Cantina Tatini: experiência gastronômica em Sapucaí Mirim, MG

7 de novembro de 2017
Catina Tatina - Sapucaí Mirim

A Cantina Tatini, fica na pequena cidade de Sapucaí Mirim, sul de Minas Gerais, próxima a São Bento do Sapucaí, SP e Campos do Jordão. Mais que uma refeição, um almoço ou jantar no restaurante é uma experiência!
Privilegiando ingredientes locais, o chef Roberto Tatini prepara as massas frescas em sua cozinha aberta, aos olhos dos clientes. A cantina é familiar em seu mais puro sentido: é tocada por Roberto e pela esposa e eventualmente as filhas ajudam a servir as mesas.


Catina Tatina - Sapucaí Mirim

Desde 2009, tínhamos curiosidade de conhecer o restaurante. Foi o dono do Bistrô Porto do Céu, em Gonçalves que nos disse que valeria a pena ir até Sapucaí Mirim só para provar o menu do Tatini.
Finalmente, neste ano surgiu uma oportunidade, quando passamos uns dias em Gonçalves e saímos meio sem rumo, pra visitar umas cachoeiras na direção de Paraisópolis. De lá, foi uma "esticadinha" até a cantina.



Catina Tatina - Sapucaí Mirim

Como Funciona

A cantina sempre trabalha com menu degustação a um valor fixo e os pratos mudam constantemente e de forma muito espontânea. No almoço, o chef nos contou que logo ia sair às compras para preparar o jantar.
Outra coisa que achei interessante: perguntei se ele servia vinho em taça, e ele me disse para levar a garrafa e beber quanto quisesse, e depois veríamos o preço... Mas preferi deixar quieto, já que íamos pegar a estrada em seguida.

Catina Tatina - Sapucaí Mirim

O lugar é rústico e aconchegante. Como o dia estava inesperadamente bonito (a previsão era de chuva...) preferimos nos sentar em uma mesa na área externa, em uma pérgola rodeada de videiras. E ainda tivemos a visita de um coelho!

Catina Tatina - Sapucaí Mirim

Menu Degustação

Pedimos menu degustação para os adultos e um prato de massa para o Léo. Logo trouxeram as entradas: caponatta de beringela, torradas e pão italiano.
Em seguida, veio a primeira massa: tortelli recheado com mascarpone, e molho de tomate com manjericão. 
Catina Tatina - Sapucaí Mirim

O próximo prato foi ossobuco, acompanhado de risoto de shitake e alho poró. A carne estava "derretendo" de tão macia.

Catina Tatina - Sapucaí Mirim

E quando achamos que era o fim da refeição, lá vem mais uma massa: fetuccine com molho branco.

A sobremesa, incluída no menu, era tiramisu. Para o Léo, trouxeram brigadeiro, que também estava delicioso. E para finalizar, um cafézinho!

Catina Tatina - Sapucaí Mirim

Enfim, não provei nada que estivesse "mais ou menos". Tudo estava muito saboroso. Dá pra perceber que os ingredientes são super bem selecionados. Alguns vêm da própria horta da família e outros são da região. O Roberto até nos indicou alguns passeios por lá: uma queijaria que produz parmesão e uma fazenda que produz trufa (sério, não fazia ideia que tinha gente produzindo trufas no Brasil!)

Preços e reservas

O menu degustação custa R$ 100,00 por pessoa e inclui sobremesa e café. Recomenda-se fazer reserva pelo telefone: 35-999747099. No nosso caso, estávamos na estrada, ligamos cerca de meia hora antes e deu certo. É bom saber que a casa não trabalha com cartão de crédito/débito.

Catina Tatina - Sapucaí Mirim

Localização:

A cidade de Sapucaí Mirim fica bem próxima a São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão (de Campos, o caminho é pela Rodovia Monteiro Lobato). Nós estávamos hospedados em Gonçalves, a 30 km da cantina e uma parte do trajeto é em estradas de terra.
Endereço: Alameda das Palmeiras, 600 - Bom Jesus, Sapucaí-Mirim - MG

Siga este link para a localização no Google Maps e para traçar rotas a partir do seu destino.

Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!


E aí, já conhece a Cantina Tatini? Ficou com vontade? Tem alguma outra dica interessante sobre esta região? Deixe um comentário!

4 comentários

  1. Que super dica ! Fiquei com água na boca ! Amo comida italiana !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, eu também amo! Pensa com carinho em ir pra Gonçalves ou São Bento do Sapucaí, e daí vc faz um bate-volta!!! Bjks

      Excluir
  2. Fui lá com minha namorada e realmente é esplêndido.
    Aliais, agora aceitam cartão de débito :D

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!