Inverness, Escócia: o que fazer na capital das Highlands

17 de maio de 2016
Inverness Escócia
Inverness, a capital das Highlands na Escócia, é uma das melhores cidades para explorar esta região e tentar espionar o monstro do Lago Ness. Também fica próxima a lugares icônicos da história escocesa, como a batalha de Culloden ou sítios arqueológicos da Idade do Bronze. Seu nome vem do gaélico e não tem nada a ver com inverno!!! Inbhir Nis significa Boca do Rio Ness.  Conhecer Inverness foi a realização de um desejo antigo e neste post eu conto um pouco do que fazer por lá! Vamos passear por Inverness?

Inverness Escócia

Ainda é uma cidade pequena, com aproximadamente 50 mil habitantes, mas os primeiros registros de sua história são do século VI, quando havia um assentamento de tribos dos Picts - pessoas que habitavam a região no início da Idade Média, e que provavelmente são descendentes de indígenas da Idade do Ferro.

Inverness Escócia

Nossa história com Inverness...


Em 1995 visitamos Campos do Jordão pela primeira vez e ouvimos a história de um dos bairros mais antigos da cidade: Abernéssia. O bairro foi fundado por um escocês nascido em Aberdeen. Seu pai era nativo de Inverness e para homenagear estas cidades, deu o nome de Abernessia à sua chácara, que depois se transformou em bairro em 1919. 
Inverness Escócia
À época, tudo isso parecia uma coisa muito distante da nossa realidade: Escócia, Highlands, Inverness... Eu nunca nem tinha saído do Brasil! Então, quando estávamos planejando a viagem para a Escócia, ficou decidido que precisávamos conhecer Inverness e um pouquinho das highlands!!


Inverness Escócia


O que fazer em Inverness

Nós ficamos apenas duas noites e aproveitamos para conhecer um pouco a cidade quando voltávamos dos passeios, já que os dias de verão eram bem longos!
Inverness Escócia
Embora não seja impressionante, eu achei a cidade bem bonita, particularmente ao longo do Rio Ness. É uma delícia passear por ali, atravessar alguma ponte e espiar pessoas praticando fly fishing.
Inverness Escócia


Na área central, há um castelo de 1836, mas sua primeira versão é do Século VI, em madeira. Foi reconstruído várias vezes e hoje lembra uma fortificação medieval.

Inverness Escócia
Inverness Escócia


Há também um mercado coberto - Victorian Market - que não conseguimos visitar pois fecha às 17 horas, mesmo no verão. Dei uma espiadinha e me pareceu mais uma galeria de lojas.

Inverness Escócia


Mas as principais atrações de Inverness estão em seus arredores. Então, a melhor maneira de explorar é de carro. Um dos passeios mais populares é o Lago Ness, com um centro de visitação que conta a história e as características do lago e de seu possível monstro - Nessie.

Inverness Escócia


Nós tiramos um dia para percorrer o Lago e alguns lugares mágicos das terras altas (próximo post!!!), mas aqui também listo algumas ideias de passeios na cidade e arredores, para quem tiver mais tempo pela região:
  • Clava Cairns - "cemitério" da Idade do Bronze - considerado um dos mais preservados da Escócia.
  • Campos de Batalha - Culloden Battlefields: local de uma das últimas grandes batalhas em solo britânico.
  • Jardim Botânico de Inverness.
  • Fort Augustus e as comportas do Caledonian Canal.
  • Farmers' Market - no primeiro sábado do mês.
  • Destilaria de Whisky - uma bem conhecida na região é a Tomatin.



Inverness Escócia


Onde comer em Inverness:

"Testamos" apenas dois restaurantes:
Waterfront, foi indicado pela dona da Pousada e favoritamos! Fica bem em frente ao Rio Ness, é especializado em assados, com destaque para carne de caça e carneiro (amigos vegetarianos, me perdoem...)
Escolhi carne de cervo (em vários restaurantes escoceses é possível encontrar) e estava ótima, mas o marido pediu um carneiro que estava "derretendo" de tão macio. Ambos os pratos custaram 13 libras cada. Também há menu infantil. E para quem aprecia whisky, há um menu com muitos tipos diferentes (hello, estamos na Escócia!!)
Inverness Escócia


Também jantamos em um pub - Johnny Foxes. Fica bem no centro e também à beira do rio. Gostamos da comida e das cervejas. Para permanecer com criança, tem que ser na parte interna e é preciso pedir comida. Achamos engraçado que o garçon, quando nos viu chegando com criança, veio explicando que se quiséssemos apenas tomar uma cerveja, ele deixaria um prato à mesa, para parecer que tínhamos pedido algo para comer! (jeitinho escocês???). Mas como iríamos jantar, não houve problema.

Inverness Escócia


Onde se hospedar em Inverness

Nos hospedamos na Pine Guest House - uma casa que foi construída no início do século XIX. Há uma teoria que ela foi moradia de um engenheiro responsável pela obra dos Caledonian Canals. 
Nosso quarto era bem confortável e quentinho - mesmo no verão, a calefação foi ligada (gente, não vou pra lá no inverno, não...). 
A proprietária era muito atenciosa e preparava um café da manhã muito bom! Podíamos optar por continental ou "full scotish". Como já tínhamos conhecimento das "delícias" do café escocês, como o black pudding (um tipo de linguiça feita de... sangue), optamos pelo continental e era bem caprichado: frutas vermelhas, panquecas, croissant...

A guest house ficava a uma distância pequena do centro da cidade e só pegamos o carro para ir ao centro uma vez, porque estava chovendo. Bem em frente à pousada há um supermercado bem grande!!
Inverness Escócia

Mas Inverness tem uma variedade grande de hotéis, bed and breakfast e guest houses, inclusive um B&B com nome bem inusitado: que tal se hospedar no Bosta Bed and Breakfast? (kkkk).
Para ver as opções de hospedagem pelo booking, através de nossa parceria, siga este link aqui! São quase 500 opções!! 

Para informações históricas sobre Inverness, consultei estes estes links aqui e aqui!

Gostou do Post? Salve no Pinterest

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

8 comentários

  1. que delícia de início para se planejar uma viagem !!! adorei tudo!
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  2. tenho vontade de conhecer a Escócia e essa cidade com essa peculiaridade do "monstro" torna a visita imperdível. os passeios na beira de rios e lagos são sempre muito gostosos.

    ResponderExcluir
  3. Liliane,

    Que delícia de passeio.
    Adoro essas "Guest House" da Europa.
    Dodô fala muito no monstro do Lago Ness, acho que iria adorar desbravar esses lados.

    Beijão

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo site!
    Pesquisando sobre a Escocia, vou em maio. Eu nunca dirigi o carro com direção á direita. Como foi pra vocês?
    Tem outros meios de transportes que recomendam de Edimburgo para a s Highlands?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanya, tudo bem? Obrigada pelo carinho!
      De Edimburgo para Inverness é bem provável que haja trem, mas para explorar as estradas, um carro é bem conveniente. Há agências de lá que fazem excursões também, caso tenha muito medo de dirigir na mão inglesa. Mas dá uma conferida neste post pra saber um pouquinho mais: http://www.trilhasecantos.com.br/2016/04/dicas-alugar-carro-dirigir-reino-unido.html

      Excluir
  5. Gratidão pelo carinho e delicadeza da resposta!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!