O que fazer em Gonçalves, Minas Gerais

12 de novembro de 2017
 Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves, MG

Gonçalves, Minas Gerais, fica em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1230 metros e tem localização e clima privilegiados para quem busca descanso. O lugar é uma delícia para famílias que curtem ecoturismo, mas também é um ótimo destino para casais, já que muitas pousadas privilegiam um clima romântico.
O turismo vem crescendo por lá. Fazia alguns anos que não íamos pra Gonçalves e senti que a cidade deu uma "gourmetizada" (rs). O centro está bem arrumadinho, há novos restaurantes e os preços subiram um pouco. No entanto, o sossego continua o mesmo! Aliás, Gonçalves se parece muito com a vizinha Monte Verde de 20 anos atrás...
Neste post, você vai encontrar informações para planejar sua viagem e também se encantar pela cidade!

O que fazer em Gonçalves

As atrações vão desde trilhas, cachoeiras, até esportes como rapel. Isso sem falar das inúmeras atividades de turismo rural. Quem tem veículo 4x4 pode se aventurar em algumas trilhas, mas quem tem carro de passeio normal pode aproveitar muito bem as atrações da região, desde que não chova muito. 

Leia também: Onde se Hospedar em Gonçalves

Trilhas em Cachoeiras

Há várias cachoeiras em Gonçalves, algumas delas próximas ao centro, como é o caso da 7 quedas. Na mesma trilha (fácil) também dá pra conhecer as cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro.
Cachoeira 7 Quedas

Na base da Cachoeira do Cruzeiro, há um poço bem legal para tomar um banho gelado! Na entrada da trilha destas cachoeiras há uma lanchonete que tem um açaí delicioso e uma vista lindona das cachoeiras e da montanha.

Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves, MG
Cachoeira do Cruzeiro
Cachoeira do Cruzeiro - Gonçalves, MG
Cachoeira do Cruzeiro

Também próxima ao centro, fica a Cachoeira do Simão. Fomos lá da primeira vez que estivemos em Gonçalves, mas não achamos grande coisa, então nem voltamos dessa vez.
Outra rota é em direção ao bairro dos Martins, onde ficam as cachoeiras das Andorinhas e dos Henriques e uma cachoeira que nunca tínhamos ouvido falar: do Porto.

Cachoeira do Porto - Gonçalves, MG
Cachoeira do Porto

Ao pararmos na estrada para perguntar se estávamos no caminho certo, nos falaram dessa última cachoeira, que não é muito divulgada. Ela fica em uma fazenda, mas a porteira estava destrancada e entramos de boa. A cachoeira não é tão impressionante, mas o lugar tem um visual bem bonito. Além disso, fiquei encantada pela quantidade de tucanos que vimos nesta fazenda.

Gonçalves, MG
Nesta rota, não há sinalização para as cachoeiras e a única fácil de achar é a dos Henriques, que fica próxima à estrada. Nesta cachoeira, é comum encontrar pessoas praticando rapel.

Cachoeira dos Henriques

Trilhas na Montanha

Pedra do Forno

A Pedra do Forno fica na propriedade do restaurante Zé Ovídeo e Glória. O lugar é muito bonito e vale um passeio (e um almoço) mesmo para quem não for fazer a trilha.
A Pedra do Forno é meio puxadinha para quem não está bem preparado. No final há uma parte que temos que subir por grampos instalados nas pedras (confesso que quase desisti nesta parte!).
Trilha pedra do Forno - Gonçalves, MG

A recompensa é uma vista muito bonita, de todos os ângulos. No alto da pedra, há uma capelinha e um livro para assinar. 


Parte fácil da trilha - Pedra do Forno

Pedra Chanfrada

No bairro Terra Fria, fica a Pedra Chanfrada com uma trilha mais leve e também tem uma vista bacana. No alto, há um bosque de pinus que fazem uma sombra deliciosa. Quem sabe daria até pra fazer um piquenique.
Mas o melhor de tudo é o restaurante que fica na base (Ao Pé da Pedra). A melhor pedida é fazer a trilha de manhã e almoçar por lá. Neste mesmo bairro, fica a Cachoeira da Fazendinha (que ainda não conhecemos). 

Pedra do Barnabé

A trilha da Pedra do Barnabé é um pouco puxada para quem não tem muito preparo, porque é íngreme na subida e, depois na descida, judia um pouco do joelho. O trajeto todo leva mais ou menos 2 horas e meia. A trilha é em círculo, então não tem ida e volta... A pedra fica na Floresta Barnabé, em uma propriedade particular e é cobrada uma taxa de manutenção (20,00 por pessoa em 2020).

Pedra da Balança 

Esta trilha fica no município de São Bento do Sapucaí, e a entrada é na trilha da Divisa (rota 4x4). Se for procurar informações, provavelmente vai encontrar a entrada da trilha ao lado da Cachoeira do Tobogã em São Bento, mas na verdade ali começa o caminho de terra e dá pra chegar de carro bem mais próximo à entrada da trilha. Lembrando que até ali, carros comuns chegam se não estiver com lama e se não for um carro muito baixo.
A vista do alto da Pedra da Balança é lindíssima, com a Pedra do Baú ao Fundo!

Pedra do Cruzeiro

A Pedra do Cruzeiro fica no bairro atrás da Pedra e é conhecida pela cruz e capelinha que existem no topo. A subida é por uma estradinha de terra que no final afunila, mas não é bem uma trilha. A vista é bonita, mas não foi uma de nossas favoritas não...

Já a trilha da Pedra Bonita, nós ainda não fizemos, mas parece ser uma trilha mais longa e difícil, levando cerca de 3 horas e meia a 4 horas para completar. Mas é um dos pontos mais altos da região com 2120 metros de altitude.

Além dessas, ainda não conhecemos a Pedra do Jair (no local também tem um restaurante) e a Pedra de São Domingos, em Córrego do Bom Jesus.

Turismo rural

Gonçalves tem inúmeros bairros e um passeio de carro pode render muito para quem gosta de paisagens bucólicas. Aliás, uma das principais "atividades" em Gonçalves é provar comida da roça (mais à frente, no post, você vai encontrar informações sobre os restaurantes).
Gonçalves, MG


Mas ainda há pesqueiros e trutários. Isso sem falar da antiga casa de Pau a Pique que fica no bairro dos Venâncios. A construção tem cerca de 150 anos e está na mesma família desde o início.



O bairro Atrás da Pedra também tem uma atração interessante: de lá você verá a Pedra do Baú, que fica entre os municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.

Outra opção boa para os dias ensolarados é andar de bicicleta pelas estradinhas rurais. Deve ser um prato cheio para quem gosta de mountain bike. Não vimos aluguel de bike lá (não sei afirmar se tem ou não...), então talvez seja legal levar sua própria bicicleta e sair pedalando!

Trilha da Divisa - 4x4

Um passeio que fizemos apenas recentemente, depois de inúmeras vezes em Gonçalves, foi a trilha da divisa, que passa pela Serra da Balança. O Caminho começa no Bairro dos Venâncios, passa em frente ao restaurante da Vilma e segue rumo a São Bento do Sapucaí, em SP. Próximo à pedra da Balança, a visão é de tirar o fôlego, com a Pedra do Baú ao fundo. Neste dia nos animamos e tocamos até à base da Pedra do Baú, em São Bento.

Compras

No centrinho de Gonçalves há várias lojas que valem uma visita, como a Arte Zen (com tapetes de tear, aromatizadores), Sabia Sabiá (decoração e jardinagem), Senhora das Especiarias (geléias e temperos), Pau Véio (antiguidades e madeira de demolição), entre outras.

Para comprar um vinho, há um empório - o Bar do Marcelo, ou Gonçalvinhos - bem em frente à igreja. Há também alguns mercados no centro, como o Ilustre, onde você encontrará, além do básico, cervejas artesanais.

Saindo do centro, tem o Sítio 3 Barras, que produz e vende geléias, açúcar aromatizado (experimente o de cardamomo) e alguns produtos orgânicos. Tudo isso com uma vista para a Pedra do Baú, da varanda!


Feirinha de Orgânicos - aos sábados

A feira dos Orgânicos da Mantiqueira acontece aos sábados (das 9h às 13h). Além da venda de orgânicos e artesanatos locais, tem opções de café da manhã para quem não está hospedado em pousada. A feirinha fica super movimentada e parece ser um passeio bem apreciado por quem tem casa de férias na região. 
Endereço: Rua Fausto Resende de Sousa, 183 (estrada para São Sebastião das Três Orelhas).

Onde comer em Gonçalves

Restaurantes na Cidade

Dessa última viagem, estava acontecendo um Festival Gastronômico, por isso acabamos comendo pouco em restaurantes. Mas uma noite escolhemos jantar no Café com Verso, que já conhecíamos e adoramos voltar. À tarde, tomamos café na Padaria São Francisco e no Flor de Cerejeira (achei esse meio carinho...)
Padaria São Francisco
Café Flor de Cerejeira Gonçalves, MG
Rabanada - Flor de Cerejeira

Alguns restaurantes que já conhecemos antes (e também gostamos) foram: Porto do Céu, Le Bistrô e
Sabores da Mantiqueira (ainda me lembro da sopa de salsão que comi lá)

E ainda há outros restaurantes bem avaliados, mas que não chegamos a experimentar, como o Janela com Tramelas, ou o Quintal da Bel, em uma casa muito linda, onde era a loja Senhora das Especiarias.

Cervejarias:

Gonçalves tem duas cervejarias que valem uma visita: 
- A 3 Orelhas que, além de ter ótimas cervejas, é linda e fica num local privilegiado, com uma vista surreal da Serra da Mantiqueira
- A Tereza, despretensiosamente chamada de "nano cervejaria", um lugar muito simpático que serve vários tipos de cerveja, porções e petiscos.

Restaurantes na "roça"

Restaurante ao Pé da Pedra -  Gonçalves, MG
Restaurante Ao Pé da Pedra e a Pedra Chanfrada ao fundo

Vale a pena se aventurar pelas estradinhas de terra à caça de comida! Muitas fazendas da região oferecem almoço tipicamente mineiro, servido em fogão a lenha. Como ficam na área rural, o trajeto até os restaurantes são uma atração à parte. Alguns que já conhecemos e recomendamos:

Restaurante da Vilma
Carne de lata deliciosa, sempre acompanhada de outras delícias da culinária mineira. Já faz alguns anos que estivemos lá, mas ainda continua sendo o mais recomendado de Gonçalves.

Ao Pé da Pedra

Com vista para a Pedra Chanfrada, o Ao Pé da Pedra também tem comida típica mineira muito saborosa. Para beber, cervejas especiais (R$ 30,00 a garrafa) ou caipirinha feita com limão cravo!
Chegue cedo e suba a trilha da Pedra, que tem uma floresta de pinus no topo e uma vista muito bonita das montanhas. O preço da refeição, para se servir à vontade é R$35,00 por pessoa. Criança paga meia (preços de novembro/2017)
Restaurante ao Pé da Pedra -  Gonçalves, MG
Reparem no fogão!!!


Zé Ovídeo e Glória
Na base da trilha para a Pedra do Forno, é uma opção
para quem vai fazer a trilha até o topo. O restaurante fica em uma casa, rodeada de jardins, araucárias e uma bela paisagem rural.
Restaurante Zé Ovídeo -  Gonçalves, MG
Restaurante Zé Ovídeo e Glória 
Restaurante Zé Ovídeo -  Gonçalves, MG

Se estiver em Gonçalves durante semana, é bom se informar sobre o horário de funcionamento destes restaurantes, pois nem todos abrem diariamente!

Onde se hospedar em Gonçalves

As pousadas charmosas são inúmeras, próprias para casais. Mesmo assim, não conheço nenhuma que tenha restrição com crianças. E ainda tem hostel e casas de temporada.
Gonçalves, MG
Pousada Trem das Cores

Já nos hospedamos na Trem das Cores (chalés com banheira e visual bem mineiro) e na Espelho d'Água (chalés com hidro e vista da montanha ou das cachoeiras). Gostamos muito de ambas, pois têm quartos confortáveis, ótimo café da manhã e ficam próximas ao centro e a cachoeiras. Gostei tanto dessa pousada que escrevi um post! (Clique aqui pra ler!)

Espelho d'água Gonçalves, MG
Espelho D'água
Espelho d'água Gonçalves, MG
Espelho D'água

Como chegar em Gonçalves


Dependendo de onde está, você chegará por terra ou asfalto. Do interior de SP, é mais fácil chegar por terra, a partir de Cambuí, MG. De São Paulo, o caminho por asfalto (por Paraisópolis) é mais rápido, mas pela Fernão Dias, pegando um trecho de terra, é mais curto e talvez mais bonito.
Para entender melhor a localização, siga este link e trace rotas a partir do seu destino no Google Maps!

Distâncias:

São Paulo: 221 km
Campinas: 178 km
Belo Horizonte: 459 km
Rio de Janeiro: 374 km

Gostou do Post? Salve no Pinterest! E aproveite para nos seguir!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

8 comentários

  1. Adoro lugares para passar bons momentos em família junto de muita natureza e Gonçalves parece uma boa pedida. Ótimas dicas, fiquei morrendo de vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Lili, eu simplesmente piro com esses seus posts sobre Minas! Mineira que sou, fico no maior orgulho do meu estado e das belezas escondidas que ele têm e você desbrava! :)

    ResponderExcluir
  3. Gente que lugar inesperado é lindo. Adorei e desejei!

    ResponderExcluir
  4. Que lugarzinho mais gostoso para passar um tempo relaxando! Adoro esse contato de natureza. É perfeito para descansar! Muito lindo esse lugar. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Gonçalves. Fui há alguns anos já, mas consegui conhecer algumas destas belas cachoeiras e comi uma sobremesa da qual não me esqueço, até faço em casa: banana com queijo minas e farinha de milho. Acho que o restaurante era o Eliézer na Roça, nem sei se ainda existe. Mas que lugar ótimo de recordar! :)

    ResponderExcluir
  6. Que graça de cidade ! Já tinha ouvido falar várias vezes mas não imaginava um lugar com tantas coisas legais para fazer.Gosto muito de cidades assim.
    Muitas dicas boas: passeios,restaurantes e pousadas. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Liliane, estou louca pra fazer esse roteiro! Vou linkar esse post no meu sobre um dia em Gonçalves, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia!!! Muito obrigada! Gonçalves é uma delícia, né?

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!