Trilhas de Monte Verde, MG: todas as dicas para planejar seu passeio!

26 de novembro de 2019
Trilhas de Monte Verde

Um dos melhores programas em Monte Verde, é fazer trilhas. Como a cidade fica a uma altitude de 1555 metros, as trilhas levam a lugares com vistas incríveis, muitas vezes acima das nuvens!
Há trilhas para diferentes preparos físicos, mas crianças pequenas e idosos podem ter alguma dificuldade, afinal, a maioria das trilhas de Monte Verde são subidas para montanhas. Mas também há trilhas fáceis, para quem prefere uma caminhada mais leve. Vamos conferir como são as trilhas em Monte Verde?

Neste post você vai encontrar informações sobre as trilhas (já fizemos todas!) e ao final, um mapa com o ponto de entrada das trilhas. Dividi as trilhas entre fáceis, moderadas ou difíceis, mas isso depende muito do preparo físico de cada um. As trilhas na montanha sempre têm trechos de subida e descida que exigem um pouco de esforço e às vezes há pedras no caminho. É bom ter isso em mente, mas com cautela, a maioria das trilhas pode ser feita até por quem não tem aquele preparo físico!

Trilhas Fáceis em Monte Verde

Trilha do Pinheiro Velho

Esta trilha é curtinha e fácil e sua entrada é na avenida principal, no centrinho. A trilha do Pinheiro Velho atravessa um bosque de araucárias e pinheiros no centro da cidade. No meio da trilha há uma fonte com água potável. É bem fácil, indicada para crianças e para pessoas que gostam de observar árvores, pois há algumas bem antigas no caminho!

Trilha das corredeiras - Fazenda Itapuá

O Hotel Fazenda Itapuá é cortado por um riacho e mesmo quem não se hospeda no hotel pode fazer a pequena trilha ao longo do rio, mediante o pagamento de uma taxa. No hotel há um restaurante de cozinha alemã, então dá para conciliar esse passeio com o almoço.

Trilhas de Monte Verde
Trilha do Pico da Onça

Confira também o que fazer em um final de semana em Monte Verde!

Trilhas nas montanhas de Monte Verde - fáceis ou de dificuldade média 

Pedra Redonda

1990 m de altitude - 900 m de extensão
A subida para a pedra leva cerca de meia hora ou 40 minutos e tem um vista em 360 graus! Costumo dizer que é o melhor custo/benefício levando em conta o esforço físico e a vista.
Início da trilha: Avenida das Montanhas

Pedra Partida

2050 m de altitude - 1600 m de extensão
A partir da Pedra Redonda, você pode continuar para a Pedra Partida. Esta trilha é um pouco mais longa e por isso eu não recomendo para crianças pequenas. A vista também é em 360 graus, mas ainda melhor, pois fica a uma altitude de 2050 metros

Chapéu do Bispo

1955 m de altitude - 650 m de extensão
É uma das trilhas mais fáceis na montanha e propicia uma bela vista da vila de Monte Verde. É a mesma trilha do Platô e tem início na Rua da Mantiqueira, próximo ao Café Platô.

Platô

1945 m de altitude - 710 m de extensão
Continuando a partir do Chapéu do Bispo, você chegará ao Platô e poderá descansar da caminhada em uma rocha enorme com vista para as florestas e vale do paraíba. A partir de lá, dá para continuar até o Pico do Selado.


Trilhas de Monte Verde

Trilhas Difíceis ou Moderadas

Pico do Selado

2082 m de altitude - 2400 m de extensão
A trilha do Pico do Selado é uma das mais puxadas - cerca de 2 horas para chegar ao topo. É também a que leva ao pico mais alto da região. A maior parte da trilha é sombreada. Bem no finalzinho, é preciso "escalar" uma pedra com o apoio de uma corda para assinar o livro de visitantes!

Trilha do Pico da Onça ou São Francisco Xavier

Também conhecida como Trilha do Jorge, esta é considerada a trilha mais difícil de Monte Verde, pois são 5 km apenas a ida. O Pico da Onça fica praticamente no meio do caminho entre Monte Verde e São Francisco Xavier (SP). No caminho, você passará pelo lindo Bosque dos Duendes, além de atravessar 2 riachos. Apesar de longa, a trilha tem alguns trechos relativamente planos, então é possível fazer o trajeto de ida em até 1 hora e meia para quem tem bom preparo.

Trilhas de Monte Verde
Hotel Guanxi - a entrada da trilha fica à direita do hotel

Como é uma trilha menos conhecida, vou explicar um pouquinho melhor como chegar nela: siga pela avenida das Montanhas até a Rua Taurus e depois Sagitarius. Na dúvida, procure o Hotel Guanxi.

A entrada para a trilha fica à direita do hotel. Siga até achar uma entrada (tem uma lata de lixo, como na foto abaixo) e pegue esta trilha à esquerda.

Trilhas de Monte Verde

Quase no final da trilha haverá uma "bifurcação" - à esquerda, você segue para São Francisco Xavier e à direita, sobe para o Pico da Onça. Bem na "esquina" à direita de quem sobe pela trilha tem uma árvore com várias bromélias. É ali que você deve pegar à direita! Não tem erro!

Mapa das Trilhas de Monte Verde:

A maior parte das trilhas (Redonda, Partida, Do Selado) começa no final da Avenida das Montanhas. Pode estacionar o carro por lá (tem um estacionamento pago, mas também é possível parar na rua).
O mapa abaixo sinaliza a entrada das principais trilhas (clique nos pontos destacados em amarelo para saber mais!)

Mapa das Trilhas de Monte Verde - clique para ampliar

Dicas para fazer trilhas em Monte Verde:

  • Faça a trilha pela manhã, após tomar um café reforçado em uma das maravilhosas pousadas de Monte Verde! Depois sobra tempo para curtir a gastronomia e as lojinhas da cidade!
  • Leve blusa, mesmo no verão, pois costuma ventar muito no alto das montanha
  • Leve água (não há bicas com água potável em nenhuma trilha - com exceção do Pinheiro Velho) e um lanchinho leve, como barra de cereais ou frutas desidratadas.
  • Cuidado ao descer a trilha do Platô/Chapéu do Bispo: existem duas entradas para a trilha, então é preciso se atentar e descer pelo mesmo lugar que você subiu, onde estacionou seu carro (na Rua Mantiqueira ou Av. das Montanhas).
  • Não é preciso ir com guia, pois as trilhas são bem sinalizadas!
  • Use calçados confortáveis, de preferencia tênis próprios para trilhas, pois são menos escorregadios
Gostou do Post? Salve no Pinterest
Trilhas de Monte Verde

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem



Confira um vídeo sobre a Trilha do Pico da Onça:

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

2 comentários

  1. Oi Liliane!
    tudo bem?
    Posso fazer estes passeios com meu pet?
    Obrigada
    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim!!! Muitas pessoas sobem as trilhas com pets! Aproveite!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!