Games para quem ama viajar: Euro Truck Simulator, Jalopy e Papers, Please

13 de fevereiro de 2019
games para quem ama viajar
Imagem: Unsplash
Quem gosta de viajar, mesmo quando fica em casa, arruma diversões que lembrem viagens, como filmes e livros. Mas também há alguns games que simulam viagens por estradas da Europa ou Estados Unidos e outros que trazem de volta a época guerra fria, passando por países que nem existem mais.
Para crianças e adolescentes, é um jeito divertido de entender um pouco de geopolítica ou simplesmente brincar de viajar. O Léo, gamer aqui de casa, adora alguns jogos que envolvem esse universo e nos conta um pouquinho sobre: Euro Truck Simulator, Jalopy e Papers, Please! Para completar, vamos indicar alguns youtubers que postam vídeos sobre estes jogos. Vamos conferir?

Euro Truck Simulator

No jogo Euro Truck Simulator você é um caminhoneiro e tem que viajar por toda a Europa, às vezes passando por fronteira, por exemplo: quando vai pra Suíça, que não faz parte da União Européia. As cargas podem ser bem variadas, por exemplo: cargas que excedem a largura da rodovia e vão com escolta, carga inflamável ou cargas mais básicas como comida. Ou ainda: carga de urgência que tem que ser levada com rapidez.
games para quem ama viajar

Objetivo e estratégias do jogo: 

No começo do jogo, você é um caminhoneiro contratado e o objetivo é criar sua própria empresa. A cada carga levada, você ganha uma quantia em dinheiro e vai juntando pra comprar seu próprio caminhão.
Se você tiver uma empresa, pode colocar seus funcionários para trabalhar e passear! O Léo conta: "Quando cheguei nesse ponto, fiquei passeando e "conheci" a França inteira... e se você tem seu próprio caminhão, pode tirar umas férias e passear!". Ah, alerta do Léo: o Euro Truck Simulator 2 é muito melhor que o 1.
  • Variações do jogo: American Truck Simulator
  • Youtuber que tem vários vídeos sobre o Eurotruck Simulator: Lipão Gamer

Jalopy

Traduzido como "calhambeque", Jalopy se passa no antigo bloco soviético. No jogo, você tem que cuidar do seu carro que é inspirado no Trabant (o carrinho mais simpático do leste europeu). O objetivo do jogo é chegar de Berlim a Istambul com o tio Lütfi (apelidado de Bob por algum youtuber! rs)

games para quem ama viajar
Imagem: Steampowered

Alguns países que o trajeto atravessa: Tchecoeslováquia (o jogo simula a época da cortina de ferro), Hungria, Iugoslávia, Bulgária... Curiosidade: a Croácia ainda era parte da Iugoslávia e uma paradinha do jogo é na cidade de Dubrovnik!
Durante o caminho, os empecilhos são variados: o carro pode quebrar se você não cuidar bem, tem que passar pelas fronteiras e que tomar cuidado com produtos que não são permitidos em alguns países, por exemplo: salsicha, cigarro, etc...

Papers, Please

Papers please é um jogo super premiado, sobre a vida de um inspetor que tem que cuidar da fronteira Fictícia de Arstotzka, que terminou uma guerra de 6 anos com o país vizinho - Kolechia. O cenário lembra muito a situação do Leste Europeu durante a guerra fria, já que Arstotzka é um país comunista. O jogo tem 20 possíveis finais diferentes: você pode acabar sendo preso ou pode acontecer uma revolução, o fim do comunismo, etc.
No Papers Please você assume o papel de inspetor (agente de Imigração), que além do trabalho na fronteira de Arstotzka, tem a família para cuidar, tem que administrar as finanças da casa. etc. Enfim, um pouquinho de simulação das responsabilidades da vida adulta.
Papers, Please é um jogo de estratégia e, a cada dia, fica mais difícil controlar a fronteira... No mais, "Glory to Arstotzka" :)

games para quem ama viajar
Imagem: Steampowered

Para finalizar, quero destacar que quem conhece estes jogos e canais é meu filho (10 anos) e o post nasceu de um relato dele, a partir dos jogos ou dos canais citados. Eu achei as propostas dos jogos interessantes, pois envolvem estratégias, planejamento e, de quebra, podem motivar os pequenos a aprenderem mais sobre História e Geografia. Até me impressionei quando ele foi relatando e usou termos como "Bloco Soviético" :)

Nos sites dos jogos você encontra informações sobre as versões que estão disponíveis e os valores!

Disclaimer: Nem todos os canais citados são "family-friend", portanto é sempre bom monitorar o que as crianças andam assistindo no Youtube. Esses jogos também não são indicados para crianças pequenas.

Gostou do Post? Salve no Pinterest
games para quem ama viajar

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!