Ouro Preto em imagens, histórias e algumas dicas

23 de novembro de 2014
Janelas e sacadas, em um lindo final de tarde
Para quem faltou às aulas de História do Brasil, uma visita a Ouro Preto pode ajudar a preencher algumas lacunas no conhecimento. Mas se você foi um aluno exemplar, também pode descobrir que muito do que aprendeu não estava assim, tão correto...
Arrisco dizer que perambulando pelas ruas, lendo placas, conversando e (com a curiosidade mais instigada) pesquisando, aprendi muito mais história do que na escola. Por exemplo, uma visita a uma mina me fez conhecer e admirar Chico Rei, de quem eu nunca tinha ouvido falar nas aulas de História. Uma visita à Igreja Santa Efigênia dos Pretos me fez notar que os escravos que a construíram, misturaram símbolos do candomblé em meio a santos católicos, como forma de resistência à imposição que lhes era feita de seguir a fé católica.


Ouro Preto
Detalhe da igreja Nossa Senhora do Pilar
Mesmo com a quantidade absurda de ouro que foi levada para Portugal, as igrejas daqui têm uma quantidade considerável de adornos em ouro. A Nossa Senhora do Pilar é a segunda igreja do Brasil com maior quantidade de ouro (a primeira fica no Pelourinho). Paga-se para entrar, mas é grátis assistir a uma missa. Pois eu fui à missa e estava cheia de turistas. Era fácil identificar: em geral, ficavam boquiabertos, olhando para o teto e para os ricos detalhes do interior da igreja.
Ouro Preto
Uma república, vizinha à Igreja Nossa Senhora do Pilar
Outra igreja impressionante é a de São Francisco de Assis, com destaque para as pinturas no teto. Ali pertinho, no Largo São Francisco há uma feirinha de artesanato imperdível, com destaque para os objetos em pedra sabão.
Ouro Preto
Igreja São Francisco de Assis 
Cidades históricas
Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Outras igrejas bastante visitadas são a Nossa Senhora do Rosário (dos Pretos) e a Nossa Senhora do Carmo.
Ouro Preto
Igreja Nossa Senhora do Carmo (vista da nossa pousada!!!)
Mas o que eu mais gostei mesmo, foi caminhar (não sem me cansar) pelas ladeiras, observando as casas, construções, chafarizes, praças e ficar imaginando como era a vida ali no século XVIII.
Uma casa qualquer...

Sacadas e ladeiras: assim é Ouro Preto

Ouro Preto
Charme pouco é bobagem!!

Ouro Preto
Muito amor aos detalhes...
Passear por Ouro Preto é um convite não só a valorizar nossa História, mas também a admirar a beleza das suas ruas, casas e construções. Não tem como não se impressionar, afinal em outros lugares pode até se encontrar uma ou outra construção mais impressionante ou bela, mas o conjunto de arquitetura barroca que existe aqui é único no mundo.
Ouro Preto
Vista do nosso quarto (privilégio, hein?)

Ouro Preto
Ruas de paralelepípedo

Ouro Preto
Mais uma ladeira!
Eu confesso que além do museu do oratório, não visitei outros, mas há o Museu da Inconfidência e da Museu da MineralogiaOutro ponto bastante visitado é a Casa do Conto (que não tem nada a ver com literatura): um museu da moeda que conserva uma senzala e foi prisão dos inconfidentes. Se você é fã de literatura, poderá visitar  a casa de Tomás Antonio Gonzaga.
Há também algumas atrações perto de Ouro Preto que podem ser vistas como um bate-volta. 

Algumas dicas:
- Esqueça o salto em casa!!! Para andar em Ouro Preto é imprescindível um sapato confortável e, de preferência, anti-derrapante.

- Para quem viaja com crianças ou idosos, é importante ter cuidado, pois as ruas são realmente íngremes e nem sempre amigáveis a carrinhos de bebê.

- Existem muitos ourives que fazem jóias em prata com pedras típicas da região. As lojas no centro turístico costumam ser mais caras, mas podem se encontrar artesãos que oferecem produtos bonitos com preços bem melhores.

Onde comer: Me lembro com saudade do Café Geraes e do Acaso 85. Gostamos tanto da comida quanto do ambiente de ambos.

Onde ficar: Nos hospedamos na Pousada Abigail Condé e gostamos bastante. Se estiver de carro, será ótimo, pois fica a uma caminhada boa do centro (por causa das ladeiras). Mas a vista que se tem a partir dela compensa! O café da manhã e o chá da tarde são muito bem servidos. 

Procure um hotel em Ouro Preto!



E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

11 comentários

  1. Eu amei seu post! Amo visitar cidades históricas e viajar no tempo. Ouro Preto foi meu destino para comemoração de formatura. Tenho ótimas lembranças e me lembro de ter ficado boquiaberta muitas vezes. Eu me sinto viajando no tempo desse jeito também em Petrópolis, aqui no Rio de Janeiro. Tem muita história pra contar! Daquelas que não prendemos nos livros! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, que bacana! Eu quero conhecer Petrópolis também!!!!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de conhecer Ouro Preto. Agora, ainda mais! Pelo menos já deu pra ter um gostinho vendo suas fotos!

    ResponderExcluir
  3. Ouro Petro e realmente um patrimonio para tofos nos brasileiros. E o povo mineiro? A comida?! Amei o post!!!

    ResponderExcluir
  4. Que igreja mais linda esta da Nossa Senhora do Rosário! E seu blog deveria chamar Trilhas, Cantos e Fotos. Que fotos lindas!
    Sabe que o problema, na minha opinião, do Brasil ser tão grande é que aprendemos historia nos livros somente. Seria tão mais fácil se pudéssemos aprender e no dia seguinte visitar o lugar que a professora mencionou. Aqui na Colômbia, por ser menor, as pessoas têm esta oportunidade mais a mão e é bem legal o sistema de ensino que, a cada capítulo da historia, tenta levar os alunos a conhecer ao vivo o local.
    Bela Ouro Preto.
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tati!! Puxa, deve ser fantástico aprender história desta forma!!

      Excluir
  5. Que post bacana! Nunca fui à ouro preto, mas já viajei um pouco com seu post e fotos. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Como eu gosto desse lugar - e nunca nem fui! Estou looouca para conhecer! Fiquei babando suas fotos aqui! Que belezinha! :) Adorei!!!! Beijos, Julia

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!