Praia da Jabaquara, no lado norte da ilha |
Praias
Ao sair da balsa, você terá algumas opções: pegar à direita e percorrer as praias do sul ou pegar à esquerda e seguir para as praias do norte. Pode, ainda, atravessar a ilha pela estrada-parque que leva à isolada praia de Castelhanos.
De todas as praias da ilha, as nossas preferidas são Jabaquara e Castelhanos. Mas ainda não conhecemos a do Bonete, que só é acessada por uma trilha que leva cerca de 3 horas de caminhada, ou por barco, pagando-se cerca de R$ 150,00 por pessoa (crianças pagam o mesmo preço...)
Praia do Pacuíba, lado norte da ilha |
A Praia de Jabaquara tem restaurante, ducha de água doce, um riacho e barraquinhas de comida. É a última praia que se tem acesso por estrada (de terra), no lado norte da ilha.
Jabaquara |
Jabaquara (Julho/2012) |
Rio de água limpa em Castelhanos, excelente para um banho! |
Para quem prefere badalação, há a Praia do Curral, que fica bem cheia e tem bons hotéis e pousadas. Mas se procurar praias mais calmas, boas para crianças, no lado sul podemos indicar a do Veloso e a do Julião.
Praia do Veloso, com águas calmas: excelente opção para quem está com crianças |
Enfim, são aproximadamente 40 praias, como se pode visualizar no mapa a seguir. As mais próximas ao centro nem sempre são limpas e, quando estivemos lá, havia praias impróprias para banho. Por isso, é melhor andar um pouco mais e buscar as praias mais afastadas.
![]() |
Mapa de praias (imagem: http://www.vinivela.com.br/ilhabela.asp) |
Cachoeiras
Reza a lenda que Ilhabela tem uma cachoeira para cada dia do ano. Mas o verão passado foi atipicamente seco e as cachoeiras não estavam em seu esplendor. Uma das mais procuradas é a cachoeira da Laje, que é acessada por uma trilha a partir da Ponta da Sepituba, no finalzinho da estrada, no lado sul da ilha. Nós achamos que a trilha seria um pouco cansativa para o Léo, por isso não conhecemos!
Cachoeira da Água Branca |
Além das praias e cachoeiras, a ilha ainda é destino de mergulhadores e tem agências para se fazer mergulho com cilindro. Uma coisa que faz de Ilhabela um bom destino para mergulhar, além das águas claras, são os inúmeros naufrágios que ocorreram em sua costa.
Sem esquecer que a principal fama da ilha se deve às excelentes condições de prática de vela. Por isso, Ilhabela é conhecida como a "capital da vela".
Paramos para mergulhar com snorkel neste ponto, logo depois da Praia do Veloso. |
Ilhabela é parada de cruzeiros de diversos lugares do mundo. Aqui o navio italiano "Costa Favolosa" |
Ponta da Sepituba - aqui só dá para pescar e admirar a vista Ponta da Sepituba |
Gastronomia
No lado sul da ilha, experimentamos e gostamos muito:
Ilha Sul: especializado em frutos do mar. Os preços são meio altos, mas a comida é muito boa!
Nova Iorqui: restaurante com uma vista magnífica, comida boa e porções bem servidas.
No centro, as opções são muitas, mas os que experimentamos e recomendamos são:
Bartatas: Resolvemos experimentar este restaurante porque estava pertinho da gente. Pois bem, foi uma grata surpresa. Os pratos mais conhecidos são as batatas recheadas, incluindo recheio de casquinha de siri! Neste dia, um pianista de mão cheia estava tocando!!!
Manjericão: Comida boa e ambiente agradável. O serviço era bom (o que não foi uma regra em Ilhabela) e havia menu infantil.
Café Ponto das Letras: Lugar super agradável para se tomar um café à tarde. Fica cheio, especialmente se chover.
Bar São Paulo: Nada de especial com relação à comida, mas o lugar é bem gostoso, com mesinhas na calçada e porções ao estilo "boteco".
Pizzaria Mozzarello: A pizza estava boa, e o lugar é muito bonito: além do ambiente coberto, havia mesas sob árvores, em um lindo jardim! Pena que começou a chover...
Onde ficar?
Se você quer esquecer que tem carro e ir a pé para a mesma praia, todos os dias, é melhor escolher algum hotel ou pousada no lado sul da ilha. Mas se você gosta de variar as praias, o negócio é ficar na "vila" (como é conhecido o centro histórico). Durante a noite, a ilha não fica muito lotada (a não ser no reveillon e carnaval), porque muitas pessoas escolhem passar apenas o dia lá. Mesmo assim, é possível pegar congestionamento indo do lado sul para o centro histórico. Assim, nós achamos muito conveniente ficarmos hospedados por lá, pertinho dos cafés, restaurantes e lojas.
Opções de hospedagem: As opções são bastante diversificadas: hotéis, hostels, pousadas, chalés e casas de aluguel. Nós escolhemos a Pousada Recanto da Villa e gostamos bastante, em especial do atendimento. Se quiser ver todas as opções de hospedagem pelo Booking, clique aqui!
![]() |
Imagens do centro histórico (Foto: http://www.hospedailhabela.com.br/) |
Como evitar a fila da balsa? A não ser que você tenha um barco, ou esteja fazendo um cruzeiro, o único meio de chegar à Ilhabela é pela balsa, a partir de São Sebastião. Na alta temporada, é quase inevitável pegar fila. Digo quase, porque existe um caminho para evitá-la: no site do DERSA é possível reservar seu horário com antecedência e evitar ficar cozinhando no sol. É um pouco mais cara que a tarifa normal, mas vale a pena. E fique tranquilo(a): mesmo se chegar um pouco antes ou depois do horário marcado, os carros com reserva têm prioridade. Para pedestres, a balsa é gratuita e não há necessidade de pegar fila.
Por do Sol em São Sebastião - visto da balsa |
E se chover? Quem frequenta o litoral norte de São Paulo, sabe da fama de que lá chove bastante. Não foi o caso do último verão, mas se pegar dias chuvosos, sempre há possibilidade de passear pelo centro histórico, tomar um café, fazer algumas comprinhas ou até visitar o Museu Náutico.
Gostou do post? Salve no Pinterest!
E aí, já conhece Ilhabela? Tem alguma dica interessante ou alguma pergunta? Deixe um comentário!!!
E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!
Ei, adorei as fotos, parabéns!
ResponderExcluirFiz um post a respeito da cidade também, nele listo 10 MOTIVOS PARA VISITAR ILHABELA. Talvez ajude quem está querendo visitar, segue o link http://partiuviajar.blog.br/o-que-fazer-em-ilhabela/