Piscinas Naturais de Perobas

6 de agosto de 2015


Em janeiro viajamos pelo litoral do nordeste, e eu já contei sobre o roteiro que fizemos. Nos hospedamos inicialmente em São José de Touros e, pesquisando sobre o que fazer na região, encontrei este post do Viaje na Viagem sobre as Piscinas Naturais de Perobas. Claro que resolvemos conferir!!A Praia de Perobas fica no município de Touros, a 76 quilômetros de Natal (1 hora e 20 minutos) e a 36 quilômetros de São Miguel do Gostoso.
                   
É preciso reservar seu passeio por telefone e se informar a que horas a maré estará baixa. Chegamos lá ainda de manhã, e ficamos esperando a maré ficar ideal para o mergulho.
Palmeiras em Perobas
Perobas não é explorada por turismo de massa (que bom!!!!) ainda conserva um ar de "praia de pescadores". Chegamos lá e os pescadores estavam puxando as redes. Então, fomos conferir o que eles haviam pescado...
Pescadores em Perobas
Não demorou muito para que nosso barqueiro nos chamasse para iniciar o passeio. Algumas chacoalhadas e alguns "banhos" depois, estávamos a postos com máscaras e snorkels em mãos (empréstimo incluso no preço do passeio - eram higienizados e de boa qualidade). O que eu achei mais interessante foi que o barco avançou 5 quilômetros mar adentro e, quando chegamos ao destino, a água batia um pouco acima dos joelhos! 

Adorei! Gosto muito de mergulho livre, mas sou meio "medrosa", então, amei o fato das piscinas serem rasinhas!!! Isto também é super conveniente para as crianças, mas não custa nada colocar um colete salva-vidas nos pequenos, né?
Eu achei que fosse enjoar de tanto ficar lá, mas o tempo voou! E por falar em enjoo, o barco chacoalhou um pouco, mas como foi rapidinho (cerca de 20 minutos) não deu tempo de precisar de um dramim...
Farol que fica bem no local dos recifes
Como reservar? Quanto custa?
O "Vozinho" (que tem um restaurante e pousada) faz esse passeio. Mas não espere encontrar um idoso. Vozinho tem pouco mais de 40 anos e seu apelido vem de seu nome - "Lavoisier". Seu pai era fã da cultura francesa e nomeou todos os filhos com nomes "afrancesados", começando com a letra L. Aliás, a lancha que nos levou se chamava "Lorran".
Na lancha cabem 6 pessoas, que era exatamente o número do nosso grupo - éramos 4 adultos e 2 crianças. Nos custou R$ 80,00 por pessoa, e deram um pequeno desconto para as crianças (não custa nada perguntar, viu??).

Lá pelas tantas, começa a chegar gente! Mas não lota...

E se o Vozinho não tiver vaga? 
Não precisa perder a viagem... Acabei encontrando outros barqueiros na região que fazem o passeio. Na própria praia, há uma empresa que faz e também disponibiliza mergulhos com cilindro. E ainda: em São Miguel do Gostoso, vi um anúncio de uma empresa chamada Passeio nas Águas que faz este passeio (Anselmo - 84 9138-9647). Lá na praia, também vimos jangadas levando turistas para fazerem o mergulho. Enfim, dá-se um jeito!!! 
Preparando os cilindros
Restaurante do Vôzinho - onde almoçamos após nosso mergulho

Afinal, o que achamos do passeio?

O barqueiro que nos levou foi suuuuper gentil. Lá pelas tantas o Léo ficou com frio e não quis mais "mergulhar". Aí ele se ofereceu para ajudar, e ficou cuidando do Léo, que ficou no barco, embrulhado em uma toalha...
O mergulho também foi bem interessante. Águas realmente transparentes, peixinhos coloridos, alguns animais que não conseguimos identificar e até um caracol gigante... (não se preocupe, ele só pousou para uma foto e voltou rapidinho pra casinha dele, tá? rsrs)
perobas
Caracol encontrado nas piscinas

Importante:

- Ficamos o tempo todo na água e acabamos não sentindo muito os efeitos do Sol enquanto mergulhamos. Então, é melhor não dar bobeira!! Além do filtro solar (usei FPS 60!!!), acabamos usando "camisetas". Para o Léo, levamos camisetas de proteção UVA/UVB (dessas que surfistas usam...) e eu acabei usando uma camiseta dry fit mesmo, além de muito protetor solar. 
- Quanto mais azul o céu, melhor! Dias nublados não são muito bons para mergulhos, por isso, fique de olho na previsão do tempo!


Gostou do Post? Salve no Pinterest!


Reserva de hotel:
Se for procurar hospedagem na região, que tal fazer a reserva pelo booking, através do nosso blog? Você pagará o mesmo preço, e nós ganhamos uma pequena comissão!!! Veja as opções em São Miguel do Gostoso e também em Natal!!


E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!