelente, busque alternar os dias entre trilhas mais difíceis e trilhas mais fáceis. No nosso planejamento seguimos esta regra e deu bem certo!
  • Evite os meses chuvosos, pois muitas atrações ficam fechadas. Se não tiver outra época para ir, aproveite para conhecer cachoeiras perenes, que secam durante o inverno.
  • Com relação ao clima, julho é um mês ótimo pois os dias são ensolarados e à noite faz um friozinho gostoso para aproveitar os restaurantes e tomar um vinho! As cachoeiras são geladas, mas como faz bastante sol, em geral faz calor a ponto de querermos nos refrescar. 
  • Outros passeios que faríamos se tivéssemos ficado mais tempo na região de Alto Paraíso: Cachoeira do Cordovil, Almécegas e Catarata dos Couros (Contato para informações da Catarata dos Couros: 62 34551040) .
  • Nós não fizemos o passeio até a Cachoeira de Santa Barbara (a mais famosa da região), em Cavalcante, mas caso deseje fazer entre em contato com o Quilombo Kalunga, onde a cachoeira fica localizada: (62) 999254827 ou (62) 98198670
  • Se você quer chegar à Chapada de avião, o aeroporto mais próximo, com vôos de vários lugares do Brasil, fica em Brasília. De lá, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus para Alto Paraíso. Neste último caso, terá que contratar os passeios com agências. 
  • Em caso de ir com carro normal de passeio, informe-se na cidade sobre as condições de estrada dos complexos das cachoeiras. Mas em geral, na estação seca, você chega de boa na maior parte dos lugares.

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking 
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!