De São Miguel do Gostoso a Galinhos, RN – onde conhecer o nordeste "roots"

26 de novembro de 2015
Galinhos, RNSão Miguel do Gostoso tem sido um assunto bastante frequente por aqui! Já contei sobre algumas coisas para se fazer por lá e ainda dei algumas dicas para o Guia de Praias do Nordeste, da Pulp Edicções. Uma das minhas sugestões para o guia foi passar um dia em Galinhos que também fica no Rio Grande do Norte.
É uma região que ainda não foi explorada por grandes empresas de turismo. Não há quiosques sofisticados ou restaurantes com "chefs importados", nem resorts. Nada de pousadas com spa da L'Occitane - apesar de haver opções confortáveis e charmosas.


Praias desertas pelo caminho
No lugar disso, em cada cidadezinha, há um roda de conversa na rua, e pessoas que ainda olham nos carros para ver se é alguém conhecido. A sensação é de um lugar em que os moradores ainda vivem sem ter se adaptado ao turismo. Então, se você quer saber como eram algumas praias famosas há uns 40 anos atrás, este é o lugar!

Praia Dois Irmãos
Para fazer um bate e volta a partir de São Miguel do Gostoso é preciso veículo 4x4 ou bugue (bugre, como eles dizem lá) já que boa parte do trajeto é feito à beira-mar, na maré baixa. Há agências e bugueiros que fazem este passeio, mas se estiver de carro comum, é preciso ir pelas rodovias estaduais, e passar longe da praia, em um trajeto de mais ou menos duas horas.
O passeio de um dia até Galinhos - nossa experiência:
Saímos de São Miguel do Gostoso pela manhã e fomos à beira-mar passando por praias quase ou totalmente desertas, usinas eólicas e dunas.
Ouriço, na Praia 2 Irmãos

Depois de brincar em algumas dunas, com muita emoção (muito pouca, na verdade...rs), paramos na pequenina Caiçara do Norte para comprar mais algumas coisas e abastecer nosso isopor. 

Nesta cidadezinha, há mercados de peixe na rua (muitos pescadores montam uma barraquinha em frente à própria casa) e, dependendo da época, dá para comprar peixes como atum, ou mesmo lagostas. Uma boa pedida se estiver em casa de aluguel, pois o preço certamente irá compensar.


No caminho, ainda vimos casas que foram praticamente "engolidas" por dunas. É interessante
 ver o movimento das dunas e a força da natureza que se impõe a qualquer vontade de construir em alguns locais. Aliás, se você é "areiofóbico(a)" arme-se de paciência: muita areia e muito vento, especialmente nas dunas!


Chegando em Galinhos fomos até um pier onde ficam atracadas as embarcações. 
Fechamos um barco para nosso grupo (éramos 12, entre adultos e crianças), por um total de R$ 200,00 e o passeio durou a tarde toda. Levamos nossas comidas e bebidas, pois não havia este serviço no barco. Mas há restaurantes, caso queira almoçar antes ou após o passeio. 
Abaixo, algumas imagens da nossa navegação:

Galinhos, RN
Galinhos, RN
Galinhos, RN

O barco percorre lentamente um canal, passando por mangues e dunas ao fundo. Finalmente chega ao ápice do passeio: as salinas! Ali, faz uma rápida parada para mostrar os blocos de sal grosso que são extraídos de lá.

Galinhos, RN

Depois faz uma parada em um lugar de areia muito branquinha para um banho de mar. Ficamos sabendo que lá foram gravadas cenas de uma novela (Cama de Gato, 2009)

Galinhos, RN
Galinhos, RN

No trajeto de volta, paramos em uma praia em Caiçara do Norte e ficamos lá, esperando o sol se por e a maré voltar a baixar. Enquanto isso, improvisamos um peixe na brasa, que as crianças adoraram!

Caiçara do Norte, RN

Caiçara do Norte, RN
Chegamos em Gostoso à noite, com a certeza de um dia de férias muito bem aproveitado!

Reserva de hotel/pousada: Se estiver procurando hotel em São Miguel do Gostoso, Galinhos, ou em qualquer outro lugar do mundo, veja as opções pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

8 comentários

  1. Que lugar maravilhoso! Me arrependo por não ter ido quando fui pro RN. Vou ter que voltar...hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Eu acho ótimo deixar sempre uma coisa por conhecer, para sermos "obrigados" a voltar!!! Rsrs Abraços!!!

      Excluir
  2. Adorei!!! Estou com tantas saudades do Brasil que consigo até sentir o cheiro de maresia só de ver suas fotos!
    Ótima dica
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  3. Lindo lugar!! Adoro esses lugares pouco explorados, são muito mais bonitos, pq infelizmente o homem sempre estraga a natureza
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Que dia de férias maravilhoso! Como um lugar assim é tão pouco divulgado, né? Adorei a foto do salto nas dunas, deve ser muito gostoso.
    Um beijo e obrigada por compartilhar um lugar tão lindo.
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Gente, que lugar é esse! Estou apaixonada pelas fotos, que paraíso! Nunca ouvi falar em São Miguel do Gostoso! Tô bobaa!! Adorei tudo! Coloquei na minha lista! Beijos, Julia

    ResponderExcluir
  6. Que fotos! Tenho muita vontade de ir para São Miguel! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Existem travesssias de rios com balsas neste caminho?
    O nivel de dificuldade da trilha é moderado?

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!