Boipeba, Bahia: como é o passeio de volta à Ilha

21 de fevereiro de 2019

Um dos passeios mais bacanas para fazer na Ilha de Boipeba é o "Volta à ilha". Em uma lancha rápida, o passeio percorre praticamente todo o litoral de Boipeba, fazendo várias paradas para mergulhar, conhecer e até comer! Começamos o passeio saindo da Boca da Barra, de onde partem as lanchas. No local é possível contratar o passeio diretamente com os barqueiros, mas se preferir, pode reservar no dia anterior, pois muitos deles ficam na cidade à noite divulgando seus serviços.

Passeio de Volta à Ilha em Boipeba



Saindo da Boca da Barra, a lancha pula algumas ondas e a gente segura firme, mas se diverte! Depois das arrebentações, navega calma até Moreré.

Piscinas naturais de Moreré

A primeira parada é nas famosas piscinas de Moreré, por isso, o horário de partida pode ser combinado para pegar a maré baixa e aproveitar o melhor do mergulho. Em Moreré, há fiscais controlando quantas pessoas entram nas piscinas.



Todos os turistas são orientados a não pisar nos corais e permanecer dentro da área delimitada por uma corda. Em geral, é combinado de ficarmos lá por 40 minutos, mas é tempo suficiente, porque ainda vai ter mais piscina pra snorkel!



O mergulho rendeu e o marido viu até uma moréia escondida em meio aos corais! Tente achá-la na foto abaixo:



No local, há alguns "bares-barcos" que servem cervejas e porções, mas não é permitido levar cooler às piscinas. Logo depois de Moreré, tocamos para a próxima parada: as piscinas de Castelhanos

Piscinas de Castelhanos


Menos "famosas" que as piscinas de Moreré, Castelhanos também não decepciona. É preciso dar uma explorada além dos lugares mais rasos, onde as pessoas pisam e a areia deixa a água menos transparente.




Em meio às barreiras de corais, o mergulho é muito parecido ao de Moreré. Depois de mergulharmos, fomos conhecer a Praia de Castelhanos

Praia de Castelhanos

Esta é uma das praias mais difíceis de chegar caminhando, pois é preciso andar em meio a um mangue, a partir de Moreré. Por essas e outras, achei que o passeio de barco vale a pena!



A Praia fica bem no encontro do Rio Catu com o mar e rende um banho bem gostoso! Há algumas barraquinhas, inclusive com muitas opções de drinks e porções. Mas guardamos a fome para o Cova da Onça, onde almoçaríamos mais tarde.


Cova da Onça

Cova da Onça é um povoado muito tranquilo. Praticamente uma rua com igreja, casas, posto de saúde e mini-mercado.




A nossa parada ali foi para almoçar no restaurante Coroa Grande. De início, fiquei pensando que era mais um "jabá" e fui circular um pouco para ver se havia outros restaurantes por perto. Como não tinha, pedimos a comida lá mesmo.



Ainda bem! Escolhemos lagosta e comemos super bem. Mas o preço do frango (que pedimos para o Léo) era totalmente desproporcional. Bom lembrar que o restaurante aceita cartão!


Canavieiras

A última parada do passeio foi em Canavieiras, onde há criação de ostras. Há alguns bares que servem ostras e ficam em balsas sobre o rio.



Como tínhamos acabado de almoçar, nem nos animamos de provar, mas dizem que são muito boas. De Canavieiras foi um pulinho até a Boca da Barra, onde terminamos nosso delicioso passeio.



Foi um dia muito especial! Fazia um tempão que eu queria fazer passeio de lancha rápida e Boipeba foi o cenário perfeito para realizar esse desejo!

Quanto custa e quem faz o passeio

O passeio custa R$ 100,00 por pessoa, incluindo crianças a partir de 6 anos. Há várias lanchas que partem da Boca da Barra, mas é mais garantido reservar com antecedência. Em geral, o preço é tabelado, mas ouvimos um rapaz gritando que fazia o passeio por R$ 80,00. Não sei se era pegadinha, mas já havíamos agendado com o Elias (75 99901-4591) que foi indicado pela dona da pousada em que nos hospedamos. Gostamos muito dele e recomendo. Achei super confiável e cuidadoso!



Confira outros posts dessa viagem:
Itacaré: Bahia: como chegar, onde se hospedar, onde comer
O que fazer em Itacaré, Bahia
O que fazer em Boipeba



E veja todos os posts da Bahia, clicando aqui

Gostou do Post? Salve no Pinterest!

Planeje sua viagem para Boipeba!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!