Cachoeiras para conhecer na região Nordeste


Banho de cachoeira: quem não ama? Ainda mais com o verão dando as caras, bate aquela vontade de se refrescar, né? Pois para te ajudar a encontrar um lugar ideal, este é o terceiro post da série "Cachoeiras do Brasil", que conta com a participação de vários blogueiros! Começamos pelo Sul (clique aqui), passamos pelo Sudeste (clique aqui) e hoje vamos conhecer algumas cachoeiras lindas no Nordeste. Bora conferir?

1) Cachoeira da Fumacinha - Chapada Diamantina, Bahia

(Vaneza Narciso - Blog Vaneza com Z)
Esta é considerada a Cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina e chegar até lá, não é fácil. São 3:30h de caminhada, que a depender da época, requer muito cuidado. Fiz esta trilha em Fevereiro de 2013 com meus pais e exigiu bastante esforço, eu quase desfaleci (rsrs), mas meus pais estavam a todo vapor. Mas é um esforço que vale a pena, ver uma queda d'água que parece sair da rocha e criar um efeito de luz e cor tão belo. 
Cachoeiras no Nordeste
É bom chegar no horário certo em que o único feixe de luz, atravessa a fresta no alto da Cachoeira e incide numa pedra no meio do poço. São essas e outras peculiaridades que marcaram nossa visita a esta cachoeira. E como lembrete, a Chapada esta inserida num Parque Nacional, ali é o habitat de vários animais, inclusive cobras, assim tenha cuidado e só faça a trilha acompanhado de guia experiente.


2) Cachoeira de Tijuípe, Bahia

(Cláudia Rodrigues, Blog Felipe o Pequeno Viajante)
Cachoeiras no Nordeste
O maior atrativo do trecho entre Ilhéus e Itacaré, na Bahia, é a Cachoeira de Tijuípe, passeio que foi muito mais legal do que eu esperava! O lugar é super bonito e bem cuidado, a entrada custa R$ 15,00 por pessoa (crianças não pagam) e o banho de cachoeira é energizante!!! Para saber mais, veja todo o roteiro da Claúdia e família pela Bahia: clique aqui

3) Cachoeira da Pancada Grande, Ituberá, Bahia

(Livi Souza, Blog Baianos no Polo Norte
cachoeira da Pancada Grande fica a 48km ao sul de Valença, na cidade de Ituberá, na Bahia. Se você estiver indo para Camamu, partindo de Salvador vai passar por ela na estrada sem nem perceber. 
Cachoeiras no Nordeste
O acesso é marcado por uma placa discreta na BA-001. O caminho até lá é tranquilo, a trilha é uma antiga estrada de terra, então é muito fácil chegar com as crianças. A cachoeira tem 40 metros de altura e na sua base é possível ver vestígios de uma antiga usina hidrelétrica. 
Para quem quiser se aventurar na trilha morro acima, a vista do mirante é recompensadora! Subimos as escadarias com as duas crianças (6 e 4 anos) mas foi preciso carregá-las em uma parte do percurso. Valeu cada degrau! Como não tem um endereço deixo aqui as coordenadas de GPS: -13.784214, -39.172369


4) Cachoeira do Buracão, Ibicoara, Bahia

(Herbert Terra - Blog Tô Perambulando)
A Cachoeira do Buracão fica dentro do Parque Municipal do Espalhado, no município de Ibicoara. Para conhecer esta cachoeira, que é considerada uma das mais incríveis da Chapada Diamantina, é obrigatório contratar um guia. 
Cachoeiras no Nordeste
O percurso de ida e volta tem pouco mais de 6 km, mas a trilha é tranquila, durando cerca de uma hora, beirando o Rio Espalhado a maior parte do tempo. Para saber mais, veja este post do blog To Perambulando.

5) Cachoeira do Mosquito, Chapada Diamantina, Bahia

Já deu pra perceber que este parque é pródigo em cachoeiras lindas, né? Na nossa viagem para a Chapada, conhecemos a Cachoeira do Mosquito, que ganhou este nome por causa das pedras pequeninas de diamante que encontravam por lá (apelidadas de mosquito). 
Cachoeiras no Nordeste
Uma trilha curta leva até sua base, mas antes mesmo de chegar ao local, somos presenteados por vistas lindas da cachoeira ao longo do caminho, e tem até um ponto de observação. (fica a 40 km de Lençóis)

Para saber mais sobre nossa viagem à Chapada Diamantina, clique aqui

Agradeço imensamente aos colegas que me enviaram material para esta série de posts! Obrigada, de coração! 

E aí, conhece alguma dessas cachoeiras? Tem dica de cachoeiras em outros estados do Nordeste? Conte pra gente! Deixe um comentário!
___________________________________________________________
Procurando hospedagem para visitar estas cachoeiras ou qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:


_________________________________________________________

Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

5 comentários

  1. Lili, ficou lindo o post.
    E pra quem ainda não conhece as cachoeiras do parque da Chapada, vale a pena planejar e visitar. E com certeza você vai querer voltar.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaneza, eu quero muito voltar e ficar em Ibicoara para conhecer a Fumacinha e do Buracão! Obrigada pela sua participação! Beijos

      Excluir
    2. Vaneza, eu quero muito voltar e ficar em Ibicoara para conhecer a Fumacinha e do Buracão! Obrigada pela sua participação! Beijos

      Excluir
  2. Muito lindas as fotos. Não conheço esses lugares, é bom por que a gente vai conhecendo e vendo outras possibilidades de explorar lugares diferentes.
    Sou de Olinda - PE e aqui temos a região da zona da mata sul, que tem cidades com cachoeiras. Não são assim tão exuberantes, pois não há elevações tão grandes que formem quedas altas, mas tem também a sua beleza. Cada lugar tem seu encanto. Espero em breve poder ir a esta região da Bahia. Só conheço um pouquinho de Vitória da Conquista e algumas cidades do interior e mesmo assim bem rapidinho. Quero ver se consigo ir pra explorar mesmo, em breve.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, muito obrigada pelo seu comentário! Se você puder (e quiser, é claro) nos presentear com informações desta região com cachoeiras em seu estado, pode nos relatar em um post! Que tal? Caso se interesse, envie um e-mail para trilhasecantos@gmail.com
      Aliás, você mora em um lugar lindo, que tivemos o prazer de conhecer no ano passado!

      Excluir

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Topo