De Monterey a Big Sur: o melhor trecho da Pacific Coast Highway.

20 de novembro de 2016
Highway 1

A Pacific Coast Highway, também conhecida como Hwy 1, é daqueles lugares em que o destino pouco importa, afinal o caminho é a atração! 
 
Esta é uma das road trips mais populares na Califórnia e estava na minha lista de desejos há muito tempo. Mas como nosso roteiro incluía um trecho pequeno da costa, tiramos um dia para percorrer o caminho de Monterey até a famosa cachoeira McWay Falls, um pouco ao sul de Big Sur. 

17 mile drive

Saímos de Monterey pela manhã. Passamos em um mercado comprar lanches para fazer um piquenique, assim poderíamos fazer os passeios sem pressa, parando para comer na hora em que sentíssemos vontade. 

Highway 1

17 Mile Drive

Iniciamos nosso passeio em Peeble Beach, pela 17 Mile Drive. Como o próprio nome anuncia, é uma estrada cênica de 17 milhas (aproximadamente 27 km). O que eu não sabia é que o trajeto faz um loop passando por dentro de um condomínio com vários campos de golfe, parte dele também beirando o Pacífico, com belos pontos de observação, todos sinalizados.

17 mile drive

Ainda era manhã e a névoa (fog) estava um pouco intensa, prejudicando a visão. Mas ao longo do dia, especialmente lá pela hora do almoço, o tempo  já estava bem mais limpo!

17 mile drive

Peeble Beach é muito próximo a Carmel, mas planejamos visitá-la no trajeto de volta. Então, deixamos a 17 Mile Drive para trás e pegamos a Hwy 1 com destino a Big Sur. (Para entrar na 17 Mile Drive, paga-se uma taxa de 10 dólares por carro)

17 mile drive

De lá, pode-se ir até Point Lobos, observar leões marinhos, o que acabamos não fazendo, pois já tínhamos visto muitos deles (e baleias também) em Monterey e por estarmos ansiosos para "cair na estrada".

Pacific Coast Highway

Já na Hwy 1, fomos parando nos lugares que achávamos bonitos. Na verdade, sempre que havia vários carros parados, isso era sinal que valia a parada para uma foto!

Pacific Coast Highway

Bixby Bridge

Esta é uma das pontes mais fotografadas na costa oeste. Assim como outras pontes no caminho, fica a impressão que passam sobre o mar. 

Highway 1

É incrível atravessá-las e vale a pena ir devagar, admirando as cores do Oceano Pacífico, se a névoa permitir! 😄

Highway 1

Big Sur

É um lugar que não se assemelha muito a uma cidade... Tem um aspecto quase rural, com cafés, pousadas (algumas bem charmosas), restaurantes e uma escola para lembrar que por ali também há moradores, apesar de quase não vermos casas. 

Pacific Coast Highway

Se precisar abastecer o carro ou seu estômago, vai encontrar algo em Big Sur!

Pacific Coast Highway

Este é um dos poucos trechos do caminho em que a rodovia não passa beirando o mar. Em Big Sur, atravessamos bosques lindos de ciprestes e outras árvores parecidas com sequoias.

Mckway Falls

Sem dúvida, um dos cenários mais incríves da Highway 1. Localizada na reserva Julia Pfeifer Burns, a cachoeira deságua na areia da praia ou no próprio mar, dependendo da maré. Infelizmente o caminho até a praia estava fechado, então não pudemos descer até a base, o que teria sido bem legal.

Pacific Coast Highway

Como julho é um mês bem seco, o volume de água estava pequeno. Vale dizer que o próprio parque estava fechado por conta de um incêndio que deu um certo trabalho para ser controlado. Aliás, o dia todo cruzamos com carros de bombeiros!
Após visitarmos as Mckway Falls, pegamos o caminho de volta, mas se você tiver mais dias disponíveis, recomendo o roteiro completo pela Highway 1, de São Francisco a Los Angeles, feito pela Mari do Ideias na Mala.

Highway 1

Carmel-by-the-Sea

Foi nossa ultima parada, na volta para Monterey. Passamos a tarde pelas ruas, galerias, lojas e conhecendo a histórica Mission Carmel. A cidadezinha realmente esbanja charme e vale uma visita um pouco mais demorada! Contei detalhes do nosso passeio neste post.

Pacific Coast Highway

Algumas dicas para aproveitar a Hwy 1

A direção mais óbvia é fazer o caminho  de São Francisco a Los Angeles (e não o contrário) porque é uma pista de mão dupla e, caso estiver "subindo" em direção a São Francisco, terá que cruzar a pista várias vezes pois as paradas estão "na mão" de quem está descendo. 

Hwy 1

Há pontes estreitas na estrada e às vezes é preciso ter bastante cuidado pois as paisagens distraem nossa atenção com facilidade!
O ideal é alugar carro ou moto, para fazer tudo ao seu ritmo. Mas há gente que faça o trecho de bike também. 
Recomenda-se abastecer o carro e até comprar alguns lanches pois quase não há postos no caminho. 

Veja também outros posts sobre a Califórnia:
Carmel by the Sea
California: paraíso da Craft Beer
Kings Canyon National Park
Parque Nacional das Sequoias
Observando Baleias em Monterey
Vale do Sonoma


Mapa:


De Monterey até McWay Falls, são 67 km, mas ainda percorremos a 17 Mile Drive. O mapa abaixo mostra nosso trajeto (clique para "navegar")



Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Curtiu o post? Então, em sua próxima viagem, que tal reservar seu hotel pelo Booking e seu carro pela RentCars, nossos parceiros? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando nos banners abaixo:





Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, siga o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

3 comentários

  1. Eu gostei bastante dessa viagem e amei ver suas fotos e relatos aqui. Que saudade. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Juro que foi até então, um dos lugares mais bacanas que já visitei. Foram férias inesquecíveis! Adorei relembrar lendo teu post.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz uma road trip, será que dou conta? Adorei seu relato, e amei , óbvio, a cidadezinha da última parada. Minha cara. Besitos.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!