Vale do Sonoma: Visitando a Histórica Vinícola Buena Vista

22 de setembro de 2016
O Vale do Sonoma é uma área vinícola em amplo crescimento. Vizinho ao Vale do Napa, é considerado o berço da vinicultura comercial da Califórnia. É nesta região que se encontra a Buena Vista Winery, a mais antiga vinícola premium da California.

Um pouco da história

Fundada em 1857 por Agoston Haraszthy, auto-proclamado Conde de Buena Vista. Agoston migrou para os Estados Unidos, e foi parar na California, motivado pela corrida do ouro. Mas encontrou um tesouro diferente: terras e clima propícios ao cultivo da uva, que permitiram criar vinhos de boa qualidade. 
Buena Vista Vale do Sonoma
A vinícola prosperou por um tempo, mas uma praga acabou com boa parte dos vinhedos da Califórnia (filoxera - a palavra mais assustadora para os viticultores!!). 

Assim, Agoston migrou para a Nicarágua com o intuito de produzir rum. Mas acabou sendo devorado por crocodilos em um rio selvagem e seu corpo nunca foi encontrado. Um tempo depois, seus filhos retomaram a vinícola e voltaram a produzir.


Hoje em dia...


A vinícola está sob o comando do francês Jean Charles Boisset desde 2011. A curiosidade é que ele visitou a vinícola ainda criança e à época, disse que gostaria de viver na América. 

Quem diria que a Buena Vista ainda seria dele? É de Jean Charles o mérito da revitalização e restauração dos prédios históricos que por si já valeriam a visita à vinícola. 

Com fama de festeiro, Jean Charles também construiu, na vinícola, algumas salas para eventos e festas que podem ser conhecidas durante a visitação.

Como é a visita

Existem várias opções de visitas e degustações. Fizemos a visita guiada pelo Conde, um ator que se apresenta como o fundador da vinícola - o húngaro Agoston Haraszthy. 

Durante o passeio, conhecemos as instalações e degustamos 4 tipos diferentes de vinhos, entre eles um espumante, um branco e dois tintos. 

A visita começa pela sala de degustação, localizada em um dos prédios históricos: uma linda construção em pedras. É lá também que fica a loja, que você vai querer visitar ao final do passeio!

Após tomarmos um espumante e ouvirmos um pouco da história do conde e da vinicola, seguimos para conhecer as caves e o museu de ferramentas usadas na produção de vinhos. 

Também degustamos vinhos diretamente dos barris e conhecemos muitas curiosidades, como aparatos que se usam para "treinar" o olfato para os aromas provenientes do vinho.

Ao final, passeamos pelo pátio e jardins e nos divertimos no labirinto, na entrada da propriedade.


Por falar em vinhos


A Buena Vista produz vinhos de qualidade, como os clássicos da uva Zinfadel, a mais famosa dos vales do Sonoma e Napa. É possível comprar na própria vinícola (nós trouxemos na mala uma garrafa de Zinfadel). 


Mas caso fique com muita vontade de experimentar, aqui no Brasil é possível encontrar alguns rótulos no site smartbuywines

Por que Sonoma?

De viagem marcada para São Francisco, planejamos conhecer alguma vinícola e acabamos optamos pelo Vale do Sonoma, pela expectativa de que teríamos uma experiência mais autêntica e menos turística do que no Vale do Napa. A Buena Vista foi indicação da Mari, do blog Ideias na Mala e eu achei certeira! 


No mais, a pequena cidade de Sonoma tem um centrinho muito simpático, perfeito para um almoço ou café depois da degustação de vinhos.
Ah, é bom lembrar que a maioria das vinícolas tem espaço para piqueniques e é um programa bem comum por lá!

Como chegar:

Sonoma está localizada a 71 km (44 milhas) de São Francisco, trajeto que fizemos em cerca de uma hora. Estávamos de carro alugado e fizemos um bate-volta, atravessando a Golden Gate. Foi bem tranquilo, mas é bom saber que quem dirige, precisa tomar (muito) cuidado com a degustação, porque a legislação da Califórnia não dá mole!! Na volta, aproveitamos para observar a Golden Gate, a partir de Marin Headlands, uma das melhores vistas da ponte!
Existe transporte público para este percurso, mas o trajeto dura mais que o dobro de tempo. Há também agências de São Francisco que fazem estes passeios. 

Quanto custa:

Os preços da visitas com degustação variam de 25 a 50 dólares, por pessoa. Ainda há opções mais completas, como a "winemaker for a day" (100 dólares por pessoa). Você pode ser o(a) enólogo(a) e criar seu próprio vinho, que irá receber em uma garrafa personalizada. Há também a opção de fazer piquenique, harmonizando vinhos e comidinhas!

Ah, vale lembrar que a Buena Vista é Pet e Kids-friendly. Pode levar seus filhotes, que eles vão curtir o passeio!!!
E aí, se animou a conhecer? Espero que sim! Se quiser saber mais, visite o site da Buena Vista

Gostou do Post? Salve no Pinterest!



_________________________________________________________
Procurando hospedagem para visitar Sonoma ou qualquer lugar do mundo? Que tal reservar pelo Booking, nosso parceiro? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando no banner abaixo:


_________________________________________________________
Bom, é isso! Continue nos acompanhando! Pra não perder nada, bora seguir o @trilhasecantos no facebookInstagram e através de nosso feed

Este não é um post patrocinado. Agradecemos à Buena Vista Winery pela cortesia de nossa visita

3 comentários

  1. Tenho loucura pra conhecer a Califórnia e vou reservar um espação no meu roteiro pra conhecer os vários vinhedos!
    Adorei o relato e já anotei o nome da vinicola porque achei mega charmosinha e vou querer conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Vinícola sempre é um programa legal né? Eu amo e sempre que posso vou!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a história e as dicas da vinícula! Parabéns pelas fotos!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!