A ideia de ir para a Espanha não me saía da cabeça, desde nosso retorno da Alemanha no ano passado. No voo de volta, fiquei vendo vários programas e um deles foi daquela série Mochileiros, em Madri e arredores. Comecei a pesquisar a respeito e decidimos, então, programar uma viagem pra lá, ficando uns dias em Madri e conhecendo apenas algumas cidades da Andaluzia, já que o nosso tempo era limitado. Veja como foi nosso roteiro:
1° dia: Chegada em Madri, pela Air Europa. Chegamos ao apartamento alugado à tarde. Fizemos compra em um supermercado Dia, e resolvemos curtir nosso "lar madrileño", já que não daria tempo de conhecer muita coisa.
2° dia: Sob uma chuva fina, começamos explorando o centro de Madri, como eu contei neste post. Visitamos lugares como a Porta do Sol, Plaza Mayor e Mercado de San Miguel.
Bairro La Latina |
4° dia: fomos conhecer a estação Atocha, passeamos pelo La Latina e voltamos ao mercado de San Miguel. Por falar em mercado, eu também já contei um pouquinho sobre como é bom comer na Espanha. À tarde, buscamos nosso carro, perto da Plaza de España, para seguir viagem bem cedo no dia seguinte.
Plaza de Espanha |
5° dia: Deixamos Madri para trás e tocamos para Sevilha, não sem antes pararmos em Córdoba para conhecer a exuberante Mesquita. Chegamos em Sevilha e conhecemos um pouco do centro antigo: arredores da Catedral e Bairro de Santa Cruz.
Cordoba |
6° dia: Passeios por Sevilha: Visitamos o Arquivo Real das Índias, a Plaza de España, a Plaza de Toros e o Mercado de Triana.
7° dia: Saímos pela manhã de Sevilha, com destino a Granada. Chegando lá, após almoçarmos, fomos conhecer o Albaicín.
8° dia: O nosso principal "compromisso" em Granada, neste dia, foi visitar Alhambra. Mas ainda arrumamos tempo para ir até Sierra Nevada, após o almoço.
9° dia: Começamos nosso caminho de volta, rumo a Toledo, onde passamos uma noite. Conhecemos um pouco do centro histórico, incluindo a Catedral, uma sinagoga e uma mesquita.
10° dia: Deixamos Toledo e rumamos ao aeroporto, onde devolvemos nosso carro alugado e tomamos um voo diurno para São Paulo.
Algumas dicas sobre a Espanha
Separei aqui algumas dicas que considero importantes. Algumas, eu tive o prazer de ter lido antes e outras aprendemos "na raça"
1) Cuidado onde estaciona e trafega com seu carro alugado. Existem vias, especialmente em centros históricos, em que somente podem circular carros locais. Em Granada, por exemplo, a dona do hotel pediu a placa do nosso carro para cadastrá-la diariamente no sistema do departamento de trânsito, pois há câmeras de segurança espalhadas pela cidade.
2) Programe sua visita aos monumentos. Eu simplesmente não consegui entrar nas catedrais de Sevilha e Granada, pois ambas estavam fechadas para eventos religiosos. Outra coisa importante é verificar se a atração que pretende visitar é muito disputada. Por exemplo, nunca vá a Granada sem comprar tickets para Alhambra. Também já li em algum lugar que para conhecer as pinturas rupestres de Altamira (no norte), há fila de espera de quase um ano!!
3) Horários gratuitos: muitos monumentos e museus em várias cidades têm horários gratuitos na semana. Informe-se nos sites das atrações e verifique se o benefício não se restringe a cidadãos europeus.
4) Atenção ao horário da siesta!! Este ritual ainda é muito respeitado, porém, bem menos nas cidades grandes. Neste (sagrado) horário, entre as 14h e as 16h, muitos estabelecimentos ficam fechados. Em contrapartida, é uma boa hora para visitar museus, pois ficam menos cheios.
5) Evite o sul no verão, e o norte no inverno. Enquanto estávamos lá, vimos notícias de temporais que ocorriam na (chuvosa) Cantábria e detonaram o litoral. Em contrapartida, nos disseram que os termômetros facilmente ultrapassam os 40ºC no verão na Andaluzia.
6) Se alguma pessoa te abordar oferecendo um ramo de alecrim, e dizendo que é um presente, não aceite!! Simplesmente ignore. Nos alertaram que eles pedem esmola insistentemente e podem até tentar cometer pequenos furtos.
7) Achamos fácil dirigir e trafegar pelas estradas. Rodamos 1300 km e nenhum pedágio! Mas saiba que às vezes vai abastecer o carro em um posto de gasolina sem nenhum funcionário. Se preferir, saiba que há muitos destinos que você pode ir com o trem de alta velocidade.
E afinal, o que achamos da Espanha? Fizemos uma boa escolha? Isto me faz lembrar de uma campanha para o turismo na Espanha, no início dos anos 2000, que trazia algumas das imagens abaixo.
Campanha publicitária - "Espanha Marca" (imagem: http://www.rekrea.pe/blog/6/marca-turistica-espana:-analisis-y-recorrido-por-su-evolucion) |
Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Gostou do post? Então, em sua próxima viagem, que tal reservar seu hotel pelo Booking e seu carro pela RentCars, nossos parceiros? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando nos banners abaixo:
E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!
E você? Já conhece este país? Se tiver alguma dúvida, comentário, ou dica sobre a Espanha, deixe um comentário!!
E você? Já conhece este país? Se tiver alguma dúvida, comentário, ou dica sobre a Espanha, deixe um comentário!!
Olá!
ResponderExcluirMuito legal o site, estou anotando muita coisa pra minha viagem ;)
Estou montando um roteiro e gostaria de ouvir comentários e sugestões...
De 16/09 (chegando noite do dia 15/09) a 20/09 - Galícia (Ficarei em casa de amigos em Vigo, explorando a região da Galícia e visitando Porto)
De 21/09 a 24/09 - Barcelona e Tarragona (Passarei umas duas noites em casa de amigos em Altafulla)
De 25/09 a 28/09 - Madrid (bate e volta a Segóvia e toledo)
Já tenho os bilhetes de ida e volta, mas estou esperando as datas do campeonato espanhol para emitir as passagens para deslocamento nas datas acima. Espero ver um jogo do Barcelona ou do Atlético de Madrid.
Agradeceria muito se alguém pudesse comentar.
Grande abraço!
Olá, Leonardo!! Que bom que você achou informações úteis aqui!! Das regiões que você menciona, conhecemos apenas Madri e Toledo. Mas gostei muito do seu roteiro e acho que você escolheu uma boa época para ir!
ExcluirOi Lili! Em Córdoba só a mesquita que vale a peba? Não existem outros pontos turísticos "imperdíveis"? E qual a antecedência mínima pra comprar ingressos pro Alhambra? Será que se consegue com um mês de antecedência? Uma manhã é suficiente para visitá-lo?
ResponderExcluirBjokas, Claudia @pequenoviajante
Oi Lili! Em Córdoba só a mesquita que vale a peba? Não existem outros pontos turísticos "imperdíveis"? E qual a antecedência mínima pra comprar ingressos pro Alhambra? Será que se consegue com um mês de antecedência? Uma manhã é suficiente para visitá-lo?
ResponderExcluirBjokas, Claudia @pequenoviajante
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir