Cachoeiras Incríveis para conhecer no sul do Brasil

3 de agosto de 2016
O Brasil tem cachoeiras incríveis em todo seu território. Quem conhece um pouquinho do nosso país, já sabe bem disso. A novidade é que estamos iniciando - com a colaboração de vários outros blogs de viagem - uma série especial sobre cachoeiras, pelas 5 regiões brasileiras. Começando pela região sul, hoje trazemos atrações nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Assim, quem ainda for curtir um friozinho por lá, pode aproveitar e visitar uma dessas lindas cachoeiras!
Cachoeira Salto Ventoso Farroupilha
Salto Ventoso - Farroupilha (Foto: Blog Cuore Curioso)

#Paraná:

1) Salto São João - Prudentópolis
Fica em propriedade particular, mas aberta à visitação (paga). Distante cerca de 22 km da cidade, são 84 metros de queda. Não está entre as mais altas, mas é uma das mais belas. Podemos avistá-la de longe em um mirante e depois ir até o topo, em uma caminhada curta e fácil que leva bem na caída dela. Já o poço não sei dizer se é acessível, não tentamos. (Mônica Souza, Família Viagem).Salto Barão do Rio Branco2) Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
É uma das menores da região, com “apenas” 64 metros. Mas o volume d´água é impressionante. Lá funciona a usina de geração de energia da empresa Santa Clara (papéis). Acesso gratuito e muito fácil. Podemos visitar a queda e descer 478 degraus até o poço, uma área rodeada de pedras grandes onde podemos ficar para contemplar (nadar não dá, muito revoltoso!) (Mônica Souza, Família Viagem)
Salto Barão do Rio Branco
Salto Rio Branco
Salto Barão do Rio Branco
Salto Barão do Rio Branco
3) Salto São Francisco, Prudentópolis:
É a maior queda d´água da região Sul e a quinta do Brasil. Fica em um parque municipal bem cuidado, com entrada gratuita, distante cerca de 50 km da cidade. São 196 metros de queda livre, com grande volume de água. Ao mirante chega-se por caminhada curta de uns 10 minutos. É possível ir até rio que a forma e ver o topo, onde há também uma cacheira pequena. Já para o poço, a trilha é difícil, não chegamos a fazer" (Mônica Souza - Blog Família Viagem)
Cachoeira Prudentópolis
Salto São Francisco - Foto: Família Viagem
E quem também visitou o Salto São Francisco foi o pessoal do blog de Mochila e Caneca. Confira aqui!

4) Salto Morato, Guaraqueçaba
Ainda no estado do Paraná, a 160 km de Curitiba, fica a reserva Salto Morato. A cachoeira, que leva o mesmo nome, fica em uma das trilhas da reserva, onde também é possível acampar. Quem fez acampamento com as crianças lá, foi a Patrícia Papp, do blog Viajo com Filhos. Confira mais clicando aqui!
Cachoeira Salto Morato
#Santa Catarina

5) Cascata do Avencal
Em Urubici, na serra catarinense, fica esta cachoeira, com 100 metros de queda livre! Pode ser observada de um mirante (R$ 3,00 por pessoa), ou de baixo, percorrendo uma trilha cheia de pedras, com alguns trechos escorregadios. Veja mais neste post!
Cascata do Avencal - Urubici

# Rio Grande do Sul

6) Cascata dos Amores, em Pinto Bandeira: 
No interior de Bento Gonçalves, RS, em meio ao vale dos vinhedos, a Cascata dos Amores faz jus ao nome. Não tem como não amar a vista desde o pequeno mirante na estrada. (Cláudia Bins - Blog As Passeadeiras)
Cascata dos Amores, Pinto Bandeira
7) Cascata do Caracol, Canela:
O maior cartão-postal da cidade tem uma queda livre de 131 metros e quem visita o Parque do Caracol pode apreciá-la de vários ângulos. (Cláudia Bins - Blog As Passeadeiras)
Cascata do Caracol8) Cachoeira das Andorinhas, no Parque Itaimbezinho - Cambará do Sul Visível desde a Trilha do Vértice é linda e pode-se levar crianças, pois a trilha é bem tranquila. (Cláudia Bins - Blog As Passeadeiras)
Cascata das Andorinhas
Foto: Cláudia Bins - www.aspasseadeiras.com.br
9) Salto Ventoso, Farroupilha: o parque foi recentemente reformulado para atender melhor aos turistas. Há restaurante e passeios sinalizados. Nesta cachoeira foi filmada uma cena importante do filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar (Cristina Leonhardt - Blog Cuore Curioso).
Salto Ventoso Farroupilha
10) Viaduto 13, Vespasiano Correa: 
Aos pés do Viaduto 13, há um lugar fantástico de visitação e esportes como rafting, ciclismo de montanha, escalada, trekking... Esta cachoeira é num camping que fica aos pés do viaduto, água limpinha que dá para tomar banho (apenas no verão, porque a água é beeeeem gelada mesmo). Cristina Leonhardt - Blog Cuore Curioso. Para saber mais, clique aqui
Viaduto 13 Vespasiano Correa
11) Salto do Yucumã, Derrubadas, RS
Fica localizada no Parque Estadual do Turvo, na divisa com a Argentina. O Salto do Yucumã tem 1.800 metros de extensão e cerca de 20m de altura. Na realidade o salto fica em solo argentino e é acessado por trilhas no lado brasileiro. O volume de água varia bastante de acordo com as cheias do rio.
(Andrea Barros, blog Do RS para o Mundo). Veja mais clicando aqui!
Salto do Yucumã, RS
12) Cachoeira dos Venâncios, Jaquirana
A cahoeira fica dentro de uma fazenda em Jaquirana, RS, na região dos Campos de Cima da Serra. O Rio Camisas forma várias quedas e piscinas naturais. (Luciane Aquino - Blog Vou Viajar)
Cachoeira dos Venâncios, Jaquirana
13) Cachoeira do Passo S, Jaquirana
Ali, a água do rio Tainhas cai de um lajeado de 80 metros de largura sobre um campo lindo, cheio de araucárias (Luciane Aquino, Blog Vou Viajar). Saiba mais sobre esta cachoeira, clicando aqui)
Cachoeira do Passo S, Jaquirana
E aí, #partiusuldoBrasil? Fiquei morrendo de vontade de conhecer estas cachoeiras. Eu nunca tinha ouvido falar da maioria delas (e olha que eu amo!!) e agradeço a participação dos outros blogs por essas dicas incríveis!
E você, tem alguma dica especial de cachoeira? Manda pra gente! Ainda vamos publicar posts sobre as regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste! E se tiver mais dicas da região Sul, manda ver! Deixe um comentário!
Confira também: 10 cachoeiras para conhecer na Região Sudeste
___________________________________________________________
Procurando hospedagem em qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:

____________________________________________________________
Gostou das dicas? Espero que sim! Para não perder nenhuma novidade, fique ligado(a): Já curte nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!! Assine nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

4 comentários

  1. Muito legal, Liliane. Estou super curiosa para ver a sequência dos posts!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e já estou ansiosa pelos próximos! Obrigada por mencionar @aspasseadeiras ♥.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o post e já estou ansiosa pelos próximos! Obrigada por mencionar @aspasseadeiras ♥.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei o post e já estou ansiosa pelos próximos! Obrigada por mencionar @aspasseadeiras ♥.

    Beijos

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!