Madri: um roteiro pelo Centro da Capital Espanhola.

29 de março de 2014
Plaza Mayor - um dos principais pontos turísticos de Madri
Madri tem o pique de cidade grande, mas sem aquela pressa frenética. Quem vê a vibrante Madri de hoje, acha difícil imaginar que esta só foi elevada à condição de capital espanhola no século XVI. Anteriormente, cidades como Córdoba na Andaluzia, ou até mesmo a vizinha Toledo eram consideradas mais importantes.
Existem várias teorias sobre a origem do nome Madrid, mas é provável que se deva à quantidade de água que era abundante na cidade, graças ao Rio Manzanares, pertinho do local que hoje ocupa o Palácio Real. Para quem gosta de história, encontrei este artigo aqui, que achei muito legal, sobre alguns aspectos históricos da cidade,  (queria ter lido antes!!!).


Ficamos 4 noites e 3 dias em Madri e foi possível aproveitar bastante. Ao procurar hotel, me empenhei muito para ficar perto da Plaza Mayor, mas acabamos optando por um apartamento no bairro Chueca e foi uma grande pedida. O bairro é vibrante e não muito cheio de turistas, mas tem bons restaurantes e o Mercado de San Anton. Além disso, o metrô em Madri é muito eficiente, ficando fácil se locomover.
Neste post, conto sobre nosso primeiro dia de passeio pela região central de Madri, passando pelo Palácio Real, Plaza Mayor e Puerta del Sol


Palácio Real 


O Palácio Real é um bom ponto para começar um passeio por Madri. Uma boa opção é descer no metrô Opera, aproveitando para dar uma espiada no Teatro Nacional.
Em frente ao Palácio Real
Construído sobre o que já foi um Alcázar (forte, construído pelos mouros no século IX), o palácio é hoje residência da família real. Foi reconstruído, tomando sua forma atual, após um incêndio que o destruiu no século XVIII. 
Há um horário de visita gratuita (às segundas) mas no site no palácio se informa que isto se aplica somente a cidadãos da comunidade européia (vai que você tem passaporte da C.E.!!!) 
No caminho para a Porta do Sol, é válido observar pelo menos a fachada do Monastério de Las Descalzas Reales, convento ainda em atividade, com mais de 400 anos. Seu nome se deve à origem aristocrática das freiras franciscanas que aqui habitavam. Quase vizinha, há uma loja grande da rede El Corte Ingles, muito comum na Espanha (mas não muito popular...)
Monastério de Las Descalzas Reales
Puerta del Sol
Um símbolo da cidade é uma escultura de um urso comendo frutos de uma árvore. Estranhei a presença do urso, até saber que eles eram comuns na região, na Idade Média. Também aqui neste local está o marco zero, ou o centro geográfico da Espanha. 
A Porta do Sol se refere, na verdade, a uma das portas que existiam na época em Madri era amuralhada. Todo mundo passa por esta praça, de dia ou à noite!! Mas é mais um "ponto de encontro" do que um lugar para se passar um tempo.
Plaza e Puerta del Sol


Plaza e Puerta del Sol


Brasão de Madri - Porta do Sol


Plaza Mayor
A Plaza Mayor é muito bonita e está rodeada por construções, com lojas, cafés e restaurantes. Mas guarde sua fome para o Mercado San Miguel, se você não se importar de disputar um lugar para comer, ainda que seja em pé. Os preços são muito bons, levando-se em conta a qualidade das comidas.
Plaza Mayor

Plaza Mayor
Bonita, não? Nem dá para acreditar que já foi palco de execuções durante a inquisição na Idade Média e até meados da Idade Moderna. Com direito a fogueira!!!
Plaza Mayor, agora com Sol...

Detalhe de fachada na Plaza Mayor
Fachada do Mercado de San Miguel
Uma "pernadinha" maior pode se estender ao bairro La Latina, ou você pode andar sem rumo e encontrar praças como esta abaixo.
Plaza de Santa Ana


Por fim, Madri me encantou muito, mas eu gostei ainda mais dos passeios que fizemos no dia seguinte, pelo Parque del Retiro e Paseo del Prado, como eu contei aqui!!

Para quem gosta de história, encontrei este artigo aqui, que achei muito legal, sobre alguns aspectos históricos da cidade,  (queria ter lido antes!!!).


Procurando hotel em Madri? Faça pelo booking, através do nosso blog! Você não pagará nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! Siga este link!

E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

2 comentários

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!