Rota Ecológica em Alagoas: o que fazer, além de descansar

10 de setembro de 2015
Praia de Bitingui, em Japaratinga
No litoral norte de Alagoas se encontra a segunda maior barreira de corais do mundo (em extensão), ao longo de 130 quilômetros da costa. O trecho chamado de Rota Ecológica se estende de Japaratinga a Barra de Camaragibe por pouco mais de 30 quilômetros. 
As praias são lindíssimas e convidam ao descanso e contemplação. Mas também são ótimas para caminhar e em algumas delas é possível praticar Stand up Padle Surf. Sem falar nos recifes de corais que criam as condições ideais a um mergulho livre
Vamos ao que interessa: quais foram nossos programas favoritos (além, é claro de relaxar e fazer quase nada...).

Praias:

Se você vai até a Rota Ecológica é por causa das praias, né? Nos hospedamos em Japaratinga e gostamos muito da praia de Bitingui. Em São Miguel dos Milagres, as praias do Patacho e do Toque são as grandes estrelas da região. Mas um desafio difícil de cumprir é encontrar uma praia que não seja bonita em toda a extensão da rota. Então aqui vai nossa seleção das praias da Rota Ecológica:
Mapa com a localização de algumas praias da Rota Ecológica (Fonte: Google Maps)

Se você viaja com crianças, não pode deixar de conhecer 

Praia do Patacho:

Fomos a esta praia em um domingo e, mesmo assim, não estava cheia! O movimento era mais de locais, que de turistas. Dá para aproveitar a sombra do coqueiral e ficar horas lá! Mas é uma delícia caminhar dentro da água. Você anda, anda... anda mais um pouco e a profundidade da água ainda não chegou perto do joelho!! Estas águas rasinhas são perfeitas para os pequenos!!!
Existe um local para day-use, com piscina, restaurante e outros confortos. Mas preferimos ficar por nossa conta mesmo. Neste caso, como não há quiosques (perfeito, né?), é preciso levar sua farofa seu lanche e bebidas! 
Quer uma dica?? Leve uma bolsa térmica, ou compre um pequeno isopor em um mercado local, pois há praias em que realmente você não encontrará nada para comer ou beber!
Praia do Patacho
Praia do Patacho

Praia do Toque:

Esta praia nos pareceu ainda mais tranquila que a do Patacho, mas é igualmente linda! À semelhança da maior parte de praias da região, as águas são muuuito rasinhas. É como uma piscininha gigante!
É preciso se informar sobre como chegar até à praia, e se aventurar por estradinhas sem asfalto. Mas isto garante que a praia fique ainda mais protegida do turismo de massa!
Aqui nesta praia está uma das pousadas pioneiras em hospedagem de charme: a Pousada do Toque!!
Praia do Toque - e o Léo correndo lá longe...
Praia do Toque
Praia do Toque

Bitingui:

Esta praia foi um sossego só! Cruzamos com poucas pessoas durante o tempo que permanecemos lá. A receita da beleza é simples: mar azul-esverdeado, um riacho de água doce, e coqueirais a perder de vista. Nesta praia há um quiosque, mas não fomos lá conferir as opções, porque dali iríamos para o mergulho na praia central de Japaratinga. 
Diferentemente das praias do Toque e do Patacho, esta fica mais próxima à estrada, portanto o acesso é mais fácil.
Bitingui

"Curral" de peixes em Bitingui
Bitingui
Bitingui
Além destas, outras praias bem "famosas" são a do Marceneiro, a de São Miguel dos Milagres e a do Riacho. Mas estas duas últimas foram as que menos exploramos.

Se quiser saber mais, no blog Segredos de Viagem tem um post bem completinho sobre a Praia de São Miguel dos Milagres.

Praia do Marceneiro
Praia de São Miguel dos Milagres - muito azul!!!!!!

Mergulho nas piscinas naturais

Não importa quando ou onde, mas você precisa fazer um mergulho na Rota Ecológica! A água morna, os recifes e a variedade de vida marinha tornam este programa uma delicia!
Em muitas praias de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga, há jangadeiros que levam até as piscinas. Mas nós escolhemos fazer um passeio de catamarã, na praia central de Japaratinga. Mais detalhes sobre este passeio neste post aqui!!
A cor da água impressiona - só pra constar: #nofilter 

Santuário do Peixe Boi

Este passeio é imperdível para quem está com crianças, mas não precisa ser pequeno para se apaixonar por estes animais dóceis! Tão dóceis que não têm medo de seus piores inimigos (nós!!!) e acabaram ameaçados de extinção. O trabalho da associação é muito bacana e ao pagar pelo passeio você estará dando uma pequena contribuição ao resgate e à proteção do Peixe Boi Marinho!!
Peixe-Boi Marinho
Santuário do Peixe-Boi - no mangue

Hospedagem:

Em todas estas praias, há pousadas de charme, "pé na areia", mas os preços são um pouco altos. Há também boas opções e um pouco mais econômicas, especialmente próximas à cidade de Japaratinga. Nos hospedamos na Yapara-Tiba e gostamos bastante!
Se procura hospedagem por lá, faça através de nossa parceria com o Booking. Você não pagará nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão. Veja aqui as opções na Rota Ecológica:
Japaratinga
São Miguel dos Milagres
Porto de Pedras
Tatuamunha


Gostou do Post? Salve no Pinterest



Alguns posts que li para planejar minha viagem:
Guia Completo do Paraíso - Andarilhos do Mundo
Rota Ecológica - Viagens que Sonhamos
Uma Semana no Paraíso com um Bebê - Viajo com Filhos
E, claro, quem "descobriu" este pedacinho do paraíso foi o Ricardo Freire, do Blog Viaje na Viagem

Já está nos seguindoFique por dentro de todas as novidades, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTER

16 comentários

  1. Olá Liliane!! Acabo de conhecer o seu blog e já adorei! Não conhecia essa Rota! Pode me dizer em qual pousada ficou em Jarapatinga? Vi através do outro post que vcs alugaram carro, mas existem agências que fazem esses passeios? Não quiseram esticar até Maragogi?
    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jamile, como vai? Que bom que gostou do blog! Fico feliz!!! Ficamos hospedados na Yapara-Tiba em Japaratinga. Há agências que fazem a maior parte dos passeios sim! Me lembro que havia hóspedes na pousada que estavam sem carro e contrataram os passeios. O pessoal da pousada costuma ajudar bastante nisso!!! Quanto à Maragogi, não tivemos muito tempo, então deixamos para uma outra ocasião!!! Beijos!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que fotos bonitas e muito boa todas as descrições. Parece ser um paraíso e sítio a não perder! Espero um dia conseguir ir lá! Boas viagens!

    ResponderExcluir
  4. Uau ! Que local paradisíaco e fotos a condizer, espero um dia poder visitar, desconhecia. Obrigado !

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo, que praias maravilhosas. Só estive uma vez no Brasil, em Porto de Galinhas e foi há muitos anos mas o seu blog tem-me dado a conhecer tanto desse país maravilhoso 😊 Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá Liliane, o nordeste do Brasil tem lugares incríveis né? Essas praias desertas são lindas demais! Adorei a sua rota, quanto tempo durou a sua viagem?

    ResponderExcluir
  7. Lili... não conheço Alagoas, mas fiquei encantada... as fotos estão belíssimas. Um verdadeiro paraíso. Espero conhecer um dia. Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Que praias maravilhosas! E saber que por ali existe a segunda maior barreira de corais do mundo é ainda mais fantástico! Era muito bom um dia conseguir mergulhar neste local. :)

    ResponderExcluir
  9. Que paraíso! E pensar que ainda não conheço! eu realmente preciso dar mais atenção ao nordeste brasileiro, porque estou perdendo por não conhecer lugares tão encantadores quanto este.
    Ás vezes ao programar uma viagem eu levo em conta o aspecto financeiro apenas e acabo achando "desaforo" pagar tão caro pra viajar dentro do nosso país, mas tenho que pensar mais nos encantos que ele tem e menos na parte financeira, mas realmente me incomodou bastante a sensação de ser explorada (em excesso) em algumas viagens nacionais que fiz! Vou tentar focar mais nos aspectos positivos do turismo nacional!

    ResponderExcluir
  10. Que roteiro fantástico da Rota Ecológica em Alagoas. É um local lindo. Sem dúvida que este artigo facilitou entender o que de mais importante há para visitar na zona. Bitingui... que praia paradisíaca! adorei. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite,
    Gostei muito do artigo e de conhecer um pouco melhor esta zona do Brasil. Já visitei 4 vezes o país mas ainda não conheci esta parte. Boa sugestão :)

    ResponderExcluir
  12. Muito legal este roteiro. Realmente não sabia sobre ser a segunda maior barreira de corais, achei demais. Ótimas dicas e que lugar maravilhosos!

    ResponderExcluir
  13. Não tinha ideia que Alagoas era tao lindo e nem que era a segunda maior barreira, quero conhecer! Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito de saber pq não gostou daquelas 2 últimas praias...

    ResponderExcluir
  15. Ah... acabou que eu nunca escrevi a respeito, né? Te conto: no Riacho, topamos com 2 ônibus de excursão da CVC (o que foge totalmente à pegada da Rota Ecológica...) e na de São Miguel dos Milagres, havia um quiosque meio mal cuidado, com lixo transbordando. Foi meio decepcionante e destoou das outras praias... Mas nada demais, dá pra ir tranquilo! Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!