Edimburgo, Escócia: roteiro de 2 dias com criança

14 de fevereiro de 2016
Edimburgo Escócia
Palácio de Holyroodhouse
Edimburgo é uma cidade que tem tudo para te conquistar rapidinho! É o tipo de lugar fácil de conhecer, pois as principais atrações estão concentradas em um espaço que você explora em dois dias! Mas é claro que se tempo não for problema, você também encontrará muito mais a fazer na capital da Escócia! Para ser perfeita, faltava ser plana. Mas as colinas dão um charme e propiciam uma vista linda a partir da Calton Hill.
Neste post você vai encontrar uma sugestão de roteiro de dois dias, percorrendo os pontos turísticos da Old Town em um dia e as da New Town em outro.

O que fazer em Edimburgo - Old Town 

Royal Mile

Se você tiver muuito pouco tempo mesmo, vá direto à Royal Mile! É lá que se encontram as principais atrações e hordas de turistas. Chama-se Royal Mile porque tem a extensão de uma milha que começa e termina em dois castelos: o Palácio de Hollyroodhouse (residência da rainha Beth, quando vai pra Escócia) e o Castelo de Edimburgo
Edimburgo Escócia
Castelo de Edimburgo - uma ala mais nova
Entre os dois, um monte de lojas, Starbucks, monumentos, artistas de rua e a imperdível Catedral de St. Gilles, cuja construção se iniciou na Idade Média. 


Edimburgo Escócia
Cenas da Royal Mile
Uma confusão ou uma rua vibrante: depende do seu estado de humor. Não deixe de circular pelas inúmeras vielas que cortam a Royal Mile. Muitas delas são estreitas e guardam uma atmosfera medieval. Uma delícia se perder por lá! 


Edimburgo Escócia

Você pode começar ou terminar o trajeto com uma visita ao castelo. Mas é bom reservar algumas horas para visitá-lo.
Enfim, é um programa imperdível passear pela Royal Mile em Edimburgo

Edimburgo EscóciaEdimburgo Escócia

Além da Royal Mile: 

Harry Potter: o bruxinho mais famoso do mundo!!!

J. K. Rowling morava em "Edimbra" (é assim que pronunciam, também não entendi porque...) antes de ficar rica  famosa! E foi no The Elephant House que ela escreveu parte dos livros que a arrebatariam para a fama. É fácil encontrar: na rua George IV Bridge é o lugar mais apinhado de gente tentando fotografar!

Edimburgo Escócia

Um refúgio para os pequenos, em dias chuvosos

Encontramos meio ao acaso, a biblioteca infantil, em frente à National Library, também na rua George IV Bridge. É um oásis para quem está com criança. Todos são bem-vindos e há uma sala em que as crianças podem desenhar/pintar e outra sala mais ampla de leitura. Mesmo em dias ensolarados, serve bem ao propósito de descansar da caminhada. Fica exatamente em frente à National Library of Scotland!
Edimburgo Escócia

Festival de Edimburgo

O festival acontece em agosto e a atração mais badalada é o Edimburgh Military Tatoo - um desfile militar com bandas tocando gaita de fole. Mas no final de julho, a cidade (e a Royal Mile em especial) começa a se movimentar com muitas performances teatrais e musicais na rua.
Abaixo o mapa com um trajeto sugerido para conhecer a Old Town (clique no mapa para ampliar):

Dia 2: New Town

Uma jóia da arquitetura georgiana

Não se deixe enganar pelo nome: a New Town, ou "cidade nova" data do século XVIII e seu projeto foi friamente calculado. Houve até concurso de um projeto de urbanização para a área e quem venceu foi o jovem arquiteto James Craig.
Edimburgo Escócia
Fachada de residência na Charlotte Square
O projeto ficou tão bacana que as pessoas mais prósperas construíram ali suas residências. Agora o bairro é um dos mais preciosos conjuntos de arquitetura georgiana do Reino Unido. O estilo deve seu nome a George, então rei da Inglaterra.

Edimburgo Escócia

Na Charlotte Square, as residências têm as fachadas lindamente conservadas. Há uma casa-museu (Georgian House) que recria o estilo de vida dos moradores em finais do século XVIII. Vale a pena a visita! (custa 7 libras/adulto ou 16,50 a família). Infelizmente, a praça estava em obras, mas de dentro da casa, observando pela janela, dava para imaginar como era a vida ali naquele lugar. Conhecer este conjunto arquitetônico foi uma das coisas que mais gostei em Edimburgo!

Edimburgo Escócia
Cenas da New Town: Charlotte Square, George Street e Rose Street

Restaurantes

É na Rose Street (rua apenas para pedestres) que se concentram os restaurantes da New Town. Mas é bom verificar antes de entrar, porque há pubs que não aceitam crianças. Almoçamos em um pub chamado Kenilworth. O lugar era lindo, a comida boa e eles não têm problemas com crianças!


Lojas e livrarias!!!!!

A Princess Street - que separa a Old Town da New Town - tem muitas lojas, e uma livraria que é mais que um lugar de comprar livros. A Waterstones tem um café no piso superior com uma super vista do Castelo de Edimburgo. Ah, se você também tem mania de comprar livros de fotos, eu encontrei o meu ali, por 10 libras!
Edimburgo Escócia
Princess Street: monumento e o hotel Balmoral

Fez sol? Corra para Calton Hill

Em Edimburgo, assim como em todo o Reino Unido, chove bastante. Então, se o tempo estiver bom, ajuste sua programação para ir até Calton Hill. Do alto desta colina, se tem a vista mais linda da cidade. De lá, você conseguirá ver a New Town e suas ruas planejadas, em contraste com a linda bagunça das vielas na Old Town!
Edimburgo Escócia

Abaixo o mapa com uma sugestão de trajeto para a New Town (clique no mapa para ampliar):





Museu Nacional da Escócia

Este museu pode ser incluído no roteiro tanto da cidade velha como da nova. O acervo não é tão impressionante, especialmente se já tiver visitado o British Museum em Londres. Maaaas... o prédio é lindo e tem muita coisa bacana a ser vista também! Melhor de tudo: entrada grátis!!


Edimburgo Escócia


Quando ir:

Estivemos lá em julho/2015. O verão no Reino Unido tem temperaturas amenas (chega a ficar friozinho - não esqueça de levar um casaco...), mas também pode ser chuvoso. Em agosto ocorre o badalado Festival de Edimburgo. No inverno, além das temperaturas baixas é bem provável pegar neve. Nada que um bom casaco não resolva!!



Edimburgo Escócia


Como chegar

Há aeroporto, mas não existem vôos diretos do Brasil. Nós fomos de carro alugado, da Inglaterra e voltamos para Londres de trem.
Há muitas opções de trens para várias outras cidades, como Glasgow e há duas estações ferroviárias no centro de Edimburgo.


Edimburgo Escócia


Para explorar com crianças...

Edimburgo tem algumas subidas e descidas que podem deixar as crianças cansadas. Minha sugestão é visitar algumas atrações e, se os pequenos se cansarem, fazer um "revezamento": enquanto um volta para o hotel com o(s) pequeno(s), o outro pode continuar explorando mais um pouco. Mas para isso, é preciso um hotel bem localizado, próximo às atrações!

Gostou do Post? Salve no Pinterest



Onde se hospedar:


Não é muito fácil achar um hotel BBB em Edimburgo... Nos hospedamos no Premmier Inn da Lauriston Place e gostamos bastante. Era próximo ao centro e havia um mercadinho a cerca de 2 quadras. O Premmier Inn da Princess Street é melhor localizado, mas bem mais caro!
Há também diversas outras opções de hostels e Bed and Breakfast ou hotéis mais luxuosos, como o Balmoral... Veja aqui todas as opções pelo Booking!!

Se quiser saber mais sobre a Escócia, confira também o blog Contando as Horas, da Bruna Bartolamei que já morou neste lindo país!


Espero que tenham gostado de nossas dicas sobre Edimburgo. 
Se não quiser perder nenhuma dica do blog, siga-nos nas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

6 comentários

  1. Liliane seu roteiro ficou bem completo e detalhado. Adorei e inclui na minha enorme lista de desejos de viagem. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Lindas fotos, Harry Potter´s birth place, céu azul, pronúncias que não se compreendem... tudo para me conquistar :) Heheheh
    Deveria ter ido ano passado... Tudo bem, sempre se pode voltar para a Europa né?
    Parabéns pelo post. Abracitos

    ResponderExcluir
  3. Sou louca para conhecer Edimburgo!! Até cheguei a ver intercâmbio para lá uma vez, mas não deu certo... =[

    Agora tive ainda mais certeza de que irei amar essa cidade quando tiver oportunidade de conhecê-la!!

    ResponderExcluir
  4. Era pra gente ter ido da última vez que estávamos na Europa, mas, não deu certo. Mas dá próxima vez vou sim! E com seu roteiro embaixo do braço....rs
    ps: Caraca, nos conhecemos pessoalmenteeee! Que louco! hahahahahaha. Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa,como uma cidade tão linda ainda não fazia parte da minha listinha.Agora já faz.

    ResponderExcluir
  6. Um dos lugares da minha lista de desejos!! Depois de ler seu roteiro então, subiu mais ainda de posição!! Adorei! Bjooo

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!