Camden Market: uma Babel Gastronômica

17 de julho de 2016
Camden Market Londres
O Camden Market é um dos lugares mais disputados de Londres, atraindo cerca de 500 mil visitantes por semana. É gente pra caramba! Além de artes, artesanato, roupas e antiguidades, o mercado de comida (street food) é um caso à parte e é dele que vou falar neste post!

Um pouco de história
No final do século XVIII, esta era uma área praticamente rural - não é à toa que uma das vias de acesso ao mercado se chame Chalk Farm Road. O Stables (hoje um point de moda alternativa) era um estábulo, e havia até uma espécie de "hospital" para tratar de cavalos feridos.
Camden Market Londres

Camden Market Londres
A região mudou e se desenvolveu depois da construção do Regent's Canal, ganhando uma cara mais "industrial". Aliás, a área era lotada de destilarias de gin! Mas ainda demoraria para existir um mercado no local.
Camden Market Londres
O cenário mudou mesmo na década de 70 - o movimento punk ganhou vida e explodiu nesta região! Um dos lugares que serviram de palco a bandas como Sex Pistols e The Clash foi o Dingwalls - casa de shows praticamente anexa ao mercado, que existe ainda hoje. 
Camden Market Londres
Camden Market Londres

Em 1976 começou uma pequena feira no "quintal" do Dingwalls, com venda de artes, antiguidades e artesanato. Aos poucos, foi ganhando vida e fama e crescendo em paralelo ao movimento punk. Com o tempo, novas "alas" foram inauguradas e hoje se encontra praticamente de tudo por lá!
Camden Market Londres
Neste mês de julho (2016), o Camden Market completa 40 anos de existência, o que praticamente coincide com a história do movimento punk. 
Camden Market Londres
Leia também:
Camden Market Londres
E hoje?
Embora haja um mundo de coisas sendo vendidas por lá, quero focar na parte de comidas! O mercado de street food é praticamente inigualável em opções! Há barraquinhas de todo tipo de comida e o que eu achei mais interessante: a maioria delas realmente é comandada por pessoas de diferentes nacionalidades! Perdi a conta de quantas línguas se falam naquele mercado...
Camden Market Londres
Assim, se você for comer um crepe, vai ser atendido em sotaque francês. Se for provar comida peruana, dá-lhe sotaque andino. 
Camden Market Londres
Eu optei pela Piadina (6 libras), uma massa fininha tipo pizza. Na barraca, 3 italianos conversavam muito entre si enquanto aprontavam as piadinas. Ao mesmo tempo, um deles contava a uma cliente galesa que eles eram do sul da Itália! 
Camden Market Londres
O marido comeu paella e, claro, foi atendido por um espanhol. Em outro dia, voltamos ao mercado à tarde para tomar café etíope e, com o mercado mais vazio, encontramos até uma barraquinha de tapioca!
Camden Market Londres
Enfim, você provavelmente vai comer em pé e, dependendo da época do ano, disputar espaço com uma pequena multidão. Mas vale muito a pena!
Camden Market Londres
Camden Market Londres
Dicas para visitar: 
- Concilie com uma voltinha pelo Camden - ou até um passeio de barco pelo Regent's Canal;
- Aguarde um barco cruzar o canal, para ver o Camden Lock ser aberto manualmente!
- Leve dinheiro, pois nem todas as barraquinhas aceitam cartão!
- Metrô: Camden Town
- Horário: 10h às 18h. 
Camden Market Londres
Camden Market Londres
Se quiser comprar ingressos para as principais atrações de Londres, com direito a escapar da fila, siga o link da Ticket Bar, nossa parceira! 
Camden Market Londres


Gostou do Post? Salve no Pinterest!

_________________________________________________________
Procurando hospedagem em Londres ou qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:

_________________________________________________________

Gostou das dicas? Espero que sim! Para não perder nenhuma novidade, fique ligado(a): Já curte nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!! Assine nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Para ver algumas opções de comida no Camden, siga este link aqui!
Os dados históricos deste post foram baseados neste site aqui!

7 comentários

  1. adoro mercados e feiras, comer comidas fresquinhas preparadas por nativos. Passear pro esse canal é tb uma ótima opção.

    ResponderExcluir
  2. Uau! E como escolher o que comer com tanta opção assim? A libriana dentro de mim pira!rs

    ResponderExcluir
  3. Tentador! Morro de vontade de visitar!
    Um dos meus arrependimentos foi não ter ido ao Camdem Market quando estive em Londres. Foi uma viagem bem de última hora e confesso que por pura preguiça e cansaço mental não preparei roteiro. confiei no maridão que já esteve por lá várias vezes pra me guiar e acabou dando o óbvio: gastamos tempo demais em atrações que nem valiam tanto a pena e deixamos várias outras de fora.
    Lição aprendida - viajar sem roteiro, apenas pra onde já conheço bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, eu sempre falo que é bom deixar algo por fazer... sempre um pretexto pra voltar! Bjs

      Excluir
    2. Simone, eu sempre falo que é bom deixar algo por fazer... sempre um pretexto pra voltar! Bjs

      Excluir
  4. Não tem como ir a Londres e não ir à Camden Town. É muitoooo legalll!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse lugar. e adorei seu post. :) Boas lembranças

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!