Cachoeiras em Paraty: um passeio pelo Caminho do Ouro

26 de janeiro de 2020


Além de história e belas praias, Paraty tem várias cachoeiras cercadas de um cenário exuberante que só a Mata Atlântica pode proporcionar! Passear pelas cachoeiras pode ser um belo programa se você enjoar da água salgada, ou quiser atrações diferentes. Dá pra conhecer um pouquinho do antigo Caminho do Ouro que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real e leva até a cidade de Cunha.
Além das cachoeiras, o roteiro passa por alambiques que já fizeram a fama da cachaça de Paraty. Bora passear pelas cachoeiras de Paraty?

Uma opção bacana é começar conhecendo cachoeiras e poços da Estrada da Pedra Branca: Poço do Inglês, Pedra Branca e Sete Quedas. Depois, dá para tocar para o Tobogã e Poço do Tarzan que ficam bem próximos.


Cachoeiras na Estrada da Pedra Branca

Ao deixar o centro de Paraty, pegue a estrada para Cunha. A aproximadamente 4 km do centro, fica a ponte Branca, que leva à estrada da Pedra Branca. Não tem erro, é tudo bem sinalizado, mas lá no final do post tem um mapa com mais detalhes!

Poço dos Ingleses

Um poço bem bacana para tomar banho e com acesso fácil. A trilha tem alguns pontos que exigem equilíbrio, para atravessar os rios em pedras, mas é curta e não precisa de muito fôlego!


Porém... uma coisa super chata que um guia local nos contou, é que às vezes acontecem assaltos nesta trilha.

Não sabíamos e fomos de boa, mas vale a pena ter cuidado e se informar sobre esse assunto. Para pegar a trilha, deixamos nosso carro ao lado da entrada da trilha. Para entrar nesse poço, é grátis!

Cachoeira da Pedra Branca

A Cachoeira da Pedra Branca e a da Usina ficam em propriedade particular, então é cobrada uma taxa de R$ 8,00 por pessoa. Crianças até 10 anos não pagam. Na cachoeira principal, há um poço ótimo para banhos. A trilha é curtinha é bem cuidada.



Há outra queda mais abaixo, chamada Cachoeira da Usina, que fica ao lado de ruínas de uma antiga Usina. No lugar tem uma lanchonete que vende salgados e pequenas porções.

Cachoeira Sete Quedas

Também em uma propriedade particular, esta cachoeira fica em um lugar super bem cuidado. Além da cachoeira há uma piscina natural, mas o banho de cachoeira era bem mais convidativo.



Também há lanchonete/restaurante e vários bancos espalhados pelo jardim.


Não é permitido entrar com cooler e há uma taxa de R$ 5,00 para adultos e crianças acima de 10 anos.

Poço do Tarzan e Tobogã

Estas duas cachoeiras são as mais populares do caminho e ficam bem próximas. Para estacionar, em geral é cobrada uma taxa de 10,00 mas a entrada para as cachoeiras é grátis.
Foto: Wania Contiero

No Tobogã, dá para descer em uma pedra que lembra um escorregador. Conhecemos outras cachoeiras assim em Carrancas e Visconde de Mauá

Cachaçarias - Alambiques

Depois de conhecer as cachoeiras, na volta ainda é possível conhecer uma cachaçaria como a Pedra Branca ou a Paratiana.



Conhecemos a Paratiana e gostamos muito da visita guiada. Vimos como é o processo de produção da cachaça, degustamos alguns rótulos e visitamos o museu da cachaça, com mais de 3000 rótulos diferentes!

Como chegar - Mapa das Cachoeiras

Existe um passeio de jipe que leva a estas cachoeiras, mas não é necessário ter veículo 4x4 para chegar às cachoeiras, a não ser que chova muito. Para chegar até o Poço do Tarzan/Tobogã o caminho é pela Serra Cunha-Paraty, todo asfaltado. Já na estrada da Pedra Branca, a maior parte é de terra, mas estava em boas condições.

No mapa (clique para navegar), as cachoeiras estão marcadas em amarelo e 2 alambiques estão marcados em pink!

Outras cachoeiras para conhecer em Paraty

No caminho do Ouro ainda há o Poço da Usina e o Poço da Jamaica, mas não sei dizer se valem a pena! Um guia local falou também da Estrada do Corisco, que tem vários poços para banho. Mas não foi dessa vez que conhecemos...

Gostou do Post? Salve no Pinterest

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking ou alugue um espaço pelo AirBnb
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!