Extremadura, Espanha: a viagem da Maria Eugênia e família

3 de abril de 2016
Extremadura é uma região da Espanha, com muitas opções para turismo e rica história, desde o Império Romano, além de belas cidades como Mérida, Trujillo, Plasencia e Hervas. Como toda Espanha, Extremadura tem uma ótima gastronomia e pode ser um destino interessante durante todo o ano.
Para falar dessa parte da Espanha, temos a participação muito especial da Maria Eugênia, que mora em Portugal (mas é limeirense, como eu!!!). Ela fez uma viagem para esta região na Espanha, no outono, junto com a  família - marido e filhos de 4 e 7 anos. Eles amaram e ela nos conta tudo!
Espanha
Ponte Romana - Mérida

O que fazer na Região de Extremadura

Fomos para algumas cidades da região da Extremadura da Espanha, nomeadamente Plasencia, Hervás, Trujillo e Mérida, uma semana antes da Páscoa, portanto entre 19 e 25 de março de 2016. Foi um grande prazer passear por esses lugares maravilhosos.
Nos hopedamos em casas, através  do Airbnb, tanto em Plasencia como em Mérida e foi uma experiência fantástica.
Nas primeiras três noites ficamos em Plasencia, uma pequena cidade, mais ao norte da Extremadura, mais ou menos 390 km de Lisboa.

Praça Central - Plasencia
A cidade é pequena, com um casco medieval de tirar o fôlego, lindo, super arrumado, com muitos restaurantes de variadas ofertas.
Em Plasencia há um Parador (Parador de Plasencia), onde passamos umas horinhas a fazer um lanche. Mesmo não sendo hóspedes fomos bem recebidos no café- bar:
Espanha
No Café-Bar no Parador de Plasencia
A pequena cidade convida para um pouco de descanso, andar pelas ruas, parar numa esplanada, tomar um café, ou uma taça de vinho da região extremeña... curtir a beleza do lugar.
Espanha
No segundo dia fomos a outro ¨pueblo¨ , meia hora de Plasencia, chamado Hervás. Também muito antigo com um bairro judío do século XV.
A cidade está rodeada de montanhas que nessa época do ano ainda tem alguma neve no cume, como se vê na foto abaixo.
Espanha
Hervás
Pelo que percebi é um lugar onde muitos turistas vão para almoçar, pois há uma quantidade grande de restaurantes todos cheios de gente! Lá comemos grelhados, que acho que é a especialidade da região.
Depois de três noites seguimos para Mérida, mais ao sul da Extremadura, mas antes paramos em Trujillo, que era outro lugar que eu queria muito conhecer. Um casco histórico maravilhoso, enorme.
Praça Central - Trujillo
Na praça central havia uma infinidade de restaurantes , muitos vocacionados para turistas, que para nós era bastante bom, uma vez que viajávamos com nossos filhos, de 4 e 7 anos e procuramos por rapidez e simplicidade. Vale muito a pena gastar umas horas nesse lugar pra lá de encantador!
Seguimos para Mérida, uma vez que já conhecíamos Cáceres, que é um outro destino imperdível, para quem vai por uma primeira vez.
Restaurante - Trujillo
Agora vamos falar de Mérida? Ai, que lugar bonito!
É uma cidade com passado Romano e tem muitas ruínas num estado esplêndido de conservação. Nós compramos um bilhete de 15 euros por cada adulto (crianças abaixo dos 12 não pagavam) e pudemos conhecer muitos monumentos. Não vou me estender em detalhes porque nada como olhar no site sobre o turismo em Mérida que haverá informações muito mais precisas do que eu poderia fornecer.
Templo de Diana - Mérida
Gostava de deixar  a minha impressão enquanto fã número 1 da Espanha- Mérida é uma cidade vibrante, cheia de vida, cheia de gente. Pessoas andando para todo lado, distribuindo simpatia.
Cada cantinho uma ruína, cada esquina uma praceta, uma surpresa. Fiquei mesmo rendida aos encantos desse lugar. Dá para conhecer tudo a caminhar, o lugar é pequeno tornando tudo muito próximo. O Museu Romano é muito bonito e vale a pena visitá-lo.
Mérida Espanha
Templo Romano - Mérida
Há também um trenzinho que faz um percurso pela cidade e caso esteja acompanhado de crianças,  acho mesmo obrigatório.
Comemos num restaurante chamado ¨La Carbonería¨ , mais uma vez comemos grelhados. E fica uma dica para quem for conhecer essa cidade: comida, espaço e tratamento extraordinário.
Enfim, fiquei completamente rendida com que  numa pequena parte da Espanha pode oferecer, numa viagem de 7 dias, 5 noites, saímos dali tão enriquecidos, tão preenchidos. A Espanha é linda, linda, linda e é muito mais do que Madrid- Barcelona- Sevilha. Há muito por descobrir, há muito por explorar!

Abaixo, um mapa com as cidades visitadas (clique para zoom):


A Gê também escreve o blog Oceano que nos separa, onde ela conta sobre o cotidiano em Portugal e também sobre viagens no velho continente! Muito obrigada pelo seu lindo relato, Gê!!! Um abraço!!!

Procurando hotel em Extremadura? É só seguir este link aqui! Ou clique no banner abaixo:


Espero que tenham gostado!!!  Se quiser acompanhar todas as dicas do blog, siga-nos nas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Ai que fotos lindas! eu amei Merida! Um abraço para vocês duas.

    ResponderExcluir
  2. Que lugares lindos.
    Não conhecia essa região. Já vai para a bucket list da Espanha.
    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  3. Tem como não se apaixonar depois desse relato e dessas fotos? A colonização espanhola no México pra mim, é visivel em quase todas as cidades, e eu sou apaixonada por cada detalhezinho! Adorei! Besitos. (Me urgeeeee ir a Europa!)

    ResponderExcluir
  4. adorei o relato,sua amiga faz belos posts ,entrei no blog dela e li outros. Adoro o jeito de escrever dos Portugueses. Cidade linda ,já entrou para minha lista.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!