Museu Casa dos Contos em Ouro Preto

19 de junho de 2017

Imagem: Wikimedia Commons

A Casa dos Contos em Ouro Preto guarda a memória preciosa do ciclo do ouro no Brasil, além da memória (bem menos preciosa) da escravidão e também da inconfidência mineira. Primeira casa da Moeda do Brasil, o museu conta toda a história das diversas moedas que já circularam pelo país.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre museus, realizada pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, na #museumweek (procure também por esta hashtag nas redes sociais!!), semana dedicada à divulgação em massa de museus do mundo todo, especialmente no twitter! Lá no final do post, você vai encontrar a lista dos 46 blogs participantes! Tem tanto museu bacana, que você vai achar algum pra te inspirar a seguir viagem!
Já participamos em anos anteriores, falando do Museu de Arte Precolombino, em Santiago, Chile e sobre o Museu do Comunismo, em Praga. Este ano, quando visitei Ouro Preto, em janeiro, já escolhi de qual museu falaria!




O Museu Casa dos Contos

Da primeira vez que ouvi falar deste museu, pensei que fosse dedicado à literatura (Contos, uai! kkk #mejulguem) e até imaginava sessões de leitura por lá! Acabei visitando o museu apenas da segunda vez que estive em Ouro Preto. E, qual não foi minha surpresa ao saber que, apesar não ter contadores de histórias, o museu tem monitores super bem preparados, que nos ensinaram muito sobre as moedas brasileiras, e sobre a própria história do Brasil, especialmente no ciclo do ouro.


Para saber mais sobre Ouro Preto, leia este post aqui! 

O Edifício

Ouro Preto é reconhecidamente um conjunto arquitetônico, em estilo barroco, único no mundo. E isto trouxe o status de patrimônio mundial da Unesco ao seu centro histórico, desde a década de 80. Neste conjunto, há inúmeros prédios que se destacam por sua importância histórica e arquitetônica, e entre eles está o prédio que abriga o Museu da Casa dos Contos.
Ele foi construído no final do século XVIII, para ser uma residência. No início do século XIX, o prédio foi ampliado, incorporando a casa da fundição, onde eram cunhadas as moedas na época.

Quando Ouro Preto recebeu o título de cidade imperial, tornando-se capital da província de Minas Gerais, o prédio serviu de Secretaria da Fazenda e Casa da Moeda.
Ao longo do tempo, teve várias finalidades, inclusive para esconderijo e, mais tarde, de prisão para inconfidentes, entre eles, o poeta Cláudio Manoel da Costa, que foi encontrado morto em sua cela (aliás, há algumas teorias que ele tenha sido envenenado).
Nos trabalhos de revitalização, foram encontradas pinturas e adornos encobertos nas paredes e tetos.

A restauração conseguiu recuperar alguns deles que podem ser admirados nas salas do andar superior. Conhecer a senzala, o pátio, e os aposentos do edifício já valeria a pena, mas ainda tem um acervo pra lá de interessante.

A visita

Começamos a visita assistindo um vídeo que contava a história do prédio, a missão do museu, e vários fatos históricos ligados ao lugar.
Depois, seguimos para a senzala. Não é permitido tirar fotos do acervo nesta parte do museu, mas é a mais interessante: há desde objetos e utensílios do século XVIII e XIX, até instrumentos de tortura de escravos, além de jornais com notícias inusitadas, como classificados de venda de escravos e anúncios de escravos fugitivos, com promessa de recompensa.
Em seguida, fomos para o andar superior, que conta a história das moedas brasileiras, desde o florim, passando pelos contos de réis, cruzeiro, cruzado, até o real. Foi super divertido relembrar as notas que eram comuns na nossa infância! E o Léo ficou maravilhado ao ver tantas moedas diferentes!
A maioria das moedas mais antigas, cunhadas em ouro, são réplicas, sendo que as originais estão na atual Casa da Moeda, em Brasília.

Para completar o passeio, subimos até a torre, de onde há um mirante com belas vistas de Ouro.

Onde, Quando e Quanto?

Guardei a melhor parte para o final! Que tal fazer um programa bacana desses de graça? Pois é! A entrada para o museu é grátis!!! 
Caso queira visitar, ele fica na Rua São José, 12 (também conhecida como a Rua dos Bancos)
Telefone: (31) 3551-1444
Funciona de terça a sábado, das 10h às 16h45, domingo e feriados: 10h às 14h45.
Sacada do museu- vista para Rua São José
Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Blogs Participantes

Trilhas e Cantos - Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais Tá indo pra onde? - Museus e experiências além do básico em Barcelona Mariana Viaja - National Gallery of Art, em Washington Turistando.in - Visitando o Museu de História da Arte de Viena Vamos Por Aí - Meus Museus Favoritos Viajar correndo - Museu Light da Energia, Rio de Janeiro Guia do Nômade Digital - Galeria 11/07/95: Galeria sobre o Genocídio na Bósnia e Herzegovina Uma Viagem Diferente - 4 Museus Imperdíveis em Florença Quase Nômade - Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre Gastando Sola Mundo Afora - Museo de Arte Precolombino de Cuzco Passeios na Toscana - Florença do alto: as Torres abertas à visitação Cantinho de Ná - Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento Destino Compartilhado - Museu Lasar Segall Entre Polos - Museu Nacional do Hermitage - São Petersburgo - Rússia Do RS para o Mundo - Centro Português de Fotografia - Porto/Portugal Mulher Casada Viaja - Exploratorium - Museu de São Francisco, Califórnia TurMundial - Museu do Picasso em Málaga, Barcelona e Antíbes Farrabadares - Memorial São Nikolai em Hamburgo Itinerário de Viagem - MET Museum em Nova Iorque Viajar Hei - Museu Imperial - Petrópolis - Rio de Janeiro Sol de Barcelona - Museu Olímpico e do Esporte - Barcelona Família Viagem - Children’s Museum of Houston - Texas com crianças Viaje na Web - American Museum of Natural History - Museu de História Natural de Nova York Aquele Lugar - Museus do Vaticano - Roma - Itália Viagem LadoB - Ilha dos Museus -Berlim Viajento - Museo Santuarios Andinos - Arequipa, Peru MEL a Mil pelo Mundo - Museo de Ciências Naturais de Madrid Caixa de Viagens - Museu Charlie Chaplin: o Chaplin’s World em Vevey, Suíça Let's Fly Away - Museu Botero, Bogotá, Colômbia Viajo com filhos - Nemo Science Museum, em Amsterdã, Holanda Sonhando em Viajar! - Catetinho, em Brasília, Brasil Viajoteca - Batik na Indonésia: Museu Têxtil em Jakarta, Indonésia Mochileza - Museu do Automóvel de Turim, Itália Comendo Chucrute e Salsicha - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina 1001 Dicas de Viagem - Museu Histórico de Berna, Suíça Estrangeira - 8 Museus Imperdíveis em Barcelona, Espanha Devaneios de Biela - Museu Nacional da Finlândia em Helsinki ILoveTrip - Top 7 Museus em Brasília que você precisa conhecer Me Deixa Ser Turista - Conheça o Museu da Revolução, em Havana A Fragata Surprise - Museus de Florença - Guia de Sobrevivência Direto de Paris - Os Museus de Troyes A Vida é Como Um Livro - Galeria Nacional da Noruega Ligado em Viagem - Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo E aí, gostou da lista? Qual museu você achou mais interessante? E gostou de saber um pouco mais sobre o Museu Casa do Conto? Então, conta pra gente sua opinião e deixe um comentário!

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

30 comentários

  1. Não vejo a hora de voltar a Ouro Preto. Já coloquei este museu na lista para visitar.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante. Visitamos Ouro Preto duas vezes e não chegamos a conhecer o museu. Uma pena. Quem sabe na próxima oportunidade seguimos a sua dica?

    ResponderExcluir
  3. Já estive nesse museu e pensei a mesma coisa que você em relação aos "contos" hahaha. Preciso voltar pois fui há muuuito tempo e estou vendo que tem novidades! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que não fui a única a fazer confusão...kkkkk

      Excluir
  4. Já estive em Ouro Preto duas vezes e agora percebo que preciso voltar para conhecer este museu!!

    ResponderExcluir
  5. Lili, acredita que quando fui a Ouro Preto o Museu estava fechado? Fiquei tão triste pois queria muito conhecê-lo. Lendo seu post minha vontade só aumentou! Ótimo post.

    ResponderExcluir
  6. Bateu saudade de Ouro Preto lendo seu texto. A cidade é toda linda e esse museu é mesmo muito bacana!

    ResponderExcluir
  7. Que prédio lindo! Não conheço a cidade, parece encantador esse museu. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Post massa demais! As cédulas antigas me deram nostalgia e fiquei encantado com a vista do mirante!

    ResponderExcluir
  9. Gostamos demais do relato e é mais um lugar para conhecer com nossos filhos!

    ResponderExcluir
  10. Que demais! Adorei esse museu!
    Com certeza visitarei quando for à Ouro Preto!
    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  11. Ouro Preto é história pura e esse museu também. E a vista é demais!

    ResponderExcluir
  12. Assim como você, também não conheci a Casa dos Contos na minha primeira visita a Ouro Preto. Na verdade, conheci agora em abril, durante minha terceira vez na cidade.
    Me encantei pelo museu e, também, pelos monitores, não só extremamente preparados, como muito apaixonados pela história da cidade.
    Realmente, é um museu maravilhoso!

    ResponderExcluir
  13. Nunca estive em Ouro Preto, mas deve ser demais mesmo. Tanto a cidade quanto este museu que conta um pouco mais sobre a história do nosso país. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  14. A Casa dos Contos é demais né? Fiz questão de visitar nas 2 vezes que fui pra Ouro Preto!

    ResponderExcluir
  15. Museu super interessante. Nem sabia que tinha! Adorei saber sobre ele.

    ResponderExcluir
  16. Que linda esta casa! Muito bom ouvir reviews positivas sobre museus brasileiros, né? Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  17. Que belo relato, Lilian! Pode me julgar, pois eu também não imaginava o real motivo da existência deste museu. É mais um motivo para me levar até Ouro Preto. Preciso voltar ao interior de Minas! Bj

    ResponderExcluir
  18. Adoro esses museus que além do acervo o local também vale a pena ser visitado, muito lindo o casarão! Dica anotada!!!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não conhecemos Ouro Preto, mas está em nossa lista! Dica anotada! Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  20. Faz um tempão que visitei esse museu, agora deu vontade de voltar :)

    ResponderExcluir
  21. Oi Liliane, que dica legal! Conheço tão pouco do Brasil, uma falha gigantesca! Ouro Preto está no topo da minha lista de destinos nacionais. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a dica! Guardei a indicação para quando eu passar por Ouro Preto :)

    ResponderExcluir
  23. Oi Liliane! Quando li que seria Museu Casa dos Contos eu também pensei que tivesse a ver com contos de leitura, ha ha ha ha... Só lendo o seu texto que ficou claro que não era sobre esse tipo de contos que o museu retratava.
    Muito interessante. E o melhor, gratuito!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
  24. Oi Liliane, estava viajando e só hoje consegui ler seu post! Adorei! Fiquei morrendo de vontade de voltar para Ouro Perto e levar meus filhos neste museu!

    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  25. Que museu lindo, além do acervo super interessante, o prédio é um charme, adoro esses casarões que contam tanto da nossa história e esse parece estar super bem conservado. Dica anotada pra quando formos a Ouro Preto.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!