Detalhe da igreja Nossa Senhora do Pilar |
Mesmo com a quantidade absurda de ouro que foi levada para Portugal, as igrejas daqui têm uma quantidade considerável de adornos em ouro. A Nossa Senhora do Pilar é a segunda igreja do Brasil com maior quantidade de ouro (a primeira fica no Pelourinho). Paga-se para entrar, mas é grátis assistir a uma missa. Pois eu fui à missa e estava cheia de turistas. Era fácil identificar: em geral, ficavam boquiabertos, olhando para o teto e para os ricos detalhes do interior da igreja.
Uma república, vizinha à Igreja Nossa Senhora do Pilar |
Outra igreja impressionante é a de São Francisco de Assis, com destaque para as pinturas no teto. Ali pertinho, no Largo São Francisco há uma feirinha de artesanato imperdível, com destaque para os objetos em pedra sabão.
Igreja São Francisco de Assis |
Nossa Senhora do Rosário dos Pretos |
Igreja Nossa Senhora do Carmo (vista da nossa pousada!!!) |
Mas o que eu mais gostei mesmo, foi caminhar (não sem me cansar) pelas ladeiras, observando as casas, construções, chafarizes, praças e ficar imaginando como era a vida ali no século XVIII.
Uma casa qualquer... |
Sacadas e ladeiras: assim é Ouro Preto |
Charme pouco é bobagem!! |
Muito amor aos detalhes... |
Vista do nosso quarto (privilégio, hein?) |
Ruas de paralelepípedo |
Mais uma ladeira! |
Há também algumas atrações perto de Ouro Preto que podem ser vistas como um bate-volta.
Algumas dicas:
- Esqueça o salto em casa!!! Para andar em Ouro Preto é imprescindível um sapato confortável e, de preferência, anti-derrapante.
- Para quem viaja com crianças ou idosos, é importante ter cuidado, pois as ruas são realmente íngremes e nem sempre amigáveis a carrinhos de bebê.
- Existem muitos ourives que fazem jóias em prata com pedras típicas da região. As lojas no centro turístico costumam ser mais caras, mas podem se encontrar artesãos que oferecem produtos bonitos com preços bem melhores.
- Existem muitos ourives que fazem jóias em prata com pedras típicas da região. As lojas no centro turístico costumam ser mais caras, mas podem se encontrar artesãos que oferecem produtos bonitos com preços bem melhores.
Onde comer: Me lembro com saudade do Café Geraes e do Acaso 85. Gostamos tanto da comida quanto do ambiente de ambos.
Onde ficar: Nos hospedamos na Pousada Abigail Condé e gostamos bastante. Se estiver de carro, será ótimo, pois fica a uma caminhada boa do centro (por causa das ladeiras). Mas a vista que se tem a partir dela compensa! O café da manhã e o chá da tarde são muito bem servidos.
Procure um hotel em Ouro Preto!
E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!
Eu amei seu post! Amo visitar cidades históricas e viajar no tempo. Ouro Preto foi meu destino para comemoração de formatura. Tenho ótimas lembranças e me lembro de ter ficado boquiaberta muitas vezes. Eu me sinto viajando no tempo desse jeito também em Petrópolis, aqui no Rio de Janeiro. Tem muita história pra contar! Daquelas que não prendemos nos livros! Beijos
ResponderExcluirAline, que bacana! Eu quero conhecer Petrópolis também!!!!
ExcluirTenho muita vontade de conhecer Ouro Preto. Agora, ainda mais! Pelo menos já deu pra ter um gostinho vendo suas fotos!
ResponderExcluirQue bom que gostou! Um abraço!!
ExcluirOuro Petro e realmente um patrimonio para tofos nos brasileiros. E o povo mineiro? A comida?! Amei o post!!!
ResponderExcluirMinas é tudo de bom, né? Obrigada, Renata!
ExcluirQue igreja mais linda esta da Nossa Senhora do Rosário! E seu blog deveria chamar Trilhas, Cantos e Fotos. Que fotos lindas!
ResponderExcluirSabe que o problema, na minha opinião, do Brasil ser tão grande é que aprendemos historia nos livros somente. Seria tão mais fácil se pudéssemos aprender e no dia seguinte visitar o lugar que a professora mencionou. Aqui na Colômbia, por ser menor, as pessoas têm esta oportunidade mais a mão e é bem legal o sistema de ensino que, a cada capítulo da historia, tenta levar os alunos a conhecer ao vivo o local.
Bela Ouro Preto.
Tati
Obrigada, Tati!! Puxa, deve ser fantástico aprender história desta forma!!
ExcluirQue post bacana! Nunca fui à ouro preto, mas já viajei um pouco com seu post e fotos. Bjs!
ResponderExcluirComo eu gosto desse lugar - e nunca nem fui! Estou looouca para conhecer! Fiquei babando suas fotos aqui! Que belezinha! :) Adorei!!!! Beijos, Julia
ResponderExcluirObrigada!!
Excluir