A muralha de Adriano fica no norte da Inglaterra, pertinho da fronteira com a Escócia e é uma ótima lembrança da grandiosidade do Império Romano!
Um pouco de história:
No século II o império romano se expandia até o norte da Inglaterra. Mas as tribos que habitavam o que hoje é a Escócia davam um pouco de trabalho, ameaçando a paz no reino... Foi então que o imperador romano Adriano teve a brilhante ideia de construir uma muralha atravessando toda a ilha.
(Não sei porque, mas me lembrei da dona Florinda dizendo ao Kiko para não se misturar com aquela gentalha, lá na vila do Chaves...)
Construída em pedra, com a espessura de quase dois metros, a muralha era praticamente impenetrável. Além disso, havia vários fortes e guaritas distribuídos ao longo de sua extensão.
Ruínas de uma fortificação |
Como visitar:
Aí você deve estar pensando: tá... legal a história, mas como eu faço para visitar esse lugar? Calma, que vou contar em detalhes como foi nosso passeio:
Estávamos em Gales, a caminho da Escócia e o nosso trajeto passava pela cidade inglesa de Carlisle. Olhamos no guia e no google maps e vi que havia alguns fortes e pontos da Muralha de Adriano próximos a esta cidade.
Fomos sem saber muito, mas tentando descobrir. Paramos para abastecer em um posto em Carlisle e encontramos vários materiais informativos. Pegamos um folder que falava de um forte (chamado Birdosland) que havia sido restaurado, tinha encenações e custava meio caro para entrar.
Estávamos só de passagem e não queríamos nada teatral, então resolvemos pegar a rodovia A69 seguindo intuitivamente as placas que indicavam Hadrian's Wall. Caímos em uma estradinha menor, a B6318 e chegamos até Gilsland.
Chegamos em um ponto e avistei um pedaço da tal muralha, próxima a estrada. Estacionamos o carro, começamos a caminhar e encontrei um casal. Eu que nem sou de conversar muito (imagina...), puxei papo. Eles eram de New Castle, tinham casa de veraneio ali perto e disseram que aquele é o trecho mais bacana da muralha, na opinião deles.
No local, há uma trilha (pathway) bem ao lado da muralha, passando ao lado de propriedades rurais. Neste trecho também há uma ponte, que foi construída mais recentemente, sobre o rio Irthing (os romanos haviam construído ali uma ponte de pedra).
Pude notar que o rio tinha águas escuras e depois fui saber que a região é rica em águas termais e tem até spa!!
Pude notar que o rio tinha águas escuras e depois fui saber que a região é rica em águas termais e tem até spa!!
Rio Irthing |
Abaixo, no Google Maps o lugar está marcado como Hadrians Wall at Gilsland:
Veja também estes posts sobre a Inglaterra:
Bath - além dos banhos romanosCotswolds - interior da Inglaterra
Cotswolds - visitando uma fazenda de Lavanda
Cotswolds - um roteiro de 2 dias
Lower Slaughter - Cotswolds
Londres - 10 dicas
Espero que tenham gostado e não deixem de incluir este monumento quando planejarem uma viagem à Inglaterra!!!
* Se estiver procurando hospedagem na Inglaterra ou em qualquer outro lugar, reserve pelo Booking, nosso parceiro! É só clicar no banner abaixo:
Já está nos seguindo? Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!Para maiores informações deste e de outros pontos a visitar da muralha, veja o site: http://www.visithadrianswall.co.uk/
Liliane, adorei o post. Noa conheco essa regiao e fiquei bem curiosa. Adorei saber das aguas termais e spa kkkk
ResponderExcluirQueria ficar uns 40 dias na Inglaterra, conhecendo cada portinha....Quem sabe um dia... Não sei se ainda vou poder né? Quem sabe minha filha daqui uns anos vai estudar por aí e eu vou junto....hahahahahah, tipo, daqui uns 8 anos....kkkkk Beijos.
ResponderExcluirShow!!! A Inglaterra me fascina! Quero muito voltar e fazer uma trip de carro explorando lugares históricos tipo este!
ResponderExcluirMuito legal, mais legal ainda é vc nos situar na história :)))
ResponderExcluirbeijocas
Li
Que interessante, nunca tinha ouvido falar, mais um lugar para minha wishlist. Beijos.
ResponderExcluirAdoraria fazer um passeio assim,meu marido é louco por tudo que os romanos fizeram mundo afora. Muito lindo seu post.
ResponderExcluir