20 atrações grátis em Madri

27 de abril de 2016

Atrações Grátis em Madri
Plaza Mayor - um dos principais postais de Madri - grátis!!
Madri tem muitas atrações grátis, incluindo seus consagrados museus de arte, que têm horários gratuitos em algum dia da semana e diversos pontos turísticos como seus belos parques e praças, além dos deliciosos mercados.


Este post faz parte da blogagem coletiva "Viajando na Crise: Lugares/Atrações para se divertir sem gastar nada". Em tempos de crise, com dólar e euro nas alturas, vários blogs dão dicas de atrações pelo Brasil e pelo mundo, para que você possa continuar viajando! Escolhi falar sobre Madri, onde aproveitei várias atrações gratuitas!! Bora conferir?? 
A capital espanhola é uma cidade linda e vibrante o ano todo! Nem o frio do inverno - que não é dos mais severos - espanta os animados madrileños que se misturam aos turistas nos passeios aos finais de semana. Melhor de tudo: entre tantas atrações, há muita coisa para se fazer de graça! Até os famosos museus de arte têm horários gratuitos. Vamos conferir o que dá pra fazer em Madri sem gastar nossos preciosos euros? 

Museus

Atrações Grátis em Madri
Museu do Prado - um dos mais fascinantes da Europa
O famoso "triângulo dourado das artes", é formado pelos Museus do PradoReina Sofia e Thyssen Bornemisza. Todos estes museus são pagos, mas têm horários na semana, em que se pode entrar sem pagar.

1) Museu Thyssen Bornemisza

Abre gratuitamente as portas de suas coleções permanentes às segundas, entre meio-dia e 16h. As mostras temporárias são pagas à parte. Nos outros dias, o preço geral é de 10 euros.
End.: Paseo del Prado, 8. 


2) Museu do Prado


um dos mais importantes museus de Arte da Europa, tem horários gratuitos de segunda a sábado, das 18h às 20h, e aos domingos, das 17h às 20h. Entre os destaques do museu está a obra "As Meninas", do espanhol Velázquez. O preço da entrada (sem desconto) é 14 euros. Eu entrei sem pagar e contei minha experiência neste post aqui!
End.: Paseo del Prado, s/n, 
Atrações Grátis em Madri
Museu Reina Sofia - lar da Guernica de Picasso

3)Museu Reina Sofia: 


Tem entrada gratuita às segundas, das 19h às 21h, de quarta a sábado, das 19h às 21h, e aos domingos, das 13h30 às 19h. Às terças, o museu fica fechado. de Picasso. Se não puder ir nesses horários, a entrada custará 8 euros. O destaque do museu fica para a Guernica de Picasso.
End.: Calle de Santa Isabel, 52

4) Real Academia de Belas Artes

A coleção deste museu concentra obras da arte espanhola, italiana e flamenca, incluindo artistas como Ribera, Murillo e Goya. Fica próxima à Porta do Sol. 
End.: Calle Alcalá 13. Madrid, 28014
Conta a história do caso de amor entre a Espanha e o mar... O museu tem objetos ligados às conquistas espanholas e também réplicas de caravelas, navios e barcos. O acervo  é imperdível para quem gosta da história das grandes navegações. Lá se encontra a carta de Juan de la Cosa, o primeiro "mapa" em que aparece o continente americano. Juan era navegador e acompanhava Cristóvão Colombo em suas viagens à América. 
End.:  Paseo del Prado, 5, 28014 Madrid, Espanha

6) Museu de História de Madri


Instalado em um prédio de fachada barroca, este museu conta a história de Madri, desde pré-história, até o século XIX. 
End.: Calle Fuencarral 78. Madrid, Distrito: Centro-Justicia

Parques e praças
Atrações Grátis em Madri
Parque del Retiro - misture-se aos madrileños aos finais de semana!

7) Parque Del Retiro 

Com uma área de 130 hectares, o parque mais bonito de Madri tem inúmeros jardins e vias, além de um pequeno lago onde é possível alugar barcos a remo para passeios. O Palácio de Cristal também é imperdível e costuma sediar mostras de Artes.
End.: Plaza de la Independencia, 7
Atrações Grátis em Madri
Parque del Retiro

8) Madri Rio

Às margens do Rio Manzanares, onde antes havia uma rodovia, foi construído um parque com jardins e várias opções de lazer. Um lugar que pouca gente inclui em seus roteiros, mas que ficou conhecido pelo seu projeto arrojado de urbanização.


9) Casa de Campo

O maior parque da cidade de Madri conta com muita área verde, além de um Jardim Zoológico e teleférico. É uma das atrações mais indicadas para crianças, mas fica um pouco afastado do centro da cidade.
End.: Paseo Puerta del Angel, 1


10) Jardins do Campo del Moro 

Logo atrás dos Palácios Reales, há um refúgio lindo que lembra em muito os jardins franceses, com fontes e até alguns pequenos chalés de campo.


11) Plaza Mayor

A Plaza Mayor é muito bonita e está rodeada por construções, com lojas, cafés e restaurantes. Sem dúvida, um dos mais famosos cartões-postais de Madri. É tão bonita que dificilmente conseguimos imaginá-la como palco de execuções durante a Inquisição Espanhola.
Atrações Grátis em Madri
Plaza Mayor!

12) Plaza de Santa Ana:

Embora não tenha nada de espetacular, esta praça é cercada de prédios residenciais muito caprichados e tem algo muito importante para os pequenos: brinquedos! Vários brinquedos! Imperdível para quem viaja com crianças!
Atrações Grátis em Madri
Plaza Santa Ana

Monumentos/ Prédios históricos

13) Templo de Debod

O templo egípcio, com cerca de 2200 anos, foi um presente do governo do Egito, na década de 60 e manteve sua orientação (leste-oeste) similar à sua localização original, próxima ao Rio Nilo.
End.: Calle Ferraz, 1


14) Estação Atocha: 


Já foi palco de um ataque terrorista atribuído à Al Qaeda, no início de 2004. Mas o interesse pela estação se deve à beleza de seu prédio e seus jardins internos. 
End.: Plaza Emperador Carlos V
Atrações Grátis em Madri
Estação Atocha

15) Porta de Alcalá 

Fica nos limites do Parque do Retiro. Este monumento deve seu nome ao antigo caminho entre Madri e Alcalá de Henares.
End.: Plaza de la Independencia, 1
Atrações Grátis em Madri
Porta de Alcalá

16) Puerta del Sol

Local de uma das antigas portas da cidade amuralhada, que era adornada por um sol. Neste lugar se encontra o marco zero - centro geográfico da Espanha. 
Atrações Grátis em Madri
Praça - Puerta del Sol
Aqui fica a conhecida escultura de um urso comendo frutos de uma árvore. A presença do urso é meio estranha, até descobrirmos que este animal era comum na região, na Idade Média. O edifício mais antigo desta praça é a Casa dos Correios, com sua torre do relógio.
End.: Plaza de la Puerta del Sol, s/n


17) Ermita de San Antonio de la Florida

Esta igreja, transformada em museu, tem afrescos pintados por Goya, sendo também seu local de sepultamento. Para não prejudicar os afrescos, foi construída uma capela idêntica ao lado, para os serviços religiosos.
End.: Glorieta de San Antonio de la Florida 1

Atrações Grátis em Madri
San Jeronimo el Real

18) Igreja de San Jerónimo el Real

Coladinha ao museu do Prado, esta igreja já teve um convento anexo (Los Jerônimos) que já foi um dos mais importantes de Madri - e foi incorporado pelo museu, em um ampliação. A igreja tem belas pinturas e vitrais, além de importância histórica.
End.: Calle de Moreto, 4

Mercados - food-markets

Nos mercados, você entrará de graça, mas é claro que irá pagar para comer! Ainda assim, além de ser um passeio, é uma opção de alimentação com bom custo/benefício.

19) Mercado San Miguel: 

É definitivamente um lugar para se comer bem, se você não se importar de disputar um lugar ainda que seja em pé. Entrar no mercado é de graça, e os preços das comidas são muito bons, levando-se em conta sua qualidade. Um prato médio de paella (de-li-ci-o-sa) custa cerca de 4 euros. Também é possível tomar uma taça de vinho ou provar outras delicias da culinária espanhola.
End.:Plaza de San Miguel, s/n
Atrações Grátis em Madri

20) Mercado de San Anton

Uma construção moderna e bonita, no agradável bairro Chueca - famoso por ser o point gay de Madri! No mercado, a melhor pedida é degustar uma taça de vinho, ou uma "caña" (chopp) acompanhado das mais deliciosas tapas. Uma opção com ótimo custo benefício.
End.:  Calle de Augusto Figueroa, 24

* Outra atração que tem horário de visita gratuita (às segundas) é o Palácio Real  mas no site, há uma informação que isto se aplica apenas a cidadãos da comunidade européia (mas vai que você tem passaporte da C.E.!!!) 


Gostou do Post? Salve no Pinterest!





E aí, gostaram das dicas para economizar em Madri? Então não deixem de conferir as dicas de outros blogs, sobre vários lugares do mundo!!!

Destinos por onde andei... - Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco 
Mariana Viaja - Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários 
Fourtrip - 5 trilhas no Rio de Janeiro e 3 ótimos motivos para fazer: faz bem a mente, ao corpo e ao bolso! 
Tá indo pra onde - Conhecendo Berlim sem gastar (quase) nada! 
D&D Mundo Afora - 8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil 
Por aí com os Pires - 10 atrações gratuitas no Rio de Janeiro 
O Melhor Mês do Ano - 7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul 
Cantinho de Ná - O que fazer em Las Vegas de graça 
Ligado em Viagem - O que fazer de graça (ou quase) em Dubai 
Viagens Invisíveis - Um dia em Atenas de graça


Procurando hotel em Madri ou qualquer parte do mundo? Faça pelo booking, nosso parceiro! Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só clicar no banner abaixo:


Veja também outros posts sobre Madri! Clique aqui para conferir!

Já está nos seguindo? Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

15 comentários

  1. Quero muito conhecer Madri e o Museu do Prado, sempre falavam das obras lindas que há nele durante as aulas de história da arte na faculdade <3 Ahhh acho que uma das melhores formas de conhecer a cidade é visitando os food markets da vida,a paella deve ser incrível! Adorei o post barateza \o/

    ResponderExcluir
  2. Gente, quanta coisa bacana para fazer em Madri! Ainda não conheço a cidade, mas está na minha lista! Vou guardar esse post com carinho para programar a minha viagem para lá! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei que o meu museu preferido está em primeiro lugar - o Thyssen Bornemisza! Madri é linda, bateu uma saudade agora!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito muito muito! Juntando o seu post com o do Afonso, com a economia já dá pra investir na passagem :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom rever Madri por sua lente e com atividades gratuitas ! ótimas fotos !

    ResponderExcluir
  6. Muito bom rever Madri por sua lente e com atividades gratuitas ! ótimas fotos !

    ResponderExcluir
  7. Um destino que ainda não conheço, mas que já está marcado para o futuro e, agora, cheio de dicas de como aproveita-lo economicamente!!!! Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu aproveitei o horário gratuito do Museu Reina Sofia, mas quando tentei fazer a mesma coisa no do Prado, a fila era tão grande que desisti... Mas acho ótimo os museus que oferecem alguns horários grátis, uma ótima forma de oferecer cultura para todos! =]

    ResponderExcluir
  9. Adoro Madri, a cidade é encantadora. Não fomos em todos esses lugares que você indicou, vi que temos muito ainda o que ver por lá.

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas!!! Fui a Madri, mas muito rapidamente, não deu pra fazer muita coisa. Na próxima quero conhecer vários desses lugares que vc falou.

    ResponderExcluir
  11. Com tanta economia já dá pra usar o dinheiro pra outra coisa na viagem :) Mandou bem nas dicas!

    ResponderExcluir
  12. Sou louca para conhecer Madri, ainda mais agora com suas dicas, um lugar de sonho.

    ResponderExcluir
  13. Qunado fiz espanhol e nossa professora era muito apaixonada por tudo na Espanha, lugares, cultura.. lendo suas dicas me lembrou essa fase boa da minha vida e que preciso conhecer a Espanha. Aodrei! bjs

    ResponderExcluir
  14. Lili, amei o post. Apenas duas observações: a Plaza de Santa Ana é o centro do bairro das Letras,referência ao século de ouro das artes espanhola e o Palácio Real tem entrada gratuita nas duas últimas horas, de segunda a quinta, para cidadãos europeus e ibero-americanos - nós, brasileiros :), basta apresentar o passaporte. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!!Muito obrigada! Vou editar o post com essas informações! Valeu, mesmo!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!