Montanhas Rochosas no Canadá - Banff National Park

Um dia desses acabei respondendo a uma enquete sobre o turismo no Canadá (falta do que fazer??). Era preciso indicar um local no país e justificar porque aquele era um destino para se conhecer na vida. Eu escolhi as Montanhas Rochosas e respondi que a beleza deste lugar pode nunca ser representada com justiça em fotografias, então é preciso ver com os próprios olhos.
E é isso que eu penso! Lugares como o Moraine Lake são para ficar na lembrança e servirem de consolo quando seus dias não forem os melhores.
Moraine Lake Montanhas Rochosas
Moraine Lake
Embora as montanhas emprestem seu nome à região, são os lagos que a tornam tão bela! De sobra, ainda existe uma boa chance de avistar animais selvagens.

Estando baseados na cidade de Banff, na província de Alberta, pudemos explorar alguns lugares no parque nacional de Banff e Yoho (este fica último fica no estado de British Columbia). Então, lá vai um pouco da nossa jornada pelas Rochosas Canadenses!


Lago Moraine


Sem dúvida, uma das paisagens mais lindas da região é o Moraine Lake, a 70 km da cidade de Banff. Com uma cor azul incrivelmente turquesa, o lago é rodeado de coníferas e reflete as montanhas com seus cumes cobertos de neve.
Moraine Lake
Moraine Lake
Moraine Lake
Moraine Lake
Há uma trilha curta margeando o lago, mas quem gosta de canoagem, pode alugar um caiaque e remar nas águas tranquilas. Outra opção é fazer caminhadas para avistar o lago de um lugar mais alto. Neste caso, é importante estar bem orientado para um possível encontro com animais selvagens. 


Lago Minnewanka


Este fica a apenas 3 km do centro de Banff e é possível fazer um cruzeiro. É bonito, mas não vai ter muita graça depois de ter visto o Moraine.
Lago Minnewanka
Lago Minnewanka

Lake Louise

É um dos lugares mais movimentados (e caros) perto de Banff. Há uma pequena vila, com lojas, restaurantes e um dos hotéis mais luxuosos da região, com uma linda vista do lago. Fica a quase 60 km do centro de Banff e recomendamos ir pela Bow Valley Parkway: é uma estrada-parque mais tranquila, o que aumenta consideravelmente a probabilidade de ver vida selvagem. Nós, por exemplo, conseguimos avistar um filhote de lobo!!

Lake Louise
Lake Louise

Yoho National Park

A quase 100 km de Banff fica o Parque Nacional de Yoho, no estado de British Columbia. Tiramos o dia para este passeio e fizemos um piquenique à beira do Emerald Lake, ou Lago Esmeralda, nome que homenageia a cor de suas águas.

Takakkaw Falls
 Takakkaw Falls

Emerald Lake
Emerald Lake 
Outros pontos imperdíveis são Takakkaw Falls, ou ainda a formação rochosa no Rio Kicking Horse, que forma uma ponte natural, conhecida como Natural BridgeE para completar a alegria neste dia de passeio, foi na Yoho Valley Road que avistamos um urso preto (black bear) pela primeira vez. Foi muito emocionante!!
Kicking Horse River
Kicking Horse River

Vida selvagem

A falta de uma câmera superzoom e talvez a falta de destreza da fotógrafa resultaram no que eu costumo chamar de "as piores fotos de vida selvagem de todos os tempos"
Aqui vemos o bode da montanha (mountain goat), o urso preto,  e um coiote (ou o rabo dele...)
Mas as imagens estão aí para nos lembrar da riqueza da fauna que um sistema muito eficiente de parques nacionais faz tudo para preservar. Conseguimos ver cervos, coiotes, um filhote de lobo, veados, bode da montanha e, claro, urso preto.

O que saber sobre os ursos...

Estávamos com nosso filho que à época tinha 3 anos. Portanto, nada de nos arriscar fazendo trilhas. Mas há alguns cuidados: fazer barulho, pois os ursos não gostam de ser surpreendidos (pode ser amarrando um sininho na mochila, batendo palmas, cantando, conversando... use a imaginação!!!); também é aconselhável ter o bear spray (um spray que afugenta os animais), mas não na mochila, e sim à mão! Quanto à distância segura, recomenda-se que fiquemos a 10 ônibus (isso mesmo!!! Sistema métrico interessante, né??) de distância de um urso.
Outra coisa importante é ficar de olho se há algum "bear alert". Em geral, quando há presença frequente de ursos, especialmente mãe com filhotes, os parques emitem alertas e aconselham a evitar fazer trilhas por determinadas regiões.
O engraçado é que muitas vezes os ursos ficam na boa, à beira da estrada, comendo uma frutinha que faz parte de seu cardápio. Eles ignoram o fato que às vezes acontece um bear jam. É assim que eles chamam quando ocorre um congestionamento por causa de ursos. Mas se há uma certeza na vida, é que se você vir um carro parado em qualquer estrada nas Montanhas Rochosas, também irá parar, porque provavelmente há um urso no pedaço!!!

Veja também a nossa jornada pela Icefields Parkway, passando pelo Peyto Lake. Mas já contei o que fizemos em Jasper (veja o post aqui!!), onde também ficamos hospedados. 

E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Topo