O que fazer em Sevilha em 2 dias

4 de maio de 2014
Plaza de Espanha

Confira o que fazer em Sevilha em um roteiro de 2 dias

Sevilha é um lugar que esbanja história. Chamada de "Ishbiliya" no período de dominação moura, é a principal cidade da Andaluzia e é a quarta maior da Espanha. No comecinho do século XVI, chegou a ser a cidade mais importante do país e tem, até hoje, vestígios da época em que foi ocupada pelos romanos. A Andaluzia é parte do que já foi um território dominado pelos mouros, e esta dominação se vê presente hoje, especialmente na arquitetura.
Passamos duas noites por lá, mas no primeiro dia chegamos à tarde, então tivemos apenas um dia inteiro para passeio. Destaco alguns pontos turísticos que visitamos e outros que não, mas que ficam como sugestões para quem tiver mais tempo.

Catedral

A catedral que abriga os restos mortais de Cristóvão Colombo, foi construída sobre uma mesquita do século XII. A visão de seu exterior já é impactante, com destaque para a torre La Giralda, a única herança da antiga mesquita, que foi remodelada para adotar o estilo cristão-gótico. 


La Giralda, Sevilha
Eu simplesmente não consegui entrar na catedral, que dizem ser a maior catedral gótica do mundo! Quando eu estava planejando fazer a visita, haveria missa... 
Sevilha, Espanha


Plaza de Espanha

A praça, na verdade, compreende um complexo de prédios, fontes e até um pequeno lago em que se podem alugar barquinhos. Apesar de não ter um estilo contemporâneo, esta praça foi construída na década de 20, tendo sido concluída em 1929 para a exposição Iberoamericana. Hoje, abriga prédios do governo.
Sevilha, Espanha
Os trabalhos em azulejos representando diferentes cidades espanholas é simplesmente maravilhoso (sou suspeita, pois sou muito fã desses azulejos...).


Sevilha, Espanha

Atravessando a rua, há um parque muito bonito para um passeio (Parque Maria Luiza). Se for caminhando desde a Catedral até a Plaza de Espanha, poderá ver a Universidade, antiga Fábrica Real de Tabacos.
Sevilha, Espanha
Universidade - antiga fábrica de tabacos

Plaza Nueva

Nesta praça próxima à Catedral, se encontra o prédio principal da prefeitura de Sevilha. O lugar não tem grandes atrativos, mas vale a pena ver seu piso em mármore e os belos edifícios que a cercam.
Sevilha, Espanha

Plaza de Toros Real Maestranza:

As touradas começam no domingo de Páscoa e se estendem até outubro. Não me interessei nada em ver este espetáculo, mas incluí este lugar no roteiro, pois conhecer a Plaza de Toros é conhecer um pouco mais da história e cultura espanhola.
Sevilha, Espanha
Ali há um museu (Museo Taurino) e a visita guiada é muito instrutiva. Ficamos sabendo que os "toureiros" são como times de futebol: cada um tem o seu preferido e torce por ele!!

Mercado de Triana

Este mercado vale um passeio, especialmente na hora do almoço. Há restaurantes e bares onde se podem apreciar umas tapas, cervejas ou vinhos. Lá também eu saboreei um presunto ibérico "5 jotas" (o top dos presuntos crus espanhóis) no Bar La Muralla e comprei um precioso pacotinho de açafrão (azafran). 
Sevilha, Espanha
Se gostar de cerâmica, em uma das saídas do mercado, há uma rua cheinha de lojas de azulejos, pratos, etc. Um deleite, mas eu só encontrei uma loja aberta, pois fomos na hora da siesta e pudemos perceber que este costume é bem mais respeitado nas cidades do interior. Muitas lojas do próprio mercado estavam prestes a fechar as portas para o descanso vespertino.

Real Arquivo de las Indias

Este museu proporciona um passeio pela história das grandes navegações. Aqui há correspondência entre Cristóvão Colombo e Rainha Isabel. Mas não se empolgue como eu havia me empolgado: as originais estão arquivadas, portanto, você só verá uma cópia. A entrada é grátis!!

Alcázar - Reales Alcazares

Embora seja uma das principais atrações, não fomos visitar o conjunto de palácios conhecido como Reales Alcazares. Como não havia tempo para ver tudo, e ainda teríamos Alhambra (em Granada) pela frente, achei que seria redundante. Mas caso não vá a Granada, penso que a visita seja uma boa ideia! 

Bairro de Santa Cruz

Se alguém me perguntasse onde ficar, eu recomendaria sem dúvida este bairro! O bairro é repleto dessas casas típicas da Andaluzia que têm pátios internos enfeitados com azulejos coloridos! E era o único desejo que eu tinha ao escolher um hotel: tinha que ter um desses pátios! 
Sevilha, Espanha
As ruazinhas de Santa Cruz são estreitas e é muito fácil se perder! Mas, de repente você encontra uma pracinha linda com laranjeiras... E vale a pena dar uma espiadinha dentro das casas, para ver os pátios!!!
Sevilha, Espanha

Como chegar e se locomover

Caso esteja indo de Madri, como foi o nosso caso, de trem é bem mais rápido que de carro. Mas ao considerarmos os outros trechos (ainda iríamos a Granada e voltaríamos a Madri), acabou sendo melhor ir de carro. Mas se o destino for apenas Sevilha, vá de trem sem medo, afinal, chegando em Sevilha, vai ter que esquecer seu carro em um estacionamento mesmo! 
Sevilha, Espanha
Dá para chegar de avião também, pois Sevilha tem um bom aeroporto, mas não há vôos diretos do Brasil.
Para se locomover por lá, especialmente se ficar no "casco antiguo", o negócio é caminhar, pois muitas vias não são mais largas que um corredor de apartamento!! Mas também poderá contar com uma ajudinha de algumas linhas de bonde! Compre seu bilhete em máquinas nos próprios pontos.
Sevilha, Espanha

Também dá pra fazer...

Itálica: "cidade romana", ou conjunto arqueológico bem preservado a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Sevilha. Caso se interesse em conhecer, visite este site.

Plaza de la Encarnación, com o monumento Parasol: dizem que o por do Sol por lá é lindo...


Tablao de Flamenco (apresentação): Há uma variedade de shows de Flamenco em Sevilha. É possível escolher entre uma simples apresentação, até jantar com shows. Uma amiga que morou em Sevilha me indicou os seguintes shows: 
- Museo del Baile Flamenco
- Casa da Memória 
- Los Gallos
- La Carboneria, um bar na calle Levis, que tem apresentação de graça e começa às 21h (é bom chegar cedo).
No final, deixamos para ver o show em Granada, como eu contei neste post.

Semana Santa
Dizem que as comemorações da semana santa, que começam no domingo de ramos, são tão lindas que atraem gente do mundo todo. No entanto, é de se esperar que a cidade fique muito cheia!

Então, estas são as dicas da minha viagem a Sevilha. Espero que ajudem a planejar a sua...

Gostou do post? Salve no Pinterest!

Não deixe de conferir também estes posts sobre a Espanha:


Dica de Hotel
Adorei o hotel que ficamos: El Rey Moro, no bairro de Santa Cruz. Deu para fazer tudo a pé, o lugar é muito charmoso, o preço justo e os serviços excelentes. 
Eu também tinha considerado uma opção mais econômica: Pension Dona Trinidad, também com uma boa avaliação no TripAdvisor. Outro que achei bacana consultando o site foi o Las Casas de La Juderia. Todos estes contam com um pátio típico das casas da Andaluzia.
________________________________________________________________________________
Pensando em visitar Sevilha? Que tal reservar seu hotel pelo Booking e seu carro pela RentCars, nossos parceiros? Você não paga nada a mais, e nós ganhamos uma pequena comissão! Veja as opções clicando nos banners abaixo:



________________________________________________________________________________

E aí, já curtiu nossa página no facebook?? Segue nosso Instagram? Passe lá!!!! Assine também nosso feed! Assim você fica por dentro de nossas postagens!

16 comentários

  1. Uau, um super post sobre Sevilha. Lamentei não ter visitado o Mercado de Triângulo e Itálica. O Parque Maria Luiza é lindíssimo. Fotos maravilhosas !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau, um super post sobre Sevilha. Lamentei não ter visitado o Mercado de Triângulo e Itálica. O Parque Maria Luiza é lindíssimo. Fotos maravilhosas !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho paixao por conhecer Sevilla, queria muito. Com certeza ta na minha wish list . Super amei as fotos e seus relatos. Minha cara essa cidade! E aquela porta? Jesus!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles pueblos mexicanos têm muito este estilo da Andaluzia, né?

      Excluir
  4. Morro de vontade de voltar à Espanha para conhecer Sevilha.
    O post é um verdadeiro guia pela cidade.
    beijos,

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  5. Menina, esse post já estava nos meus favoritos! Vamos para lá em dezembro e eu já anotei todas as dicas :-).

    Beijo,

    Clau
    @AsPAsseadeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, que delícia que você vai pra lá!!! Que bom que gostou do post! Um beijo!

      Excluir
  6. Foi necessário "começar a envelhecer" para conhecer Sevilha ou Sevilla, cidade de meus sonhos de adolescencia. Ficamos, eu, milha mulher, minha filha (a grnde patrocinadora) e um neto, em Santa Cruz e nada poderia ter sido melhor. O labirinto de suas ruas dão ao bairro um charme único e encantador. Ver de perto um show flamenco no Museo de Baile Flamenco foi deslumbrante. Adoraria voltaar um dia a Sevilha para curtir com mais tempo seu encanto. Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana seu comentário! Obrigada! Realmente é mágico conhecer um lugar que habita nossos sonhos! Sevilha foi algo "meio ao acaso" para nós e foi muito surpreendente! Concordo contigo que é inesquecível!

      Excluir
  7. Liliane, estou pensando em chegar em Sevilha às 11h de um dia e voltar para Madri às 19h do outro, você acha que daria pra ter uma boa noção da cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cynara! Acho que dá pra dar uma boa conhecida, sim! Eu iria até a Plaza de Espanha e/ou almoçaria no Mercado Triana e passearia por Santa Cruz. Se bobear, rola até um show de Flamenco à noite! Certeza que vai curtir!!

      Excluir
  8. Oi! Fiquei com só uma dúvida: esse show de flamenco gratuito no La Carboneria que começa às 11h, é da noite, né? Ou começa de dia mesmo? Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lívia! Obrigada por seu comentário! Esta informação, eu obtive com uma amiga que morou em Sevilha. Mas fui procurar atualizações e, pelo que encontrei, o show está começando às 21h. A casa abre às 19h e é bom chegar lá pelas 20h para pegar um bom lugar! (Vou corrigir a informação no post!)

    ResponderExcluir
  10. Oi, muito úteis suas dicas. Utilizarei com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Tomara que sejam uteis e que aproveite bem sua viagem!

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!