Serra Catarinente: Urubici em 2 dias

23 de julho de 2014

Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil e uma das mais bonitas na serra catarinense. A cidade, que já foi distrito de São Joaquim, oferece vários pontos turísticos ao seu redor, que podem ser tranquilamente visitados em um roteiro de dois dias.
A cidade não é um destino muito manjado, e fiquei com a impressão que o turismo ainda pode crescer muito por lá. Chegamos de São Joaquim pela manhã e já fomos passear. Contarei na ordem exata em que visitamos as atrações.

O que fazer em Urubici, SC

Inscrições rupestres

Não são exatamente pinturas, mas inscrições gravadas em relevo em uma rocha, bem pertinho da cidade. As inscrições provavelmente foram feitas há mais de 3.000 anos e a mais significativa delas é a máscara do guardião.


Cascata do Avencal



É possível vê-la de cima, a partir de um mirante com uma vista privilegiada do vale. A entrada para o mirante fica a 5 km do centro da cidade e cobra-se uma taxa de R$ 3,00 por pessoa. 

Mas também é bacana vê-la por baixo. Para isso é preciso fazer uma caminhada numa trilha bem chata (apesar de curta), que tem muitos trechos com pedras escorregadias. 

Não recomendo para pessoas com dificuldades de mobilidade, pois é preciso subir, descer, se agachar e até levar uns escorregões. A entrada para a trilha fica a 8 km da cidade.

Morro da igreja

É este o local que deu à Urubici a fama de cidade mais fria do Brasil. Na verdade, na área urbana, Urubici é tão ou até menos fria que São Joaquim. 

Mas no Morro da Igreja já ocorreram recordes de temperatura baixa (a mínima já registrada foi - 17,8° com sensação térmica de - 30°). Por isso, esta região é chamada de "Sibéria Brasileira".

A principal atração é a pedra furada, mas toda a vista de cima deste morro é lindíssima. Há uma trilha mais longa para quem deseja chegar até a pedra, mas o início é por outro local.

É importante mencionar que é necessário obter autorização para subir até o morro. Para obtê-la, é preciso ir até o ICMBio, que fica no centro da cidade (tel.: 49 32784994). 

Cascata véu da noiva 

De nome super original (rsrs), esta cascata tem a entrada em uma propriedade particular com pousada e restaurante. Aliás, achei o restaurante bonito e aconchegante. Pena que estava longe da hora do almoço. Paga-se uma taxa de R$ 4,00 para visitar a cachoeira. 

Serra do Corvo Branco

A serra liga os municípios de Grão-Pará à Urubici e entre suas curvas sinuosas, afloram as águas do Aquífero Guarani (eu também não sabia o que era, mas meu marido me explicou). 

Há trechos na serra que estão até perigosos para trafegar. Por isso, muitas pessoas deixam o carro no início do percurso e caminham até um mirante. A vista do alto da serra é linda, como quase todas as paisagens que avistamos na região serrana.

Caverna Rio dos Bugres

Essas cavernas já foram antigas moradias de povos indígenas que viviam na região. Não espere muito, pois as escavações são pequenas e não há vestígios de inscrições. 

Para as crianças acaba sendo interessante, pois na entrada nos oferecem uma lanterna. O Léo, que até então estava entediado, ficou animado ao receber a lanterna para explorar as grutas, e acabou adorando o passeio.

Outras atrações em Urubici

Ainda há outras atrações que não visitamos, como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Cachoeira do Rio dos Bugres, o Morro do Campestre e diversas trilhas. A área urbana em si não é muito atraente, mas a Igreja Matriz é considerada um ponto de interesse.

 

Onde comer em Urubici - Restaurantes/Cafés:

Conhecemos o Café Canhambora, o Casarão, além da confeitaria Vó Maris e do Empório da Serra. Em geral, gostamos de todos. Mas ainda há outras opções que parecem interessantes como o Restaurante Müller e A Taberna.

Onde se hospedar em Urubici

Nos hospedamos no Hotel Aconchego e foi ótimo! Fica em uma localização central, o quarto era quentinho e as camas tinham lençóis térmicos. O atendimento era feito pelos donos e o café da manhã delicioso! Gostamos muito de ficar lá! Mas ainda tem muitas outras opções de hospedagem, já que a oferta aumentou muito nos últimos anos! Outras opções bem avaliadas, para quem deseja se hospedar na cidade, próximo ao centro, são: Casa da SerraEncanto Fermino Hospedaria ou Cabana Jasmim. Na área rural, há mais pousadas charmosas e algumas sugestões são a Serra Bela HospedariaValle do Avencal ou Cabanas Lenha no Fogo 

Clima no Inverno em Urubici

Em julho e agosto, as temperaturas podem cair abaixo de zero facilmente. Este foi um motivo que nos levou à serra catarinense, pois é possível até ter sorte de ver neve e cascatas congeladas. Mas não foi desta vez que pegamos frio. A temperatura estava em torno de 9° e 10° à noite e, neste ano, embora o termômetro já tenha atingido temperaturas negativas, ainda não caiu neve... 

Espero que você tenha gostado e se anime para visitar estes lugares. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre Urubici, comente!!! 

Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


6 comentários

  1. Adorei o post, Liliane! Inclusive acho que vamos nos hospedar na mesma pousada que vc ficou. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, eu espero que vocês gostem também!! Um abraço!!

      Excluir
  2. Olá! As trilhas são bem sinalizadas? Vcs fizeram por conta ou com guia? Tudo muito lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila! Fizemos tudo por conta! Achei as trilhas bem sinalizadas, sim!!! Abs

      Excluir
  3. Liliane, tem agradecimento especial pra vc no meu post... suas dicas preciosas nos ajudaram a fazer dessa viagem um evento inesquecível! Muito obrigada!
    http://entremochilasemalinhas.blogspot.com.br/2017/09/serra-catarinense-4.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, que demais! Adorei, muito obrigada!!! Depois vou ler com calma e comentar... Suas fotos ficaram lindas! Parabéns!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!