Eilean Donan Castle: um castelo cinematográfico nas terras altas da Escócia

26 de outubro de 2018
Eilean Donan Escócia

Dizer que o Eilean Donan, nas terras altas da Escócia, é um Castelo cinematográfico não é exagero e nem força de expressão. Ao longo de seus mais de 8 séculos, o castelo já presenciou muita história e testemunhou gravações de cenas de inúmeros filmes, entre eles Highlander e O melhor amigo da noiva. E embora ele não tenha figurado nas cenas do seriado Outlander, parte da história do século XVIII retratada no seriado, acontece entre as muralhas do Eilean Donan.

Conhecemos a emblemática região das terras altas da Escócia em nosso roteiro pelo Reino Unido e este castelo não poderia ficar de fora da programação. Neste post vou contar um pouco sobre este lugar que nos arrancou suspiros! E se você curte locações de filmes, saiba que este post faz parte de uma blogagem coletiva com este tema. Lá no final tem uma lista de posts para você conferir também!

História do Eilean Donan Castle

Eilean Donan significa "Ilha de Donan", nome da pequena faixa de terra sobre a qual o castelo foi construído, rodeado pelas águas do Lago Duich e ligado ao continente por uma ponte de pedras.
A primeira fortificação foi construída no século XIII muito provavelmente como uma defesa contra as invasões vikings.
No século XVII e XVIII teve papel na revolução dos jacobinos (assista Outlander pra entender melhor...). Com o passar dos séculos o castelo se reduziu a ruínas e em 1911 a propriedade foi  comprada por uma família que o restaurou e trouxe de volta seus dias de glória.

Eilean Donan Escócia

Filmes gravados no Eilean Donan Castle

Highlander, o guerreiro imortal (1986)

Quem não chorou ao ver Connor Macleod carregando sua amada, já sem vida, ao som de Who wants to live forever? Boa parte do filme se passa na Idade Média e muitas cenas do filme foram gravadas no Eilean Donan. Se quiser dar uma espiada, veja esse vídeo!

O Melhor Amigo da Noiva (Made of Honor, 2008)

Nesta comédia romântica, a protagonista está prestes a se casar com um escocês de família nobre e que tem um lindo castelo nas highlands - adivinha qual? É lá que todos os convidados do casamento se hospedam! Uma parte do filme que não me esqueço é da tomada aérea da fila de carros chegando ao castelo, em um raro dia ensolarado nas terras altas - uma das cenas mais bonitas do filme para quem já conhece o Eilean Donan. Há outros lugares lindos da Escócia mostrados no filme, como Portree, na ilha da Skye.

O castelo também aparece em "007: O mundo não é o Bastante" e "Elizabeth" entre outros

Eilean Donan Castelo Escócia

Como chegar ao Eilean Donan Castle

O castelo fica a 114 km de Inverness, a capital das highlands, portanto é bem viável um bate-volta, passando pelo Lago Ness e pelo castelo de Urquhart. Mas caso tenha tempo, uma ideia é incluir a ilha de Skye no roteiro e fazer um pit stop no castelo.
Caso se hospede em Inverness e esteja sem carro, há diversas agências que fazem excursões de ônibus (day trips).
Distâncias: o Eilean Donan fica a 310 km de Edimburgo e 280 km de Glasgow.

Quanto custa a visita e quais os horários?

Eilean Donan Castelo Escócia

O castelo fica aberto para visitação das 10h às 16h, sendo a ultima admissão às 15h.
Adulto: 7,50 libras e criança 4 libras. Preços especiais para famílias (2 adultos e até 3 crianças: 20 libras. Mais informações no site do castelo.

Onde se hospedar para conhecer o Eilean Donan Castle

Nos hospedamos em Inverness e gostamos bastante de ficar nesta cidade. Minha sugestão é escolher uma guest house e desfrutar da hospitalidade dos highlanders!
Próximas ao castelo, há apenas cidades pequenas e a ilha de Skye, mas a região é bem preparada para o turismo e há diversas opções de alojamento.
Mas você também pode se hospedar ao lado do castelo, em uma casa de campo, que pertence aos mesmos donos atuais do Eilean Donan.

E então, já viu algum desses filmes gravados no Eilean Donan? Ficou com vontade de conhecer? Veja todos nossos posts sobre a Escócia e planeje sua viagem!

Gostou do Post? Salve no Pinterest
Eilean Donan Castelo Escócia

Continue lendo sobre locações de filmes em outros blogs

Planeje sua viagem para as Highlands!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

6 comentários

  1. Que sonho que deve ser visitar esse castelo. Não vi ainda nenhum dos filmes gravados lá mas correndo assitir. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiqueo empolgada só em ler que era na Escócia!!! Desde que assistir "Outlander" sonho com as Highlanders! (Inclusive, amei a referência da série para assuntos de conhecimentos históricos! :P) E eu não lembrava que "Melhor Amigo da Noiva" era na Escócia! Mas lembro claramente da ideia dos convidados se hospedarem em um castelo! hahaha #sonhodaminhavida

    ResponderExcluir
  3. Esse castelo é incrível!!!! Eu fiquei super emocionada quando conheci. Aliás, toda a Escócia é maravilhosa, não é? Adorei o texto e as dicas super completas.

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuu, que incrível este castelo! Se tenho vontade de conhecer? Yeeesss!!!
    Babei aqui neste post, completíssimo, este destino foi pra lista imediatamente. Parabéns pela excelente escolha do cenário para esta Blogagem Coletiva. Grande beijo e até Curitiba!

    ResponderExcluir
  5. WOW! Reino Unido sempre foi meu sonho de viagem e tem tanta coisa linda por lá que acho que eu precisaria de uns 6 meses pra matar todas as minhas vontades (por isso nunca fui pra lá ainda kkk).
    Não me lembrava desse castelos nesses filmes, mas com certeza é uma locação maravilhos.
    Obrigada por me trazer mais esse destino! :*

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!