Achados literários: 2 livros que valem uma viagem!!

5 de novembro de 2015
livros e viagens
Imagem: Unsplash
Confesso que exagerei no título. Nenhum livro vale, realmente, uma viagem. Mas pode ser uma boa distração enquanto não podemos tirar nossas merecidas férias! Eu só não exagerei na parte do "Achados Literários", pois estes dois livros que indicarei, encontrei bem ao acaso.
Acontece que em 2004, quando passeava pelo Quartier Latin, em Paris, via muitas pessoas levando sacolas de livros em sebos para venderem ou trocarem.


Há alguns anos, abriu um sebo bacana aqui na minha cidade, então resolvi seguir o modelo parisiense (falei isso só pra enfeitar, viu? Nem sei se o pessoal ainda faz isso lá)! O fato é que isso já se tornou um hábito pra mim!


#o achado número 1:
Uma das primeiras vezes que fui ao Sebo trocar livros, me deparei com um livro chamado "Sedução de Paris - caminhos para quem ama a Cidade Luz" de Benjamin Santos (Editora Gryphus). Fiquei seduzida e levei pra casa!!
O livro não funciona como guia, mas tem informações tão interessantes que dificilmente se encontram em guias! Acima de tudo, o autor se apega a contar a história de Paris, mas de uma maneira tão singela que apenas um apaixonado conseguiria! Quer ver?

"Paris surgiu nas águas do Sena e foi na Cité que deu seus primeiros passos. A Cité conhece toda a aventura vivida pelo povo da cidade. Já se disse que esse pedaço de Paris cercado de Sena por todos os lados tem a forma de um berço flutuando sobre o rio." (p.41)
Com a mesma poesia, o autor fala do metrô, dos arrondissements, dos cafés, das ruas cobertas, dos padroeiros... Enfim, um prato cheio para quem ama Paris, tendo ou não conhecido esta cidade! 

#o achado número 2:
Mais recentemente, resolvi que deveria me dedicar a Clássicos da Literatura Universal. Mas enquanto eu procurava por Madame Bovary, Guerra e Paz e o Retrato de Dorian Grey, me deparei com um tal de "Mil dias na Toscana" de Marlena de Blasi (Não, não é aquele do filme "Sob o Sol da Toscana", tá?). Peguei, e foi um dos últimos livros que li.
A autora - que é chef de cozinha - e o marido se encantaram pelo vilarejo de San Casciano de Bagni. Acabaram se mudando pra lá e vivenciado hábitos e costumes locais, com a ajuda de amigos muito especiais que ganharam nesta jornada.
É com tanta delicadeza e simbolismo que a autora fala do cotidiano nesta região italiana, que vou me encantando e tendo ainda mais vontade de conhecer a Toscana. 

Um trechinho, de quando a autora conta sobre a vindima:
"A fruta - pura, não manipulada, da maneira que os deuses a mandaram - é o que faz o vinho aqui. Além da paixão dos viticultores. E essa mistura é a única alquimia que existe. Vinhos rascantes, enxutos, fortes, vinhos para serem mastigados, espessos elixires avermelhados que penetram nos corpos cansados e sedentos como se fosse sangue. Sem fragrância de violetas nem de baunilha, sem aromas agradáveis, nem bouquet de couro inglês"...

Ao final, fui descobrir que a autora e o marido organizam tours gastronômicos por esta e outras regiões da Itália.

Espero que tenham gostado, e que se animem a uma boa leitura! Se tiver posts ou dicas sobre a Toscana e sobre Paris, fique à vontade para deixar nos comentários!! Comente também se tiver alguma dica literária para quem ama ler e viajar!!!

Se animou a visitar Paris ou alguma cidade Toscana? Reserve seu hotel através de nosso parceiro Booking! É só seguir este link aqui!!
Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

3 comentários

  1. Não conheço o 1o livro, mas já li o 2o sim! A autora escreveu outros livros sobre a Itália - o 1o era como ela conheceu o marido e mudou pra Veneza com ele e o 3o eh sobre a Sicília (ainda não li esse, tá aqui na fila). Confesso que não gostei do de Veneza, mas o da Toscana é bem melhor...

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, eu só li o da Toscana, por enquanto... Sedução de Paris é uma delícia também, mas é mais sobre a história e curiosidades da cidade. Eu adorei ler! Mas eu acho que só se encontra em sebo, porque está esgotado... Beijos!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!