Mercados pelo mundo: a escolha de blogueiros de viagem!

2 de julho de 2017
Foto: Blog No Mundo da Paula
Os tradicionais mercados de comida vem ganhando cada vez mais popularidade entre viajantes e locais do mundo todo. Os mercados são atrações turísticas imperdíveis, e não há forma melhor de conhecer a gastronomia e os costumes locais. Já visitamos muitos mercados pelo mundo, e eu contei minha seleção neste post aqui: 10 mercados de dar água na boca
Agora é a vez de 10 blogueiros de viagem contarem quais são seus mercados favoritos no mundo! Vamos passear (e salivar) com a gente? 

1) Lonja del Barranco, Sevilha, Espanha



Tatiana Marques - Blog Por Mais um Carimbo
"Um mercado adorei foi o Lonja del Barranco em Sevilla. A localização dele é ótima, bem na Ponte Isabel II com uma vista privilegiada para o bairro boêmio de Triana. No verão as mesas externas ficam lotadas e super animadas. Acho uma opção deliciosa para terminar o dia após muita caminhada pela cidade. E para aproveitar o por do sol.
Bem no centro do mercado fica o bar de cervejas, em torno dele uma infinidade de opções culinárias. Tem bar de croquetas, arrozes, polvo, peixes e frutos do mar, tapas, jámon, cafeteria, sorveteria. Um paraíso. As porções são de diversos tamanhos e várias “bancas” montam opções que incluem a comida e taça de vinho por exemplo. Aproveite a visita ao mercado para caminhar na margem do rio, o passeio é super gostoso."
End.: Calle Arjona, s/n, 41001 Sevilla, Espanha

2) La Boqueria, Barcelona, Espanha


Mayte Scaravelli - Blog Passaporte com Pimenta
O La Boqueria está localizado no coração de Barcelona, nas Ramblas, uma das avenidas mais famosas da cidade. Se dizem que primeiro comemos com os olhos, aqui está o melhor exemplo desta velha e verdadeira frase. Ao entrar no mercado o olhar se perde no mar de cores que estão distribuídas pelas barracas de frutas, sucos e até sorvetes.
O local não foi feito somente para o turistas, embora sejam a maioria. O mercado recebe os locais que fazem suas compras de peixes, carnes, embutidos e especiarias. Quem está hospedado em um apartamento pela cidade pode optar por comprar um peixe fresco do mar mediterrâneo e porque não uma carne de coelho que é tão tradicional na culinária catalã. Mas, se não for o caso, recomendo pelo menos que compre um queijo e claro um jamon para comer mais tarde.
Além disso o La Boqueria também oferece inúmeros restaurantes e barracas que vendem comidas, mas sinceramente? Não indico! Muito turístico, muito caro e talvez não muito bom. Opte pelos embutidos ou frutinhas para comer ao longo do seu passeio pela cidade. =D
End.: La Rambla, 91, 08001 Barcelona, Espanha

3) Marché Forville, Cannes, França


Mayte Scaravelli - Blog Passaporte com Pimenta
Localizado no centro antigo de Cannes, o Marché Forville atende os locais que realizam a famosa "feira do dia". Embora o nome remeta à flores não é só isso que encontramos por lá. Caminhar pelo colorido e cheiroso corredor florido me despertou um desejo enorme de morar naquela cidade e decorar minha mesa com os mais belos arranjos com ares de Provence.
As flores também podem ser vendidas como ervas, para fazer chá. Eu que não sou muito fã da bebida, fiquei curiosa com a variedade de ervas e de flores que são utilizadas para preparar uma infusão. Aproveitei a simpatia da senhora que me entendia, para bater um bom e longo papo sobre os produtos. Eu não falava francês, ela não falava português, mas a gente se entendeu muito bem. Depois dizem que os franceses são mal educados... Eu discordo!
Como já disse, nem só de flores vive o Marché Forville. É possível notar o frescor das frutas, legumes e vegetais que estão expostos, assim como salivar com os embutidos e queijos onde, na sua maioria, os feirantes são os próprios produtores, tem coisa melhor? Se ficou na dúvida, prove!
End.: 11 Rue du Marché Forville, 06400 Cannes, França

4) Mercado Central de Valencia, Espanha


Fernanda Scafi, Blog Tá indo pra onde?
A terra da paella valenciana, da horchata, da água de Valencia, do vinho mistela e outras delícias espanholas só podia mesmo ter um mercado à altura! O maravilhoso prédio em estilo modernista é do início do século XX e é o local de trabalho de cerca de 100 expositores hoje em dia, que vendem de carnes a verduras, de peixes a souvenirs. O Mercado Central de Valencia é um dos pontos mais vivos da cidade mediterrânea, pois é um dos principais pontos turísticos e também o principal local de compras alimentícias para os moradores e negócios da cidade e região.
End.: Plaça de la Ciutat de Bruges, s/n, 46001 València, Espanha

5) Mercato Centrale de Roma, Itália


Ana Venticique - Blog Vou pra Roma
"Falar de Roma sem falar em comida é quase impossível.  Em Roma podemos passear pelos sabores e cores através de uma visita a um dos muitos mercados. Alguns são o que se chama de Mercato Rionale, que seria como uma grande feira de frutas, verduras, carnes, peixes, etc, etc. Porém não acontecem no meio das ruas como no Brasil, mas sim em um espaço fechado, com stands. Muito organizado e a qualidade dos produtos é maravilhosa. Além destes temos o tradicional Mercato de Campo de Fiori, que acontece todos os dias pela manhã e este sim é no meio da praça como uma feira, barracas de todos os tipos, além das frutas e verduras selecionadas, vocês podem encontrar também frutas secas, queijos, pasta fresca, bancas de roupas e acessórios, etc.
Quero destacar o Novo Mercato Centrale de Roma (inaugurado em outubro de 2016), um mercado não para comprar frutas e verduras, mas sim que oferece o melhor da culinária italiana de qualidade e funciona como uma grande praça de alimentação, num espaço realmente maravilhoso.  Além de oferecer carnes, peixes, queijos, vinhos também para compra. O melhor é que está na Estação Termini (estação central ferroviária), portanto muito fácil de chegar e entre um trem e outro você pode experimentar algumas delícias!" 
End.: Roma Termini, Via Giovanni Giolitti, 36, 00185 Roma, Itália

6) Mercado Municipal de São Paulo “Mercadão”


Luciana Freitas - Blog Let's Fly Away
O Mercado Municipal de São Paulo (popularmente conhecido como Mercadão) é uma das atrações mais tradicionais da capital paulista. Um passeio agradável no coração da cidade, com direito a passear pelas barracas que vendem diversos produtos alimentícios (com direito a "provinhas"). No final, nada melhor do que comer um dos dois mais famosos lanches de São Paulo: pastel ou sanduíche de mortadela. Tudo acompanhado de um chopp gelado, claro!
End.: R. Cantareira, 306 - Centro, São Paulo - SP

7) Mercado Flutuante em Bangkok, Tailândia



Christian Gutierrez 
Blog Tur Mundial

O mercado flutuante de Bangkok, não fica fisicamente na cidade, fica fora da cidade. Nós fomos com uma excursão que contratamos no hotel. É um mercado como qualquer outro, com frutas, verduras, vegetais, comida e artesanatos, mas o mais legal e diferente é que o mercado é flutuante, os vendedores e as mercadorias estão em cima dos barcos no rio e você também estará em barcos passando na frente dessas "barraquinhas". Eles param junto ao seu barco e começam a vender os produtos, é bem interessante. Veja mais em neste post aqui!

8) Mercado Central de Budapeste (Nagy Vásárcsarnok), Hungria


Rayane Azevedo - Blog AZ Wanderlust
Sabe aqueles mercados que são lindos por fora e incríveis por dentro? O Mercado Central de Budapeste é assim. Feito de tijolos vermelhos e telhado de cerâmica húngara, atrai turistas de todos os lugares. Perfeito para conhecer melhor a cultura do país. Cheira à páprica e arranca suspiros. Embaixo, ficam as barracas de especiarias e alimentos, que você pode passear e experimentar as iguarias. Em cima, um labirinto de artesanato, ideal para levar aquela lembrança da cidade. Mas não se engane: não é só para turistas! Os moradores frequentam o mercado e é uma ótima oportunidade para conhecer e ver os costumes locais.  
Experimente lángos, a pizza comunista. Tem de vários sabores e a completa é a Lángos Hungary. É enorme e dá facilmente para dividir com outra pessoa. Esqueça talheres, o mais gostoso é comer com as mãos e se lambuzar.
End.: 1093 Budapest, Vámház körút 1-3.
(Segunda: 06h às 17h | Terça à Sexta: 06h às 18h | Sábado: 06h às 15h | Domingo: fechado)

9) Marché des Enfants Rouges, Paris, França


Louise Elali - Blog SOS Viagem
O mercado Les Enfants Rouges é o mercado mais antigo de Paris, datando de 1615. Também é um dos segredos da cidade, já que geralmente tem muito mais parisienses do que turistas. É que a localização, apesar de bem central, é meio escondida, e quem não conhece dificilmente entraria lá por acaso. 
Esse mercado tem uma característica peculiar: além de tradicionais barracas com ingredientes frescos, ele tem vários pequenos restaurantes espalhados nos corredores, especializados em comida de vários lugares do mundo, incluindo, além de iguarias francesas, especialidades italianas, japonesas, inglesas... Um dos quiosques mais procurados é o de comida marroquina, que é considerado por alguns parisienses como o melhor cuscuz da Cidade Luz!
End.: 39 Rue de Bretagne, 75003 Paris, França

10) Mercado Central de BH, Belo Horizonte, MG


Fernanda M. Bragatto - Blog Viaje na Web      
Conheci este mercado por acaso, quando participei do Encontro de Blogueiros da RBBV que aconteceu em novembro do passado (2016) e foi uma boa surpresa. Antes de conhecê-lo eu não fazia a menor ideia de como poderia ser interessante fazer turismo neste tipo de estabelecimento. Achei fantástico o passeio pelo contato que temos com a cultura da região, fora as delícias que tem lá dentro que me fizeram voltar pra casa uns quilos mais gorda. Além disso, achei o mercado muito bem organizado, limpo e a história dele em si me deixou encantada. 

End.: Av. Augusto de Lima, 744 - Centro, Belo Horizonte - MG           

11) Broadway Market, Londres, Inglaterra


Paula Augot – No Mundo da Paula
O Broadway Market é um mercado que não está entre os mais famosos de Londres. Ele é um desses mercados alternativos onde dificilmente os turistas vão. As barraquinhas vendem de queijos a chás, de tortas a lasanha, tudo isso com muitas opções para vegetarianos e celíacos. Meu conselho é ir cedo, porque no meio da tarde já não tem muita coisa, e aproveitar para conhecer um pouco da parte leste de Londres e o Regent’s Canal que passa ao lado.


Meu agradecimento especial aos blogueiros que participaram desse post, enviando material e fotos! Muito obrigada!!

E então, o que acharam desta seleção de mercados? Da lista, eu só conheço o Mercadão, mas fiquei com muita vontade de conhecer todos os outros!
E você, quer contar pra gente qual é o seu mercado favorito? Deixe um comentário!!!


Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! O Trilhas e Cantos tem parceria com o Booking e RentCars (que pesquisa preços em várias locadoras) É só clicar nos banners abaixo:




Gostou do post? Dê um pin!!! Salve no Pinterest:

Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAM, PINTEREST, GOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

8 comentários

  1. Que post mais lindo! Do jeito que gosto: locais cheios de cultura e "buniteza" e muita comida típica. Já está nos favoritos! Parabéns pela iniciativa, Liliane! E pelos outros blogueiros que fizeram um lindo trabalho. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de post, impossível ler e não salivar. =D

    Tenho vários para a minha lista e logo logo vou visitar o de Valência e de Sevilha. No início do ano eu passei pelo Broadway Market, mas infelizmente já estava fechado. =x Quem sabe em uma próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que delícia visitar mercados na Espanha! Obrigada pela sua participação, Mayte!

      Excluir
  3. Nossa que legal ficou o post sobre os mercados de comida pelo mundo, dá vontade de conhecer todos. Parabéns pela matéria, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, na próxima me convide que gostaria muito de participar? Beijos!!!

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!