Florianópolis: 10 atrações imperdíveis, além das praias

1 de outubro de 2017
Santo Antonio de Lisboa Florianopolis

Quando se fala em Florianópolis, todo mundo já pensa em praia. E não é pra menos: nos seus 172 km de litoral, tem praias para todos os gostos, desde ondas para surfar, até praias calminhas para a tranquilidade dos papais e mamães!
A cidade fica agitada no verão e agrada tanto quem procura badalação, como quem quer sossego. Mas quem pensa que Floripa é só praia, está bem enganado(a)! Aliás, a ilha tem roteiros para todas as estações do ano e é um ótimo destino para famílias!
Mais de metade do território da ilha é de áreas de proteção ambiental. Então, há matas nativas e projetos voltados à preservação da natureza. Mas também tem as facilidades de cidade grande e uma gastronomia impecável.
Projeto Tamar Florianópolis

Estivemos em Floripa em um final de semana prolongado, e visitamos algumas atrações bem bacanas! Mas ainda tem muito pra conhecer na ilha e vamos ter que voltar muitas vezes! E aí? Vamos dar um rolê por Floripa e ver que a ilha tem muito mais a oferecer do que as lindas praias?

1) Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas)

O Projeto Tamar começou na década de 80, com o intuito de proteger as tartarugas marinhas. O objetivo principal do projeto é educar e sensibilizar desde as comunidades ligadas ao mar, quanto os turistas que visitam suas unidades por todo o Brasil e aprendem mais sobre estes animais.

Projeto Tamar Florianópolis

Nossa visita guiada começou com um vídeo bem lúdico, e depois visitamos as piscinas e ouvimos sobre as diferentes espécies. Achei super interessante que a monitora tinha um vocabulário bem voltado para os pequenos e eles curtiram muito a visita! O passeio realmente é bastante educativo e tem um papel muito legal na preservação da vida marinha!

Projeto Tamar Florianópolis
Endereço: Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa. Aberto todos os dias, incluindo feriados, das 09:30h às 17:30h. Preço: R$15,00 (inteira).

Projeto Tamar Florianópolis

2) Mirante do Morro - Lagoa da Conceição

Um dos lugares mais famosos da ilha é a Lagoa da Conceição, de onde partem diversos passeios de barco. Um programa bom é subir até algum mirante e olhar a paisagem de cima. Certeza que vai render uma bela foto para colocar no porta-retrato!

Mirante Lagoa da Conceição


3) Santo Antonio de Lisboa

Um bairro super fofo, com casas inspiradas na arquitetura da ilha de Açores, em Portugal. Ficamos apaixonados pelo lugar... casas históricas, diversos restaurantes, bares e cafés e a igreja de Nossa Senhora das Necessidades, super bem preservada. 
Santo Antonio de Lisboa Florianopolis
Santo Antonio de Lisboa Florianopolis

Ali também fica a primeira rua pavimentada da ilha, que foi revestida com pedras para esperar a visita de Dom Pedro II. Na rua à beira da praia, há também um parquinho para alegria dos pequenos!
Prometeram que seria o por-do-sol mais bonito da ilha e realmente não decepcionou. O problema é que dá vontade de ficar para o jantar e talvez até esperar o sol nascer no dia seguinte!

Santo Antonio de Lisboa Florianopolis


4) Centro Histórico

Ao redor da praça XV de novembro, fica a Catedral Metropolitana e edifícios históricos, como o Palácio Cruz e Souza, que já foi sede do governo estadual e hoje é um museu. 


Catedral Metropolitana Florianópolis


Há também árvores centenárias, como a figueira que se espalha pela praça. A região ainda tem um calçadão com comércio e bancos e fica bem próxima ao mercado, então dá pra fazer tudo caminhando.



5) Mercado Municipal

O mercado foi revitalizado há poucos anos e está muito lindo! O local tem restaurantes, cafés e diversos boxes vendendo peixes, frutas, legumes, especiarias... 




Em frente ao mercado, fica a antiga Casa da Alfândega, onde se vende artesanato local. Além da famosa renda de bilro (arte típica da ilha), há cerâmicas, e vários outros artigos. 



Achei os produtos de muito bom gosto e até trouxe algumas coisinhas pra casa. Quem resiste, né? Ao redor do mercado, também há barraquinhas de frutas e diversos outros produtos.


6) Day-use em Resorts

Passamos um dia no Costão do Santinho, onde fizemos "ski bunda" nas dunas e desfrutamos da programação.
O Léo se divertiu na recreação, enquanto eu passei uma horinha no spa. Também aproveitei para conhecer as inscrições rupestres que ficam na área do hotel. Sem falar da gastronomia... que delícia!! Logo vou publicar um post contanto em detalhes como foi nosso dia lá!

7) Gastronomia 

Florianópolis encanta pela boa gastronomia. São muitos restaurantes com opções variadas, mas as especialidades da ilha são ostras, a famosa sequência de camarão, e a tainha - tem até um festival na época de pesca deste peixe. Em Floripa, há fazendas de ostras e uma coisa que eu provei e adorei, foram as ostras gratinadas.

Isto sem falar em tours cervejeiros, já que a cidade tem várias microcervejarias. Provamos uma Red Ale da Kairós e gostamos bastante!

Vou falar aqui também de algumas atrações que não pudemos conhecer, mas fiquei com bastante vontade:


8) Projeto Lontra

O projeto busca preservar e estudar o comportamento das lontras e ariranhas. Fica na região do parque municipal da Lagoa do Peri. A visita é guiada e custa R$ 10,00
Endereço: Rua Euclides João Alves s/n, Florianópolis - SC

9) Fortalezas

Várias fortalezas foram construídas em Florianópolis no século XVIII e hoje podem ser visitadas: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (que ficam em ilhas) e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa (que fica em Jurerê). É bom saber que até o mês de novembro/2017, a entrada é grátis no primeiro domingo do mês.


10) Trilhas, Natureza e Inscrições Rupestres

Como Florianópolis tem bastante áreas de proteção ambiental, é possível curtir de perto a vegetação exuberante, fazendo uma trilha. Há trilhas de diferentes níveis de dificuldades, desde mais fáceis e até mais pesadas. Há também possibilidade de ver inscrições rupestres em vários pontos da ilha, como a trilha arqueológica, na Barra da Lagoa.

Atrações e eventos o ano todo

Além de vários eventos esportivos como maratona e Iron Man (maio), Florianópolis tem um calendário de programações super movimentado, como o Jurerê Jazz que acontece em abril e a Fenaostra. Confira o calendário de eventos no site do Floripa Convention & Visitors Bureau.


Mas se ainda quiser praias...

A ilha tem 43 praias, sendo as do sul mais preservadas e selvagens e as praias do norte com mais estrutura e, em alguns casos, badalação. Há também passeios de barco para algumas ilhas como a do Campeche, que dizem ser linda demais!
Se quiser saber mais, confira quais as melhores praias de Florianópolis, com dicas de quem mora na ilha.


Como se locomover?

Florianópolis é bem grande, então, alugar um carro pode ser uma boa. Outra opção é usar transporte público, uber ou táxi. Muitos hotéis oferecem serviço de shuttle  para o aeroporto, mas costuma ser mais caro que Uber. Para passear pela cidade, diversas agências oferecem city tour e também há o famoso ônibus hop-on/hop-off.


Onde se hospedar?

Nos hospedamos no Porto Sol Ingleses e no Jurerê Beach Village. Em breve teremos post com mais detalhes sobre hospedagem, mas saiba que há muitos hotéis, pousadas e aluguel de temporada. Só em sites de reservas, como o Booking são mais de 1800 opções!

Gostou? Salve no Pinterest!!


2º Encontro de Blogs Experts em Viagem com Crianças


Nossa viagem fez parte do 2º Encontro de Blogs Experts em Viagem com Crianças. O encontro foi organizado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau e apoiado por diversos parceiros:



Continue acompanhando tudo pelas redes sociais, com a #FloripaemFamilia e veja também os posts de outros blogs sobre este encontro:
Viajar hei

5 comentários

  1. Estive em Floripa pela primeira vez esse ano e fiquei encantada. Impressionante como tem coisas legais para conhecermos. ótimo roteiro com atividades legais para crianças e adultos
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Floripa é linda 😍 Adoramos conhecer esses lugares maravilhosos na companhia de vcs! 😘

    ResponderExcluir
  3. Floripa é linda �� Adoramos conhecer esses lugares maravilhosos na companhia de vcs! ��

    ResponderExcluir
  4. Floripa é demais! E em boa companhia então, é melhor ainda!!!
    Adorei o post!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa ideia de day use. Não sabia desta possibilidade. Hoje mesmo estava pensando nas possibilidades de passeio em SC e seu post veio na hora certa. Belas dicas.

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!