3 bate-voltas a partir de Ouro Preto

Apesar de Ouro Preto oferecer bastante atrações, é bom reservar um tempo para conhecer a região, pois existem alguns programinhas bacanas para se fazer pertinho de lá! Aqui eu destaco: Congonhas, Mariana e Lavras Novas.
A Igreja Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas de Aleijadinho, em Congonhas

1) Congonhas

Em Congonhas, a 60 km de Ouro Preto, fica a obra-prima de Aleijadinho: a Igreja Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos 12 apóstolos em seu exterior. No entorno da igreja, ficam as capelas com passagens da Via Sacra. 

Escultura - um dos 12 apóstolos, por Aleijadinho
A igreja, rodeada de capelas: cada uma retrata uma passagem da Via Crucis
Congonhas também funciona bem como pit-stop entre São João Del Rey/ Tiradentes e Ouro Preto, já que fica no caminho. Além disso, a parada em Congonhas não precisa se estender muito, pois a principal atração realmente se encontra na Igreja e nas esculturas.
Detalhes do interior de algumas capelas
Como chegar a Congonhas?
De Ouro Preto a Congonhas (Google maps)

2) Mariana:

A cidade de Mariana fica a apenas 22 km de Ouro Preto. Quanto às suas atrações, além do centro histórico, que não será muito impressionante depois de ter visto Ouro Preto, há a Mina da Passagem. Em uma visita guiada, o visitante desce por um carrinho e pode ver as cavidades de onde o ouro era extraído.
Cidades Históricas
As Igrejas quase "gêmeas" na Praça Minas Gerais
Minas Gerais
Vista a partir da Praça Minas Gerais


Minas Gerais
Rua no Centro Histórico de Mariana

Como Chegar a Mariana:
Trajeto de Ouro Preto a Mariana (Google Maps)

3) Lavras Novas:

A 25 quilômetros de Ouro Preto, fica o distrito de Lavras Novas, um lugar que conserva um modo de vida rural. Muitos vão lá buscar tranquilidade, aventura, contato com a natureza, ou simplesmente vão atrás da "vibe" que é muito boa! Uma parte do trajeto é feita em estrada de terra e as paisagens são muito bonitas.
Igreja, na praça central


Estrada de terra, rodeada de paisagens lindas

Fiquei encantada com estas formações rochosas!!
Casas na rua principal da cidade


Em Lavras Novas, também há locais para a prática de rafting
Como chegar a Lavras Novas:
Trajeto de Ouro Preto a Lavras Novas (Google Maps)
São estas as minhas sugestões de passeios a partir de Ouro Preto! Espero que tenham gostado! Se tiver alguma dica, sugestão ou informação que complemente o post, por favor, deixe um comentário!


E aí, já curtiu nossa página no facebook? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!!
Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

5 comentários

  1. Lili,

    Estou louca para conhecer Minas. Amei esse post e com certeza vou te perturbar um pouco quando essa viagem chegar.
    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  2. Eu só conheço Ouro Preto e Mariana. Não visitei ainda Congonhas e Lavras Novas! Está anotado, já que adoro visitar cidades históricas e voltar no tempo! Além do mais, Minhas Gerais é uma delícia né?!

    ResponderExcluir
  3. Amo Minas Gerais gente! É tão fofo.... e sem contar q conheci meu marido em Ouro Preto, uma cidade bem especial pra mim ... quero conhecer tudo!

    ResponderExcluir
  4. Não visitei Lavras Novas quando fiz o roteiro das Cidades Históricas, mas pelas fotos também é imperdível. Esta é uma região do País maravilhosa e que é deliciosa para fazer com a família! Excelente post!

    ResponderExcluir
  5. ando com muita vontade de visitar novamente Ouro Preto e Congonhas. Não conheço Mariana nem Lavras e estou adorando as fotos,ótimas opções para dar uma esticada.

    ResponderExcluir

Trilhas e Cantos. Tecnologia do Blogger.
Topo