10 coisas para se fazer em São Miguel do Gostoso

20 de agosto de 2015
Por do Sol na Praia Ponta do Santo Cristo
"Vem pra cá! Gostoso é aqui!" Assim anuncia a placa na entrada da pequena cidade a 100 km de Natal. São Miguel do que?! Muita gente me perguntou isso quando eu dizia que iria pra lá!! Eu tinha ouvido que o lugar era lindo, tinha uma ótima "vibe" e uma gastronomia "de responsa"! Deduzi que seria um passeio praiano com tudo que se tem direito! Mesmo assim, Gostoso (como é carinhosamente chamada pelos locais) me impressionou! 
Mas o que faz este lugar ser tão especial? Aqui eu listo 10 coisas para se fazer por lá, que certamente mostram o que é que o Gostoso tem!!!

1) Curtir as praias! 

Meio óbvio, né? Se você chegou até o Gostoso, deve ter sido pelas praias! E as de lá são lindas!! Em especial, gostamos muito da Praia do Marco: o nome desta praia vem do primeiro monumento vindo da Europa para o novo continente - o marco do descobrimento. E existe todo um movimento local de tentar trazê-lo de volta à capelinha que há na praia. Além da história, esta praia tem barreiras de corais que permitem, na maré baixa, mergulhar com snorkel. E mais: é quase deserta, especialmente em dias de semana...
Praia do Marco e seus tons azul esverdeados (ou seriam verde azulados??)
São Miguel do Gostoso
Capelinha onde ficava o Marco do Descobrimento
Tons que são muito mais belos ao vivo!!!
Outra praia linda, mais perto do centro é a de Tourinhos, que é local de desova de tartarugas. Cuidado para não pisar em um ninho, hein? E há muitas outras como do Cardeiro, do Santo Cristo, do Varame...
Praia de Tourinhos
Entardecer na Praia de Tourinhos

2) Ver o por-do-sol no Jack Sparrow

Este bar/restaurante fica à beira da praia da Ponta do Santo Cristo e é um local onde as pessoas se reunem para ver o por-do-sol, que costuma ser bem lindo! Mas não pergunte ao dono do bar se ele é espanhol!!!! Ele é catalão. #ficaadica
Turma reunida para ver o por do sol. Não, não fica cheio!!!!

3) Fazer um bate-volta a Galinhos: 

A 97 quilômetros de São Miguel do Gostoso, fica Galinhos e dá pra perder um dia inteirinho fazendo um passeio até lá. No caminho, há parques eólicos, cidadezinhas muito pequenas, mercados de peixe, praias desertas...
Por do Sol em Caiçara do Norte, no caminho para Galinhos

4) Mergulhar em Perobas: 

já contei em detalhes como foi a ótima experiência de mergulho livre nas piscinas naturais de Perobas. Vale muito a pena passar algumas horas nessas piscinas de águas transparentes e rasinhas!
Piscinas Naturais de Perobas

5) Kitesurf: 

O vento traz muita gente ao Gostoso, pois torna as condições ideais para a prática de esportes como Kitesurf. Até pessoas do outro lado do Atlântico são trazidas pelo vento! Não foi desta vez que praticamos, mas há até escolas deste esporte, nas praias do centro!

6) Provar cachaça artesanal

Logo que chegamos à nossa casa alugada (que ficava a 7 km do centro de São Miguel), fomos almoçar no "Urca do Tubarão". Chegando lá fomos recepcionados por uma vitrola tocando Edith Piaff, e o dono declamando um poema de Drummond. Não preciso dizer que achei o lugar especial. A comida foi ótima e depois ainda fizemos uma visita guiada (cheia de piadinhas) à cachaçaria. Não sem antes relaxar em uma rede, à sombra das árvores no quintal!
Urca do Tubarão - Restaurante e cachaçaria

7) Se impressionar com a Gastronomia: 

Seja tomando um drink ou provando alguma comidinha no Genesis, Tubalhau ou Espaço Mix, provando uma pizza no Quintal, ou experimentando a deliciosa culinária do Tuk Tuk,  a gastronomia do Gostoso vai te impressionar. Mas quem gosta de comer, né?

8) Comprar labirinto no Reduto:

Este bairro fica a caminho entre o centro de Gostoso e a praia do Marco e tem uma associação de labirinteiras. O labirinto é uma espécie de tecelagem e parece ser bem trabalhoso. Os trabalhos manuais são muito bonitos: caminhos de mesa, toalhas de bandeja, etc. 


9) Visitar o Farol do Calcanhar

Lá onde o Brasil faz a curva, fica o marco zero da BR 101, que vai até o Rio Grande do Sul! O Farol é aberto para visitação aos domingos, das 14h às 17h. Pode se informar pelo telefone (84) 3201-0417.
Marco Zero da BR - 101 e o Farol do Calcanhar
Praia ao lado do Farol do Calcanhar

10) Tentar adivinhar a língua que estão falando na mesa ao lado...

Um passatempo legal em Gostoso é ficar ouvindo a conversa da mesa ao lado e tentar adivinhar que língua estão falando. Sério: eu nunca tinha visto no Brasil, uma "densidade demográfica" tão grande de estrangeiros! você vai se perguntar porque os estrangeiros conheceram Gostoso antes de você. Ao que parece, eles começaram a frequentar este cantinho do Brasil por causa das condições excelentes à prática do Kite Surf, e também por ser um lugar com baixos índices de violência. Para completar, a TAP tem vôos diretos de Lisboa a Natal (pouco mais de 6 horas de vôo...).
Placa na entrada da cidade
E, claro, você irá fazer uma coisa que está incluída em todos os programas da lista: relaxar!!! Afinal, aqui tudo conspira para desacelerar e foi pra isso que você veio, né?
Tudo conspira para desacelerar!!!

Gostou do Post? Salve no Pinterest



Reserva de hotel:

Se for procurar hospedagem na região, que tal fazer a reserva pelo booking, através do nosso blog? Você pagará o mesmo preço, e nós ganhamos uma pequena comissão!!! Veja as opções em São Miguel do Gostoso!! 

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!



6 comentários

  1. Acertou, nunca tinha ouvido falar!!!! E olha que eu vivo acompanhando blogs de viagens...Essa foi novidade pra mim Li!!! Super bacana! Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Nós temos amigos que vão anualmente para "Gostoso"em busca do vento do Kite surf.
    Como eu não gosto de vento, confesso que o lugar nunca me atraiu, mas curti suas fotos.
    Quem sabe encaro?

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  3. Ai que gostoso! kkkk brincadeiras à parte, adorei saber mais sobre esse lugar, que eu sempre tive curiosidade em conhecer.

    Beijo,

    Clau Bins
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis conhecer São Miguel do Gostoso só pelo nome, que é bem sugestivo! As fotos que você postou também fizeram jus, parece ser realmente um paraíso!

    ResponderExcluir
  5. últimamente tenho ouvido falar muito de SMG. Preciso acelerar minha ida pra lá, enquanto não caiu de vez no gosto popular e ainda mantem essa tranquilidade toda!
    Pedacinho do Paraíso!

    ResponderExcluir
  6. Ouvi falar de São Miguel do Gostoso tem muito tempo pois tenho uma amiga que o filho ia pra aí fazer kite. Adoro lugares assim e meu marido tb. Fiquei bem animada pra conhecer em breve.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!