Highlands, Escócia: roteiro de carro de 1 ou 2 dias

29 de maio de 2016
Highlands Escócia
Castelo de Eilean Donan - uma das atrações mais visitadas na região
Não é exagero dizer que as highlands - terras altas da Escócia - têm uma beleza cinematográfica: a região já foi inspiração e cenário para muitos filmes como Highlander, Coração Valente, Harry Potter, entre outros. Esta região povoa a imaginação de muita gente e realmente é um belo retrato do que a Escócia tem de melhor: belezas naturais, história, cultura e um pouquinho de folclore...
Highlands Escócia


Roteiro pelas Highlands

Vou dizer que existe um pouco de ironia no título deste post... Por mais que eu me refira ao fato de ser um roteiro "curtinho" (de 1 ou 2 dias), ao ver nossas fotos, você vai pensar que este passeio foi tudo, menos enxuto. 
Highlands Escócia


Aliás, era de se esperar um pouquinho de chuva no Reino Unido, mas nossas expectativas foram superadas! Fazer o que? Quando o clima não colabora, sempre podemos contar com uma boa capa de chuva!

Highlands Escócia

De Pitlochry a Inverness

Saímos de Pitlochry, uma cidadezinha pitoresca onde fica a menor destilaria da Escócia, com destino a Inverness. 
Highlands Escócia
Neste trajeto as paisagens já se aproximaram da ideia que tínhamos sobre as terras altas: montanhas suaves, campos verdes, ovelhas, riachos e uma estrada linda à frente. Quando a paisagem chamava e a estrada permitia (as estradas menores quase nunca têm acostamento), parávamos para uma foto.
Highlands Escócia

Paramos para um lanchinho e seguimos até a cidade de Aviemore, que tem uma boa estrutura turística para receber os viajantes que se aventuram pelo Parque Nacional de Cairnghorms
Highlands Escócia



Paramos em Inverdruie para umas fotos e chegamos a Inverness à tarde. Aproveitamos para conhecer um pouco a cidade e voltamos à pousada descansar porque o dia seguinte ia ser loooongo.

Highlands Escócia
Angus Aberdeen - gado típico da Escócia

Do Lago Ness à Ilha de Skye

No dia seguinte, pegamos a A-82 que passa à beira do Lago Ness e ao longo do dia tocamos até o comecinho da ilha de Skye. O mapa abaixo mostra nosso trajeto (clique para ampliar):



O que fazer nas highlands escocesas?

Lago Ness

um passeio imperdível principalmente para quem viaja com criança! A ideia de que um "monstro" pode ter existido ali (na verdade, nunca houve evidência) mexe demais com a imaginação dos pequenos. 
Highlands Escócia
Léo no Lago Ness
Aliás, a figura do Nessie - como o monstro é carinhosamente chamado - é super explorada turisticamente. Em nossa primeira parada à beira do lago, já encontramos uma placa: "Bem vindos ao lago com um Monstro".
Para quem espera um lago azul como aqueles que existem nos alpes, vai se decepcionar um pouco. Não sei se era reflexo do tempo nublado, mas as águas eram um pouco cinzentas. Mesmo assim as paisagens são lindas!
Highlands Escócia
Nos arredores de Inverness, há um centro de exibição sobre o lago e seu monstro, com direito a uma loja temática de souvenirs - The Nessie Shop.
Preços: adulto: 7,95 libras; criança: 4,95 libras.
Highlands Escócia


Castelo de Urquhart

Ainda à beira do lago, na cidade de Drumnadochit há o castelo de Urquhart (juro que a dona da pousada em Inverness tentou me ensinar a pronunciar, mas desisti!). 
Highlands Escócia
Muralha ao lado do Castelo de Urquhart 
As ruínas de uma fortaleza medieval contam com mais de 1000 anos de história. Se não quiser pagar para visitar as ruínas, percorra os muros em volta e encontre um bom local para fotografar.
Preços: Adulto: 8,50 libras; Criança: 5,10 libras
Highlands Escócia
Castelo de Urquhart

Castelo de Eilean Donan

Gente, lembram do filme Highlander (1986)? Aquele do guerreiro que não morria nunca?? Muitas cenas desse filme foram gravadas lá! 


Highlands Escócia

E o filme "O melhor amigo da noiva"? Tadinho do cara que se apaixona pela melhor amiga, que está prestes a se casar com o escocês dono do castelo!!! Ficções à parte, o castelo é lindo, parte dele é habitado e costuma ser alugado para casamentos! É uma das atrações mais visitadas nas highlands. Para fazer a visita na parte interna, recomendam-se de uma a duas horas.

Preços: adultos 7 libras; famílias com até 3 crianças - 17 libras


Highlands Escócia

Ilha de Skye

O que vimos na ilha de Skye? Chuva!!! hehehehehe
Highlands Escócia

Tínhamos planejado um piquenique que foi frustrado porque a chuva não deu trégua. Mas a ilha tem muitas belezas que, para serem exploradas, exigem pelo menos um dia inteirinho. O bom mesmo é dormir na ilha e conhecer Portree e a Kilt Rock - uma cachoeira que cai no mar, de um penhasco.

Highlands Escócia

No mais, é bem legal pegar a estrada e ir parando para observar ou fotografar. No trajeto, por exemplo, vi um rio que passava dentro de um tunel. Ficamos curiosos para ver melhor e paramos. Imagino que o túnel tenha sido criado para desviar o curso do rio quando construíram a estrada.

Highlands Escócia
Highlands Escócia

Outra atração muito conhecida das Highlands é o Jacobite Steam Train - trem a vapor que aparece como Hogwarts Express no filme Harry Potter. O trajeto vai de Fort William a Mallaig e os preços variam de 29 a 34 libras por adulto.


Highlands Escócia


Veja também estes posts sobre a Escócia:
A menor destilaria de whisky da Escócia
Edimburgo - roteiro de 2 dias
Inverness - o que fazer na capital das Highlands
Highlands Escócia

Quando ir - clima 

Há uma brincadeira na Escócia que o pessoal não vê a hora de chegar o verão para a chuva ser menos gelada! Nós pegamos chuva todos os dias, e chegamos a registrar 9 graus no termômetro do carro, durante o dia! 
Highlands Escócia

Mas nos disseram que 2015 foi um ano atípico, chovendo e fazendo mais frio que o esperado.
Em geral, os meses mais quentes são julho e agosto, com temperaturas médias em torno de 19 graus e dias longos, pois o sol costuma se por depois das 21h!
Highlands Escócia

Janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas médias de 5 a 7 graus durante o dia, e o por do sol acontece bem cedo - antes das 18h! 
A temporada de esqui, em geral, vai de novembro a abril. Não neva muito na Escócia, mas nas highlands, podem ocorrer até 100 dias com neve caindo.


Highlands Escócia

Então? Gostaram do nosso roteiro? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida ou dica sobre as highlands, deixe um comentário!


Gostou do Post? Salve no Pinterest


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

14 comentários

  1. Louca para conhecer a Escócia.
    O roteiro de vocês foi super bacana.

    Beijos, Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Fran! Olha, quando for, se puder ficar um dia na Ilha de Skye, imagino que seja mágico!
      bjs

      Excluir
  2. Li muitos livros da Rosamunde Pilcher e alguns momentos se passam em Inverness. Já tive muita vontade de conhecer essa região.
    Lindas fotos ! O espírito do viajante tem que ser esse: se chove, capa de chuva. se faz sol boné e óculos escuros, se é para acampar vamos lá. se é resort, oba !

    ResponderExcluir
  3. Li muitos livros da Rosamunde Pilcher e alguns momentos se passam em Inverness. Já tive muita vontade de conhecer essa região.
    Lindas fotos ! O espírito do viajante tem que ser esse: se chove, capa de chuva. se faz sol boné e óculos escuros, se é para acampar vamos lá. se é resort, oba !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, que bela coincidência! Estou na fase da Rosamunde também... depois me fala qual livro fala de Inverness? O que estou lendo é todo Cornwall...
      Obrigada!

      Excluir
  4. Ahhhhh que saudades das highlands me deu lendo esse post!!! Vontade de voltar lá correndo. Passei belos momentos nessa terra distante e linda. Adorei revisitá-la hoje.

    Beijo,

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  5. Quero, preciso, necessito fazer esse roteiro!

    Ah.. "O que vimos na ilha de Skye? Chuva!!!" >>>>> desculpaê mas eu ri muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, Simone, Que bom que você riu!!! A intenção foi esta mesma!kkk

      Excluir
  6. Adorei seu roteiro!! Lugares lindos!! Quando estive na Irlanda, também percorremos uma boa parte do país de carro, acho uma excelente opção para fazer muitas paradas e fotos!! :)

    ResponderExcluir
  7. Poxa eu estive em uma parte das Highlands e fiz o tour em dia com tempo ruim muito parecido com as suas fotos, mas não curti muito...não sei se foi pelo fato de termos ido com uma excursão local...Sem contar que procurei como louca vaquinha peluda escocesa e só vi umas poucas bem de longe! Elas são fofas, não é?

    ResponderExcluir
  8. Já estou recomendando esse post lindo pruma amiga que quer ir pra lá. Lindas fotos. Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de assistir a série Outlander e vim pesquisar os lugares.. seu post me deixou ainda mais encantada pela Escócia! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane, como assim que eu não conhecia essa série? Obrigada pela dica...rsrs
      Fico feliz que tenha gostado do post! Um beijão e volte sempre! Lili

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!