Praias no Brasil com crianças: uma seleção para quem busca sossego!

21 de dezembro de 2017
Melhores praias do Brasil
Praia de Algodões, Bahia
Com mais de 7300 km de extensão, o litoral brasileiro tem opções para todos os gostos! Embora muitas praias fiquem lotadas no verão, ainda existe um lugar ao Sol para quem prefere praias mais tranquilas e longes da multidão, mesmo no mês de janeiro.
Neste post, fiz uma seleção das melhores praias que já conhecemos no Brasil, nas regiões nordeste e sudeste. É bom alertar que nós preferimos praias mais tranquilas, com menos movimento e não fazemos questão de estrutura como quiosques. Então, pronto(a) para passear com a gente e escolher uma praia para passar as férias de verão?

Praias do Nordeste

Alagoas

Rota Ecológica

De tudo que ja conhecemos na região Nordeste, esta parte do litoral de Alagoas é um dos nossos lugares favoritos. A rota ecológica tem uma barreira de corais que se estende por dezenas de quilômetros e rende cada mergulho inesquecível, mesmo pra quem vai só de máscara e snorkel! As praias nunca estão lotadas, e são rasinhas, perfeitas para crianças pequenas.
As pousadas de charme rústico são muitas. Embora o preço da maioria delas seja meio “salgado”, dá para encontrar opções mais econômicas.


As nossas praias favoritas da Rota Ecológica foram:

Praia do Toque - São Miguel dos Milagres

Lar da famosa Pousada do Toque, a praia é super tranquila e até um pouco difícil de achar. Os hóspedes dessa pousada têm serviço de praia meio inusitado: uma moto foi adaptada e transformada em uma espécie de tuk tuk, transportando as cadeiras e guarda sóis, além das bebidas e comidas que são servidas na praia.

Melhores praias do Brasil

Praia do Marceneiro - São Miguel dos Milagres

Também uma bela praia, embora não se compare às do Patacho ou do Toque. Também tem uma pousada "famosinha", a Marceneiro.
Melhores praias do Brasil

Praia do Patacho - Porto de Pedras

Uma das praias mais lindas da região, com coqueirais a perder de vista e mar rasinho. Não há quiosques na praia, apenas algumas pousadas que oferecem a opção de day use, caso você não esteja hospedado(a).
Melhores praias do Brasil
Melhores praias do Brasil
Algumas pousadas de charme nesta praia são a Vila do Patacho, a Xuê e a Reserva do Patacho

Praia de Bitingui - Japaratinga

Uma praia tranquila, com palmeiras e um riacho, compondo a paisagem em meio a casinhas de pescadores e casas de temporada que se integram à natureza.
Melhores praias do Brasil

Praia de Japaratinga - Mergulho nas Piscinas Naturais

Embora a praia não seja muito especial, o mergulho aqui é de tirar o fôlego de tão lindo! Planeje a viagem para estar com a lua favorável!
Melhores praias do Brasil
Melhores praias do Brasil
Leia também: Japaratinga: como é o mergulho nas piscinas naturais

Agora, as praias que nos decepcionaram na rota ecológica: Praia de São Miguel dos Milagres, com um quiosque de gosto duvidoso e lata de lixo transbordando - tudo bem que era domingo, mas não vimos isso nas outras praias! E também a praia do Riacho: ao chegarmos lá, nos deparamos com uma Van da CVC, anunciando que a região começa a ser explorada por turismo de massa.

Pontal do Peba - Foz do Rio São Francisco

As praias no pontal do Peba não são as mais lindas do litoral alagoano. Porém, conhecer a Foz do Rio São Francisco foi emocionante! O passeio com a Farol da Foz foi inesquecível!
Melhores praias do Brasil

Agora, a decepção no estado de Alagoas: a Praia do Gunga, por muito tempo, foi considerada uma das mais bonitas do Brasil, mas achei uma praia cheia, com som alto e um mundo de barraquinhas vendendo todo tipo de coisa. Os coqueirais vistos do mirante são bonitos, mas na nossa opinião, a praia deixou a desejar!

Se você viaja com crianças, não pode deixar de conhecer o Guia de Praias do Nordeste com Crianças!

Bahia

O litoral da Bahia é divido por regiões. Conhecemos praias na região da Costa do Dendê (Barra Grande), na Costa do Descobrimento (Caraíva) e na Costa das Baleias (Cumuruxatiba e Prado). Nossas preferidas:

Taipu de Fora, Barra Grande

Sem dúvida, a maior atração de Barra Grande (ou Península de Maraú), Taipu de Fora tem uma barreira de corais que se estende por mais de 1 km, bem à beira da praia. É importante ter a maré a nosso favor, então se prenda às fases da lua e à tabua das marés. Quanto mais baixa, melhor! Após o mergulho, nada melhor que uma refeição e bebidinha no Buda Bar ou no Restaurante e Bar das Meninas, ambos pé na areia. Também sempre tem um carrinho de picolé do Péricles: uma delícia!!
Melhores praias do Brasil

Cassange, Barra Grande

Ao lado da lagoa do cassange, essa praia estava vazia em pleno mês de janeiro. Levamos nossa própria “farofa” e pegamos uma sombra, ficando por horas relaxando... O banho de mar deixou a desejar, porque havia corais e pedras e a água não estava muito transparente. A poucos metros, dá pra tomar banho de água doce na lagoa.
Melhores praias do Brasil

Praia de Algodões, Barra Grande

Apesar de adorarmos passar o dia por nossa conta em uma praia mais “selvagem” e sem estrutura (melhor ainda se for quase deserta...), reservamos um dia para desfrutar do conforto do Tikal, bar de praia pra lá de charmoso na praia de Algodões.
Melhores praias do Brasil

Em frente ao bar, o mar é um pouco “bravo”, então caminhamos até uma área que as ondas estavam mais calmas.

Melhores praias do Brasil

Leia mais: Barra Grande, Bahia - os melhores passeios
Península de Maraú: um guia do paraíso

Caraíva

Em Caraíva, as praias são bonitas, mas ainda mais gostoso que nadar no mar, é tomar banho de rio, onde ele se encontra com o mar. Apesar do sossego, Caraíva tem uma vilinha muito bacana para sair à noite, jantar em um dos vários restaurantes.
Melhores praias do Brasil


Praia e Lagoa do Satu, próxima a Caraíva

A partir da vila de Caraíva, uma caminhada de 3 km pela areia (aguenta a panturrilha no dia seguinte!!!) leva até a Praia e Lagoa do Satu. Há algumas barraquinhas e restaurantes, mas é bem tranquilo e os preços são justos. Após o banho de água salgada, nada como tirar o sal do corpo na lagoa. E se quiser, tem lama para fazer uma “mascara” de beleza. É praia e spa ao mesmo tempo!!! (kkkk)
Melhores praias do Brasil
Melhores praias do Brasil

Ponta do Corumbau

Um passeio que pode ser feito de bugue, passando por uma reserva indígena, a partir de Caraíva, ou de carro, de Cumuruxatiba. A ponta tem mar azulzinho e alguns quiosques rústicos e charmosos à beira da praia. Também tem um rio que rende um belo banho. Há quem prefira se hospedar em Corumbau, que tem algumas boas opções de pousadas.

Cumuruxatiba

Cumuru é uma antiga vila de pescadores, distrito de Prado. Suas praias são marcadas por falésias e mar bem calmo. Muitas praias têm rios, que são limpos e rendem um bom banho. As melhores praias em Cumuru, na nossa opinião:

Praia do Arnaldo (ou Imbassuaba), Cumuruxatiba

Uma praia tranquila, com árvores que oferecem sombra e um riozinho rodeado de vegetação de mangue. Não há quiosques, por isso é importante levar comida e bebida.
Melhores praias do Brasil

Melhores praias do Brasil

Barra do Cahy, Cumuruxatiba

Praia onde o famoso Rio Cahy encontra o mar. Provavelmente ali se deu o primeiro contato entre portugueses e indígenas, pela descrição da carta de Pero Vaz de Caminha. Há um restaurante com serviço de praia.

Leia também: Cumuruxatiba: um guia para planejar a sua viagem

Japara Grande, Prado

As praias mais bonitas do município de Prado estão mais próximas a Cumuru. Entre as praias mais próximas ao centro de Prado, gostamos da Japara Grande. Falaram muito do Tororão, mas não achei lá essas coisas.
Melhores praias do Brasil
Melhores praias do Brasil
Outro passeio lindo em Prado é o mergulho nos corais de Guaratiba. Prado também é um dos destinos mais próximos a Caravelas, de onde sai o passeio para mergulhar em Abrolhos.

Pernambuco

Praia dos Carneiros, Tamandaré

Apesar de ser uma praia movimentada, Carneiros continua firme na lista das mais lindas do Brasil. Não bastasse os coqueirais e as piscinas de corais, ainda tem uma igrejinha "pé na areia" que é seu cartão postal mais manjado. Nós estacionamos em uma pousada e pagamos pelo day-use, que era uma taxa de consumação no restaurante.
Melhores praias do Brasil

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha

A água cristalina, pedras e corais fazem a combinação para um dia perfeito de snorkel. Foi a praia que mais amei em Noronha e jamais me esqueço que quase pisei em uma arraia quando estava nadando... Sem falar das tartarugas que vimos, de pertinho!
Melhores praias do Brasil
Imagem: Wikimedia

Baía do Sancho  - Fernando de Noronha

Sempre figurando entre as praias mais bonitas do Brasil, a Baía do Sancho não decepciona: seja pela cor da água, ou pela natureza exuberante que a cerca. Um colírio para os olhos!
Melhores praias do Brasil
Imagem: Wikimedia
Encontre uma pousada em Fernando de Noronha

Rio Grande do Norte

Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso

Próxima ao centro de São Miguel do Gostoso, a Praia de Tourinhos é bem bonita e tem ondas tranquilas. Mas venta, viu? Até por isso, essa região recebe muitos turistas gringos atraídos pela prática do Kite surf.
Melhores praias do Brasil

Praia do Marco - São Miguel do Gostoso

Aqui foi colocado o marco do descobrimento, primeiro monumento vindo do continente europeu. Hoje o marco está no forte dos reis magos, em Natal, e no lugar foi construída uma capelinha. A praia é bem bonita e tranquila, e ainda conserva o estilo de vida dos pescadores que vivem por ali.
Melhores praias do Brasil

Praia de Perobas - piscinas naturais - Touros

A melhor atração em Perobas (município de Touros) é o mergulho nas piscinas naturais. O melhor de tudo é que as piscinas são rasinhas!!! Uma opção boa para levar crianças que gostam de mergulhar!
Melhores praias do Brasil

Melhores praias do Brasil

Veja também: Piscinas naturais de Perobas

Galinhos

O melhor programa em Galinhos é um passeio de barco que passa pelas salinas, navega pelo mangue e para em alguma praia para um belo banho! Confira neste post a nossa experiência em Galinhos.
Melhores praias do Brasil

Baía dos Golfinhos - Pipa, Tibau do Sul

Cercada por falésias, esta praia é famosa por receber a visita ilustre de golfinhos. Mas não demos sorte em vê-los! Há quiosque com serviço de praia e aluguel de espreguiçadeiras. Em Pip, também conhecemos e gostamos bastante da Praia de Sibaúma.
Melhores praias do Brasil

Melhores praias do Brasil


Veja também: Praia de Pipa
E escolha sua pousada em Tibau do Sul

Praias do Sudeste

Rio de Janeiro

Trindade

Paz e amor! O clima e a brisa dos anos 70 ainda marcam forte presença em Trindade! A praia do centro decepciona um pouco, mas há praias como o Cachadaço, boa para mergulhar e a bela Praia Brava, ambas acessadas por trilhas, que valem a caminhada!


Parati

Não conhecemos nenhuma praia específica em Parati, mas fizemos um passeio de barco, em uma de nossas day-trips para a cidade. No centro, as praias não são tão bonitas, mas as escunas levam a praias mais isoladas.
Melhores praias do Brasil

Uma coisa que ainda precisamos fazer é conhecer a Praia onde fica a Cachoeira do Saco Bravo, que forma um pequeno poço na pedra antes de cair no mar. Mas é preciso caminhar mais ou menos 2 horas por uma trilha de 4 km, ou pegar um barco.

São Paulo - litoral norte

Praia de Jabaquara, Ilhabela

A última praia que se tem acesso por carro no lado norte da ilha, Jabaquara é uma praia lindona, rodeada de mata atlântica. Os restaurantes são charmosos há árvores que nos dão sombra.

Melhores praias do Brasil

Praia de Castelhanos, Ilhabela

Para chegar a castelhanos, é preciso atravessar toda a ilha. Há alguns anos, só era possível chegar lá de 4x4, mas hoje a estrada está em boas condições, o que tirou um pouco do charme do passeio. Mas mesmo assim, quando chove, carros sem tração 4x4 sofrem um pouquinho para encarar as subidas na estradinha! Em castelhanos tem quiosques, mas também dá para achar um cantinho à sombra e levar sua própria farofa..kk
Melhores praias do Brasil

Praia do Prumirim, Ubatuba

Em Ubatuba, este é sempre nosso passeio favorito! Tanto a praia quanto a ilha do Prumirim são lindas. Na praia, há vários quiosques bacanas! Já na ilha (que você chega de barquinho com os pescadores), é preciso levar comidas e bebidas, embora na temporada haja uma barraquinha vendendo pastéis e porções. Infelizmente, as escunas começaram a chegar até a ilha, então não dá mais para garantir tranquilidade na temporada.

Lagoinha e a trilha das 7 praias (Bonetinho, Bonete, Cedro e Fortaleza), Ubatuba

Na Lagoinha as ondas são tranquilas, mas não dá mais pra dizer o mesmo da praia, especialmente durante o mês de janeiro. Nada que se compare a outras praias como a Grande ou a Maranduba, mas a Lagoinha já foi tranquila.
Melhores praias do Brasil


O melhor programa é pegar a trilha que leva às praias do Bonetinho, do Bonete e do Cedro. Não dá pra esquecer que nos anos 90 dava pra passar o dia inteiro lá e não encontrar ninguém... Agora há passeios de barco ou escunas que levam turistas lá, na alta temporada.
Melhores praias do Brasil

Praia da Caçandoca, Caraguatatuba

Melhores praias do BrasilEntre o litoral de Ubatuba e Caraguá, também há lindas praias “escondidas” como a Caçandoca. Mas mesmo nessas praias, no mês de janeiro não tem como escapar daqueles turistas que estacionam o carro próximo à praia e colocam músicas de gosto duvidoso, no volume bem alto (#prontofalei)
Melhores praias do Brasil

Praia da Lagoa, Caraguatatuba

A praia da Lagoa é um pouco chatinha de achar, e tem que caminhar por uma trilha, mas compensa! Nesta praia há uma pequena lagoa, que acaba se misturando com o mar conforme a maré sobe!
Se puder fugir do mês de janeiro e de feriados prolongados, vai encontrar praias mais vazias e mais tranquilidade. E posso garantir que todo o litoral norte de São Paulo é lindo demais e ainda tem muitos destinos que merecem uma visita, como São Sebastião, Juquehy, Maresias...
O que eu mais gosto nas praias do litoral norte de SP é que muitas delas são rodeadas de Mata Atlântica, então o visual é lindão! O que eu menos gosto é que sempre costuma chover no verão e isso acaba atrapalhando um pouco...

Escolha sua pousada em Ubatuba
Melhores praias do Brasil
Praia da Caçandoca
Então, gostou na nossa seleção? Ainda falta tanto para conhecer de nosso litoral, né? Então, conta pra mim: quais são as suas praias favoritas no Brasil?

Se ainda não achou seu passeio, confira também:
5 Piscinas Naturais para Conhecer no Brasil
Descobrindo o Brasil com Crianças
Road trip de 15 dias pelo Nordeste


Gostou do post? Salve no Pinterest!


Ah, e se você gosta das praias do Nordeste e viaja com crianças, tem que ler o Guia - Praias do Nordeste com Crianças, da Pulp Edições

Planeje sua viagem

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Compre seu ingresso pela Ticket Bar e escape da fila

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Nenhum comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!