Castelo de Predjama, Eslovênia: um passeio imperdível!

23 de dezembro de 2018
Castelo em uma rocha

O Castelo de Predjama fica próximo a Postojna, na Eslovênia, cidade famosa pelo complexo de cavernas e pelo imponente castelo construído em uma rocha. Só isso já faz de Predjama algo inédito e desperta a curiosidade. Mas não para aí: o castelo ainda tem muita beleza e histórias para contar! Neste post você vai conferir como é a visita ao castelo, com dicas para ajudar a planejar seu passeio.

A história do Castelo de Predjama

A história do castelo começa por volta do início do século XIII. Em sua primeira versão, foi construído dentro de uma caverna, visando segurança ao invés de conforto. E deu certo, porque em mais de 800 anos de história, o castelo nunca sofreu uma invasão.

Castelo construído em uma rocha

Seu morador mais famoso foi o cavaleiro Erazem de Lueg (Erasmo em Português). Perseguido pelos habsburgos, seu castelo ficou cercado por anos e em todo esse período não faltou água potável ou comida, já que havia várias passagens secretas pela rede de cavernas atrás do castelo. Mas o final de Erazem não foi dos melhores: ele foi traído por um servo e morto por seus inimigos.

Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!


Predjama Eslovênia

Diz a lenda que sua namorada o enterrou ao lado da igreja da vila, onde nasceu uma árvore que existe até hoje. Depois de Erazem, o castelo pertenceu a outras famílias, ganhou uma aparência mais "moderna" e passou a oferecer mais conforto aos seus moradores.

Como é a visita ao Castelo de Predjama

Ao pagar o ingresso, você terá acesso a um audioguia, disponível em diversas línguas. Como naquele dia não havia opção em Português, optamos por inglês e o Léo escolheu espanhol.
O audioguia é muito completo e conta a história do castelo e curiosidades sobre os ambientes. Muito fácil usar e se guiar. Mas se preferir, eventualmente há visitas guiadas (pagas à parte).

Castelo de Predjama Eslovênia

Cada um pode fazer a visita a seu tempo, conhecendo os vários ambientes e aparatos usados em cada período de sua história. Por exemplo: na parte da caverna, deu para sentir como o ambiente era inóspito: seguro, mas escuro e úmido o ano todo!

Armaduras Castelo de Predjama Eslovênia

Nas torres de defesa, pudemos ver algumas armas usadas em diferentes épocas e os quartos e salas mostram os móveis dos últimos moradores. É muito interessante notar como algumas paredes construídas se "juntam" às rochas, e formam um contraste interessante entre os ambientes.



Uma curiosidade que aprendemos: há dois riachos que passam subterrâneos ao castelo em direções diferentes: um corre para o Mar Negro e outro para o Adriático!
Após a visita às salas, cozinhas, torres de defesa e caverna, vale muito a pena passear nos arredores do castelo e dar um pulinho até a igreja da vila.

Igreja Predjama Eslovenia

Acredito que 2 horas sejam suficientes para ver com calma o interior do castelo, mas reserve pelo menos mais um tempinho para apreciar o entorno e até uma passadinha na loja de souvenirs, ao lado da recepção. No local, há também um café/lanchonete.

Castelo de Predjama Eslovenia

Em resumo, posso dizer que já visitei vários castelos (tenho paixão por eles) e estava muito ansiosa por conhecer Predjama! A visita é realmente empolgante e não decepciona em nada! É bem justo este castelo entrar para a lista dos mais interessantes e bonitos da Europa!

Castelo de Predjama Eslovenia

Quanto custa para visitar o Castelo de Predjama?

Para visitar apenas o castelo, o preço é 13,80 euros na baixa temporada e 14,90 euros na alta temporada. Mas existe um "combo" com entrada para o castelo e as cavernas, que sai mais barato. Aliás, é perfeitamente possível visitar, em um mesmo dia, o castelo e as cavernas de Postojna, que ficam a 10 km de distância. Se desejar, compre com antecedência seus ingressos no site oficial.

Castelo de Predjama Eslovenia

Como chegar ao castelo de Predjama?

Como rodamos por várias cidades da Eslovênia e Croácia, alugamos um carro. Mas é possível usar transporte público ou comprar um passeio - que geralmente inclui o castelo e as cavernas - em Ljubljana (a 64 km do castelo e 54 km das cavernas).

Onde se hospedar para conhecer Predjama

Existem algumas guest houses na vila de Predjama, próximas ao castelo, mas Postojna oferece muito mais opções de hospedagem e esta foi a nossa opção. Ficamos, na Lemonwood Guest House uma casa antiga, mas toda renovada e super confortável. A localização é muito conveniente, tanto para quem quer visitar o castelo de Predjama, como as cavernas de Postojna.

Imagem: Booking
Nosso quarto tinha cama de casal e beliche (foto acima), mas tem quartos menores para casal e maiores, com até 5 camas, para famílias grandes.
A guesthouse não oferece café da manhã, mas há cafeteira no quarto e uma geladeira para uso comum dos hóspedes no térreo. Para melhorar, a dona é brasileira e foi muito atenciosa com a gente! O marido é esloveno, mas também fala português. Perfeito, né?

Onde comer em Postojna?

Ficamos apenas uma noite na cidade, mas quisemos um jantar especial. Nossos hosts indicaram o Storja Pod Stopnicami (jamais lembraria desse nome! Tive que pegar o folder do restaurante! kkkk) Não é dos restaurantes mais baratos, mas a comida era muito boa e o lugar era bonito!
End: Ulica 1. maja 1 Postojna SI-6230

Gosta de castelos? Então confira mais posts no blog!

Veja mais posts sobre a Eslovênia

Alpes Julianos - Parque do Triglav
Bled: Lago, Ilha e Castelo
Ljubljana - a capital da Eslovênia

Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Castelo de Predjama Eslovenia

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!