O que fazer em Tallinn em 1 ou 2 dias

22 de setembro de 2019
Tallin, a capital da Estônia, tem um dos centros medievais mais preservados da Europa. Cercada por uma muralha construída na Idade Média, a cidade antiga é repleta de ruas estreitas com construções charmosas e muita história. Confira nosso roteiro, descubra o que fazer em Tallin em 1 ou 2 dias e também se apaixone por esta cidade!

O que fazer em Tallin em 1 ou 2 dias

Em primeiro lugar, vamos tentar responder uma perguntinha básica: é possível conhecer Tallin em um dia
Sim, mas se você fizer um bate-volta de outra cidade, provavelmente terá tempo de conhecer apenas o centro histórico.
Ficando 2 dias, dá para conhecer com calma o centro histórico e ir um pouco além, explorando também o moderno distrito de Telliskivi, conhecido como Cidade da Criatividade, ou ainda os museus da cidade. Mas vamos começar pela cidade antiga - Old Town?

Old Town, A cidade antiga - principais pontos turísticos

A cidade antiga de Tallinn é cercada por uma muralha medieval, que ainda tem várias torres de defesa e portões. Na maioria de suas ruas estreitas só andam pedestres. E olha que no verão eles são muitos, já que Tallinn é parada de navios que fazem cruzeiros pelo Mar Báltico.

Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!


Um bom lugar para começar a explorar a Old Town é pelo Viru Gate. Pela rua Viru, logo você estará na Master's Courtyard, cheia de cafés e restaurantes. Siga pela rua Viru até a rua Niguliste, onde fica o centro de informações turísticas. Você poderá pegar um mapa das atrações, se informar sobre o Walking tour, ou seguir caminhando.

De lá, escolha entre explorar a cidade alta (vou falar dela daqui a pouquinho) ou seguir pela cidade baixa. Neste caso, uma opção é caminhar em direção à prefeitura - Town Hall, que fica na Praça da Prefeitura (Raekoja Plats).



Nesta praça fica o local onde funcionou o primeiro café de Tallinn e bem pertinho dele, a farmácia mais antiga do mundo, ainda em funcionamento. No local, turistas que visitam o museu se misturam aos clientes. De lá, siga em direção ao Portão Fat Margarete e saindo dele, pode caminhar em direção ao Mar Báltico ou visitar o Sea Plane Harbour, o museu Marítimo.


Outra opção de trajeto, é entrar pelo Viru e seguir para a Passagem Saint Catherine. Não deixe de andar por toda sua extensão desta rua estreitinha. Ande também ao longo da muralha e se perca pelas inúmeras ruas de pedestres. Você vai encontrar belas construções históricas em qualquer lugar!

Assim como Riga, Tallinn também tem a Casa dos Blackheads e um complexo de prédios chamados de 3 irmãos, além das 3 irmãs.

Toompea, a Cidade Alta e seus mirantes 

A cidade medieval é linda de qualquer ângulo, mas observá-la de cima é ainda melhor! Para tirar uma foto em um lugar bem clássico, vá ao Kohtuosa Viewing Platform.



Para ter uma ótima vista do conjunto de torres Nunna, Sauna e Kuldjala, vá ao mirante Patkuli Viewing Platform, uma das melhores vistas da Old Town.



Outros pontos turísticos que você também não pode perder nessa área são a igreja ortodoxa Alexander Nevsky, a igreja de Saint Mary, o Castelo de Toompea ou a torre Tall Herman e os jardins do Rei Dinamarquês. Reserve também um tempo para passear sem rumo pelas ruas e vielas de Toompea.

Walking Tour do Comunismo

Sempre que possível, fazemos walking tour nas cidades que visitamos. Em Tallinn, há diferentes circuitos, como o tour medieval em que os guias se fantasiam de personagens da Idade Média, e o tour histórico.


Mas por forte recomendação de uma funcionária do centro de informação turística, acabamos escolhendo o tour do comunismo e foi fantástico!! Enquanto caminhávamos pelas ruas do centro histórico, rumo a uma construção às margens do Mar Báltico, nosso guia contou muitas histórias sobre a Guerra Fria, a KGB e outros episódios que aconteceram no período soviético.


Uma curiosidade dessa época é o Hotel Viru, próximo ao Portão Viru, onde funciona um Museu da KGB. Era o único hotel de Tallinn do período soviético e foi com fotos comprometedoras feitas em câmeras escondidas nos quartos, que a KGB recrutou muitos espiões! Tenso, né?

Pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro na Cidade Antiga

  • Muralha e portões (Viru, Tall Herman e Fat Margareth...
  • Mirantes de Toompea (Kohtuosa e Patkuli)
  • Praças: Town Hall e Master's Courtyard
  • Igrejas: São Nicolau, Alexander Nevsky, São Olavo, Holy Spirit...
  • A farmácia mais antiga do mundo em funcionamento
  • O primeiro café de Tallinn

Mas não se contente em conhecer apenas a cidade antiga de Tallinn. Inclua também o Telliskivi em seu roteiro!

Telliskivi ou Distrito da Criatividade

A cidade de Tallinn é conhecida por ter um número enorme de startups, muitas delas concentradas no Telliskivi. Neste distrito, você irá encontrar gente jovem e descolada entre os vários bares, restaurantes e antigos galpões transformados em escritórios.



Comece a explorar o bairro a partir do Mercado Baltic Jam e siga pela rua Reisijate, ou pela rua Kopli e depois Telliskivi



Recomendo que você faça uma refeição por lá! Se você gosta de cervejas artesanais, fique sabendo que o bairro também tem microcervejarias. Aliás, Tallinn tem forte tradição na produção de cerveja artesanal e também de chocolate. Dá pra não amar uma cidade assim?

Onde comer em Tallinn

No centro histórico, um dos restaurantes mais famosos (e caros!) é o Olde Hansa, que serve refeições ao estilo medieval, desde a decoração até o figurino dos funcionários. Mas olhamos o cardápio e achamos o restaurante um tanto "turístico"e caro.

Olde Hansa

Circulando pelo centro histórico e olhando menus, escolhemos o Clay Hill na rua Pikk. Comi um risoto de cogumelos, o Léo foi de hamburguer e o Du escolheu torta de coelho. Gostamos muito da comida!
Outro que achamos interessante no centro histórico foi o Café Veronesi - o dono é italiano e arranha um português!. Eles têm um prato que é um mix de salsichas de carnes exóticas. E ainda, o Leib foi um restaurante muito indicado, mas acabamos não conhecendo.

No Mercado Municipal - Baltic Jam, tem uma área de alimentação bem bacana, com lanchonetes, restaurantes e cafés. No Telliskivi, escolhemos o F-Hoone, e também gostamos tanto da comida quanto do ambiente descolado! Mas nesse bairro tem uma rua cheia de restaurantes (Reisijate), para todos os gostos!

Como chegar a Tallinn

De avião, a partir de outras cidades européias, já que não há voos diretos para o Brasil. A AirBaltic - companhia aérea low cost tem voos de muitas cidades.

De carro alugado, a partir de outras capitais bálticas. Foi o nosso caso, que alugamos um carro em Riga, e depois de conhecermos a Lituania, devolvemos em Tallinn.


De ônibus ou trem: pelos países bálticos, é mais fácil se locomover de ônibus. Nós pegamos um ônibus de lá para São Petersburgo pela Ecolines. Os ônibus são confortáveis e tinha até TV para ver filminhos! Dá para comprar as passagens com antecedência!

De ferry desde Helsinki: A capital da Finlândia fica a poucos mais de 60 km de Tallinn pelo mar báltico. Aliás, no litoral de Tallin dá pra ver a Finlândia! Apesar de não ser uma opção econômica, acaba sendo um passeio!

Ônibus histórico - rodoviária de Tallinn

Onde se hospedar em Tallinn

Alugamos pelo Booking um apartamento na Rua Joe, uma parte bem comercial no centro, mas ainda assim, tranquila. Nosso apartamento era muito bom e funcional. A cozinha é bem equipada e tem até maquina de lavar roupa no banheiro! Além disso, dava para ir caminhando até a Old Town (fica a 950 metros do Portão Viru)

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!