Como Assistir Balé na Rússia Gastando Pouco

6 de outubro de 2019


Quando se fala de balé na Rússia a primeira coisa que vem à cabeça é o famoso Teatro Bolshoi, em Moscou, ou o espetáculo Lago dos Cisnes, popularizado no filme Cisne Negro. Mas para um país que é conhecido por ter os melhores corpos de balé do mundo, as opções não acabam aí!

Assistir um balé na Rússia parecia algo distante da realidade, até que comecei a programar a viagem e percebi que era um programa possível. Neste post, vou compartilhar minha experiência e algumas possibilidades para assistir um espetáculo de balé na Rússia gastando pouco!


Teatro Bolshoi em Moscou

O Teatro Bolshoi foi inaugurado em 1856 com a coroação do Czar Alexandre II e no início, a maioria dos espetáculos era de peças de teatro. Com o tempo, se consolidou sua vocação para o balé. Hoje é considerado um dos prédios mais icônicos de Moscou.

Ao dar uma pesquisada nos preços e disponibilidade do Bolshoi, em Moscou, eu já estava quase desistindo... Mas procurando um pouco mais, vi que tem várias outras opções tanto em Moscou quanto em São Petersburgo. É bacana entrar nos sites dos diversos teatros e conferir a programação para as datas em que você estará na cidade.

No Teatro Bolshoi os ingressos costumam esgotar com antecedência quando são espetáculos consagrados como Lago dos Cisnes, Giselle ou Quebra Nozes. É possível encontrar ingressos para espetáculos menos famosos a partir de R$ 30,00 ou até R$ 900,00 para assistir Lago dos Cisnes em um lugar bom.

Outro teatro de Moscou que também tem alguns balés em sua programação, é o Teatro Musical Stanislavski e Nemirovitch-Dantchenko. Os outros teatros, pelo que pesquisei, são mais voltados à peças de teatro e apresentações musicais.


Teatros em São Petersburgo

O Teatro Alexandrinsky em Sao Petersburgo tem peças clássicas como o Lago dos Cisnes durante todo o ano. A venda de ingressos antecipada é feita pelo site Maximilian. Um pequeno detalhe é que o site é em russo!



Este teatro é conhecido por ser mais "turístico", sendo a maioria do público formada por viajantes. No entanto, os russos também gostam e frequentam as peças. O interior do Alexandrinsky é lindo e vale uma visita mesmo que você não pretenda ver uma apresentação.

O Teatro Mariinsky é conhecido por ter espetáculos de grande qualidade, há mais de 200 anos. O prédio luxuoso foi projeto do arquiteto Antonio Rinaldi. Também vale uma visita, mesmo que não vá assistir um espetáculo.

Outro teatro consagrado em São Petersburgo é o Mikhailovsky e você pode conferir a programação e comprar ingressos aqui.

O espetáculo Lago dos Cisnes no Teatro Alexandrinsky, São Petersburgo

Assim que começamos a programar nossos passeios em São Petersburgo, corri pesquisar os espetáculos disponíveis nas datas em que estaríamos na cidade.

A escolha pelo Teatro Alexandrinsky foi por 2 razões: o Lago dos Cisnes, que era a peça que eu mais sonhava em ver, estava em cartaz. A segunda razão é que fiquei hospedada muito perto deste teatro, o que foi bem conveniente, já que fui sozinha!

Tentei comprar um ingresso antecipadamente pelo site e não sei por qual razão, não completava a transação com o cartão de crédito. Então, logo que cheguei a São Petersburgo fui à bilheteria do Alexandrinsky. Por sorte, encontrei um ingresso para a mesma noite e paguei 1500 rublos (cerca de 90 reais) por um lugar em um camarote que tinha uma vista boa do palco, apesar de ser um pouco longe.



Apesar de ter lido algumas avaliações dizendo que o teatro Teatro Marinsky tivesse uma qualidade superior comparado ao Alexandrinsky, posso dizer que minha experiência não poderia ter sido melhor!

O Lago dos Cisnes: Criado em 1895 por Tchaikovsky a pedido do diretor do Bolshoi, o Lago dos Cisnes já ganhou várias versões diferentes da história da princesa Odette que é transformada em cisne.
O espetáculo aconteceu em 4 atos e teve um pequeno intervalo entre cada parte. Quando o intervalo está acabando, toca uma campainha para retornarmos aos assentos.

Caso não manje muito de balé, vale a pena pesquisar um pouco sobre o que acontece em cada ato, assim você não ficará perdido(a) durante o espetáculo! E posso te garantir que quando a orquestra começa a tocar, é inevitável se emocionar!


Dicas para assistir balé na Russia

  • Tente comprar ingresso com antecedência, pelo site do teatro ou sites de vendas de ingressos como o Maximilian ou Kassir.
  • No dia do balé, sempre chegue antes da hora para encontrar seu lugar com calma e apreciar os ambientes dos teatros, que costumam ser lindos!
  • É proibido entrar depois do início do espetáculo. Minutinhos antes do início, toca uma campainha. Após o terceiro toque, não é mais possível entrar no teatro.
  • Também é proibido filmar ou fotografar durante as peças.
  • Não é permitida a entrada de crianças na maioria dos teatros - a idade mínima é de 12 anos.
  • A maioria dos teatros sugere traje semi formal. Não costumam barrar quem não está adequadamente vestido, mas é legal ir arrumadinho(a).
  • Se ficar em camarotes, nos pisos superiores, procure comprar ingressos para as fileiras da frente (1 e 2) - as de trás (3 e 4) podem ter uma visão limitada do palco.
Então, é isso! Espero que este post te encoraje a fazer esse programa quando viajar para a Rússia. Vai valer a pena, eu prometo!
Se ficou com alguma dúvida, é só perguntar! E se tiver alguma outra dica sobre balé na Rússia, deixe um comentário!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!