Pocinhos do Rio Verde, MG| O que fazer: Balneário, Turismo Rural e Mais

2 de fevereiro de 2020

Pocinhos do Rio Verde é um distrito da cidade de Caldas, no sul de Minas Gerais. Fica a 40 km de Poços de Caldas e a 34 km da cidade de Andradas. A região oferece opções de turismo rural e tem paisagens bucólicas, em meio a montanhas. Mas a vocação turística de Pocinhos do Rio Verde começou com a descoberta de suas águas termais, nos anos 40. O Balneário é sua principal atração e abre principalmente aos finais de semana e feriados. Vamos conferir o que fazer em Pocinhos do Rio Verde?

Balneário de Pocinhos do Rio Verde

O Balneário foi inaugurado na década de 40 e de lá pra cá, passou por algumas ampliações e reformas. Depois de ficar fechado por 3 anos, o prédio foi revitalizado recentemente e oferece vários tipos de banho.

Veja também: 7 Cidades da Mantiqueira para curtir o inverno



Há um tempinho, fui conferir e optei pelo banho de imersão que dura 30 minutos e custa R$ 20,00. Cada banheira fica em uma salinha separada. Tudo muito limpo e cheiroso! Existem outros tipos de banho, como o hidratante ou a ducha circular, além da sauna úmida.


A água é sulfurosa e há várias fontes para beber. Dizem que as propriedades da água são ótimas para quem tem problemas gástricos.



Os jardins e playground do Balneário são ótimos para crianças pequenas brincarem e há várias trilhas para caminhada ao longo do Rio Verde e entre as fontes medicinais.


Turismo Rural

Uma estrada que leva à Cascata Antonio Monteiro ganhou o singelo nome de "Caminho da Poesia". É um lugar agradável para caminhar ou para ir de carro mesmo, mas bem devagar, curtindo a paisagem, que fica ainda mais linda entre meados de agosto e setembro, na floração dos ipês amarelos.


Ali, você vai passar por algumas pousadas rurais, como a Chácara Tambasco e pelo Restaurante J. Faria. Almoçar lá, à sombra de árvores, é um programa imperdível!


Restaurante Jota Faria.

Passando a Cascata Antonio Monteiro, vários quilômetros a frente na estrada, fica a Cachoeira dos Duendes e a Pedra Branca.


Cachoeira dos Duendes

Dá para subir a trilha da pedra, mas é preciso se informar porque tem que passar em propriedades particulares.
Para chegar até a Cachoeira dos Duendes também é preciso pedir informação, porque não tem placas sinalizando.
Outro ponto para conhecer é o Morro da Igreja. Há uma pequena trilha que leva à capelinha no alto da montanha.

Passeios na região

É possível conhecer também a região de Andradas, que oferece visita a vinícolas como a São Geraldo, ou plantações de Oliveiras, como a Borriello.
Outro passeio perto de Pocinhos do Rio Verde é o Pico do Gavião que fica entre as cidades de Andradas e Águas da Prata. O Pico é ponto de vôo livre e fica todo colorido, com paragliders e asas delta, aos finais de semana.


No caminho do Pico do Gavião há algumas placas sinalizando para a trilha das cachoeiras. Mas ainda não fizemos este passeio.


Pedra do Coração - Caldas

Não deixe de conhecer também a cidade de Caldas. Ao redor da praça principal ainda há alguns casarões históricos e a cidade é emoldurada por belas montanhas, como a Pedra do Coração. Suba até o alto dessa pedra para ter uma bela vista da cidade.


Pedra do Coração

Tanto na cidade de Caldas como em Andradas há lojas que vendem doces, queijos, cachaças e vinhos da região. Vale a pena levar algumas gostosuras para casa!

Festa do Biscoito

O evento que mais agita Pocinhos do Rio Verde é a Festa do Biscoito que acontece no mês de julho. Tem programação cultural e várias opções gastronômicas. É bom planejar com antecedência, porque os poucos hotéis e pousadas costumam ficar lotados!

Onde se hospedar em Pocinhos do Rio Verde

Falando em hospedagem, em Pocinhos fica um dos hotéis mais antigos do Brasil: o Grand Hotel Pocinhos. Mas há bem mais opções para se hospedar em Poços de Caldas ou mesmo em Andradas

E aí, já tinha ouvido falar de Pocinhos do Rio Verde? Conhece a região? Tem alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário!

Gostou do Post? Salve no Pinterest

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!