Algarve, Sul de Portugal: Roteiro e dicas da Cláudia e das Passeadeiras

30 de maio de 2018
Algarve, Portugal

Algarve, no sul de Portugal é um destino turístico badalado e suas lindas praias são as principais atrações da região. Mas ainda tem um rico patrimônio com castelos, cidadezinhas históricas e muitas belezas naturais. Quem nos conta um pouco deste destino tão especial é a Cláudia Bins, blogueira brasileira que mora com a família em Portugal, e tem explorado (e se encantado por) este país. Vamos passear pelo Algarve com a Cláudia?

Você sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa? 
Faça seu seguro na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!


"Olá, meu nome é Cláudia, editora do blog As Passeadeiras, e hoje vou contar para vocês um pouco sobre nossos passeios em Portugal, país onde vivemos desde o ano passado. Aqui em casa somos 4, eu, marido e duas filhas e viajar é nosso maior divertimento. Basta um final de semana prolongado ou férias e já caímos na estrada (ou no aeroporto) para algum lugar desconhecido e, desde que viemos morar em Portugal nossas saídas tem sido ainda mais frequentes, pela quantidade e qualidade das estradas, ofertas de hotéis e promoções das empresas low cost. O destino sobre o qual vou contar hoje é o Algarve, no Sul de Portugal.

Algarve, Portugal

Viagens para o Algarve

Visitamos o Algarve, a região mais ao sul de Portugal, em mais de uma ocasião. A primeira delas foi em dezembro de 2016, quando passamos alguns dias visitando as cidades de Faro, Estói, Tavira, Silves e Portimão. Depois visitamos em 2017, quando conhecemos Vila Moura, Albufeira e Loulé, antes de seguirmos viagem para o sul da Espanha. Todas as vezes que visitamos o Algarve fomos de carro, desde Lisboa e temos um roteiro para fazer esta viagem em um dia, visitando castelos pelo caminho.

Já segue As passeadeiras no Instagram e no Facebook?


As Melhores Atrações do Algarve

As praias são, sem dúvida as maiores atrações do Algarve. Praias lindíssimas, limpas, com excelente infra-estrutura, areia clara e águas mais tépidas. Sim, aqui em Portugal isso é um requisito muito importante! As águas são muito geladas... Mas o Algarve tem mais a oferecer... Visitamos castelos, fizemos tour de barco pela lindíssimas grutas, visitamos parques aquáticos, ruínas romanas, sem contar nos passeios pelas cidades históricas da região.

Algarve, Portugal
Grutas do Algarve

Os principais programas para fazer no Algarve

Nós recomendamos passeios pelos centros históricos de Faro, Tavira e Loulé. Todos os três com excelente gastronomia, tascas típicas e cafés charmosos. Cabe salientar que Faro tem um aeroporto e um Shopping Center imenso também. Silves é uma cidade não litorânea, onde visitamos um castelo lindíssimo e a cidade parece ter parado no tempo.
Palácio de Estoi Algarve Portugal
Palácio de Estoi
Em Estói, ficamos hospedados em um antigo Palácio, totalmente renovado e transformado em uma pousada charmosíssima, a poucos metros das ruínas romanas de Estói.

Algarve, Portugal
Palácio de Estói
Em Vila Moura passeamos pela Marina, que é espetacular, cheia de cafés e restaurantes. Também visitamos o Aquashow, um parque aquático super amplo e divertido para as crianças. Em Loulé visitamos o centro histórico e o famoso mercado, que na ocasião estava todo enfeitado. Em Portimão, passeamos pelas falésias da Praia da Rocha e pegamos o barco para o Tour por mais de 20 grutas no litoral, entre elas, a famosa Gruta de Benagil.
Deixamos o lado de Sagres e as praias lindíssimas daquele lado para uma próxima visita, mas não vemos a hora de regressar!

Atrações Especiais para crianças no Algarve

Existem 3 parques aquáticos famosos no Algarve: O Aquashow, que também tem um hotel, o Aquamarine e o Zoomarine. Cada um com suas atrações, além dos tobogãs gigantes e outras brincadeiras aquáticas e são muito procurados por portugueses e visitantes.
parque aquático Algarve, Portugal

Onde se hospedar no Algarve

Gostei muito do Palácio de Estói, pertinho de Faro. O hotel é belíssimo e é uma pousada histórica de Portugal. Também nos hospedamos no Hotel Júpiter, em Portimão, que achamos excelente. Muito bem localizado, em frente à Praia da Rocha, com atendimento excelente e muito confortável. Ficamos uma semana em um apartamento de temporada em Vila Moura, um condomínio com piscina. Foram 3 experiências excelentes.
Para mais dicas de hospedagem, veja também "Onde ficar no Algarve, em Portugal"

Hotel Algarve, Portugal

Encontre aqui um hotel no Algarve.

O que comer no Algarve

Uma das maravilhas de Portugal é a gastronomia simples, as tascas. Você pede um peixe na Brasa e come como um rei. Nós somos fãs deste tipo de restaurante, e sempre procuramos algum assim, simples, despretensioso (e barato).

Dicas para quem vai pela primeira vez para o Algarve

A melhor dica é reservar hotéis com bastante antecedência. Especialmente nos meses de alta temporada, o verão europeu, o Algarve fica lotado. Mas vejam bem, a lotação é do tipo Europa, não do tipo Brasil. kkkk Ou seja, você consegue se movimentar e não fica horas indo de um lugar para outro. Se você preferir restaurantes estrelados, também vai precisar fazer reservas com antecedência.

Hotel Algarve, Portugal
Ruínas Romanas
Agradeço o convite da Liliane! Adorei participar deste blog que eu adoro e sempre busco informações, o Trilhas e Cantos! Estou sempre à disposição ;-).
Beijo,
Claudia Bins
@as_passeadeiras"

Ah... eu que agradeço, de coração, por dividir com nossos leitores suas experiências! ! Ai, que vontade de explorar Portugal, né? E se você está pensando em ir para Portugal, corre lá pro blog da Cláudia, que tem dicas que só uma moradora é capaz de dar! Muito obrigada pelo texto e pelas fotos, Cláudia!!!

Dica bônus: quer aproveitar ainda mais sua viagem para Portugal? Confira este roteiro de 13 dias pelo Algarve, Lisboa e arredores, do blog Ninho de Jiripoca.


Gostou do post? Salve no Pinterest!

Hotel Algarve, Portugal


Planeje sua viagem para o Algarve

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


4 comentários

  1. Nossa, o Algarve é lindo. Suas fotos e seu relato conseguiram mostrar com fidelidade o que há de maravilhoso por lá.

    ResponderExcluir
  2. OI ADOREI
    VC CONHECE ALGUM GUIA EM ALGARVE QUE POSSA NOS ACOMPANHAR PO 3 DIAS
    NOS NAO VAMOS ALUGAR CARRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Estou procurando com uma pessoa que mora lá! Assim que souber, te falo!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!